Saiba como ter mais tempo e manter sua rotina organizada

Como ter mais tempo

Aprender como ter mais tempo não é uma questão de esticar as horas no relógio, mas gerenciar de forma inteligente. Não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo e sacrificar seu descanso para ser produtivo. Porém, existem formas simples que você pode gerenciar sua rotina e com isto fazer tudo o que precisa e ainda sobrar tempo. Sim, isto é possível e eu vou te contar como!

Caderno para anotação

1. Organize o que for prioridade

A primeira coisa que você precisa saber é diferenciar do que é essencial e o que é dispensável. Todo mundo em algum momento da vida acumula tarefas em excesso. No entanto, será que todas elas são relevantes para você?

Desempenhar milhares de tarefas ao mesmo tempo não te deixará mais produtivo, mas sim sobrecarregado e cansado. Sabe a famosa expressão de que temos de “separar o joio do trigo”? Pois é bem verdade e você precisa aplicar isto em sua vida.

Se for necessário, delegue funções das quais você não precisa se envolver diretamente e que terceiros possam executar como:

  • Compras no supermercado/feira;
  • Organizar a casa e fazer uma faxina completa;
  • lavar a roupa suja (já que é a máquina quem faz o serviço sujo e pesado);

Anotando todas as prioridades

2. Mantenha uma rotina

Pode parecer óbvio isto, mas muitas pessoas se atrapalham e perdem tempo no dia a dia por não terem uma rotina definida. Você pode se organizar da mesma maneira que eu faço,.

Todos os domingos eu abro minha agenda e listo o que de mais importante preciso fazer durante cada dia da semana. Nem sempre preencherei meus dias com tarefas, pois sempre ocorrem imprevistos e eu preciso adiar algo.

É muito importante ter em mente que sempre acontecerão situações em que você precisará adicionar tarefas em um dia cheio. Por vezes acontecerá o oposto, onde você terá de excluir ou adiar atividades de um dia da agenda que estava quase vazio. Saber equilibrar suas tarefas e organizá-las conforme a dica anterior é muito importante.

3. Otimize seu tempo entre atividades

Saber trabalhar sua rotina é também otimizar seu tempo entre uma tarefa e outra. Eu por exemplo, como saio de casa às 5:30 da manhã pra trabalhar e só chego às 20h, aproveito cada minuto disponível do dia.

Por exemplo, como pego quatro conduções todos os dias, aproveito o tempo dentro do ônibus para ler um livro ou estudar. O meio tempo do horário de almoço serve para resolver pendências como de banco ou outros imprevistos.

Ao chegar à noite em casa, já tendo em mente tudo o que preciso fazer já executo todas as tarefas. Porque se a gente parar pra descansar ou pensar, a preguiça bate e as tarefas começam a acumular. E eis outra dica valiosa sobre gerenciamento de rotina: nunca deixe suas tarefas se acumularem e jamais procrastine!

Como ter mais tempo sendo organizada

Caderno Snoopy

4. Utilize ferramentas de organização

Cada pessoa possui um método pessoal de organização como agendas, planares, listas de To Do e afins. Mas um conselho de vida que posso lhe dar é: jamais confie na sua memória ou em papeizinhos que colecionamos.

Primeiro que com tantas coisas pra fazer, nunca lembraremos realmente a hora e dia que deveríamos fazer aquilo. Portanto tenha uma ferramenta mais eficiente de organização e planejamento. Seguem alguns exemplos:

  • Agendas semanais tradicionais;
  • Planares diários;
  • Agenda do celular com lembretes para eventos;
  • Google Agenda que pode ser acessada e sincronizada com pessoas envolvidas no evento;
  • Listas de To Do que você compra em papelarias;
  • Caderno para anotar as atividades e dar check ao cumprir cada uma.

Não importa qual método você utilizará, o importante é ter tudo organizado ao seu alcance e de preferência que possa carregar para onde for.

5. Tire um tempo para descansar

É isso mesmo que você leu: tire um tempo para você fazer nada e descansar. Pois ninguém consegue ser proativo e produtivo com a mente e corpo cansados. Geralmente meu momento de descanso é durante o período da noite, quando me deito e durmo.

Valorizo muito este momento, pois se não dormir bem ou pouco, sei que no dia seguinte não funcionarei bem como desejado.

Portanto, jamais utilize seu período de descanso para realizar tarefas que não conseguiu executar durante o dia. Ou pior: não queira “adiantar” seu serviço e com isto comprometer sua noite de sono.

Além de mais cansado você não conseguirá se concentrar devidamente em suas tarefas. Apesar de que, acumular trabalho e não descansar pode acarretar em mais problemas de saúde que você nem imagina.

Por isso, pare, respire e descanse. Não existe nenhuma tarefa que não possa ser adiada ou descartada para que você possa aproveitar um momento de ócio!

Gostou deste conteúdo? Então que tal compartilhar com aquele amigo que anda meio perdido na hora de organizar melhor o tempo dele? Ah, e não se esqueça de deixar nos comentários como você faz se organizar. Adorarei aprender novas técnicas de otimização do tempo!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.