Como criar conteúdo de sucesso para blogs?

Conteúdo de sucesso

Para um blogueiro, o maior desafio é criar um conteúdo de sucesso. Atualmente, o mercado de blogs é amplo e de infinitas ofertas, por isso, só se destaca quem sabe produzir bem. E produzir bem não é necessariamente ter os melhores equipamentos ou uma estrutura de imprensa.

Produzir bem, neste quesito, está relacionado em atingir com objetividade seu público alvo de forma clara e eficiente.

Parece fácil, mas não é. Já vi e li muita reclamação de pessoas que dizem: “Ah, mas vocês falam sempre das mesmas coisas”, sim e isso é verdade.

Mas nem sempre falar do “diferente” está nos planos dos blogs de nicho. Partimos do pressuposto que determinadas audiências acessam certos canais justamente por se identificarem com suas propostas editoriais. O conteúdo. Por isso que digo, nem sempre o “diferente” trará retorno ou audiência para seu blog.

Ah esse tal conteúdo de sucesso. Mas então, como criar algo de interesse do público e de relevância ao mesmo tempo?

Isso só descobrimos e aprendemos ao longo do tempo. Sim, desde 2008 estou no universo dos blogs lendo, estudando e aprendendo sobre.

Nunca tive o interesse de profissionalizar ou monetizar meu blog, mas adoraria ampliar a visibilidade pra debater e espalhar minhas idéias por aí.

os 19 passos para criar conteúdo de sucesso

O que posso dizer sobre criação de conteúdos de relevância para seu blog é apenas o que tenho por base de minha experiência na área de comunicação.

Sou formada em jornalismo e não paro de pesquisar sobre o tema: comunicação na blogesfera. Vou deixar listado algumas dicas para quem pretende criar seu espaço na web com os pontos fundamentais para um web site:

  1. Escrever bem e correto o português é fundamental;
  2. Saiba qual tema/assunto irá abordar em seu blog;
  3. Eleja um foco para destinar seus temas;
  4. Conheça seu público alvo;
  5. Nunca, jamais ou em hipótese alguma copie conteúdo de outros blogs e post no seu;
  6. Diversifique os assuntos sem desviar do tema de seu blog;
  7. Tenha um caderno pra anotar suas idéias e inspirações de conteúdo;
  8. Defina uma periodicidade do blog: diário, semanal ou quinzenal;
  9. Divulgue-o nas redes sociais, mas sem ser inconveniente;
  10. Tenha um visual atraente e invista em layouts criativos;
  11. Tenha um domínio (endereço) de fácil memorização e grafia;
  12. Dê sempre um feedback aos leitores, pois são para eles que fazemos conteúdos;
  13. Esteja presente nas principais redes sociais;
  14. Tenha tempo pra atualizar todas as redes sociais que participa;
  15. Se necessário bloquei usuários indesejados de suas redes e do blog;
  16. Não deixe seu blog se tornar palanque de brigas e baixarias na web;
  17. Seja sempre humilde e acessível;
  18. Tente produzir posts com informações exclusivas. Os leitores adoram exclusividade;
  19. A estética é importante, por isso, harmonize as fotografias com os textos.

Desafios e investimentos

Criar conteúdo de sucesso para blogs, sejam eles corporativos ou pessoais, leva um certo tempo. Estudo, pesquisa e otimização são processos demorados e exigem um certo investimento. De início ninguém tem muito dinheiro para colocar num blog, por isso o ranqueamento orgânico é a única opção.

Portanto, para conseguir o tão desejado alcance orgânico nos buscadores é preciso investir em conteúdo. Além das dicas mencionadas anteriormente, um texto atrativo, bem escrito e de qualidade é seu maior diferencial.

Inspiração

Observe suas estatísticas

Todo conteúdo de sucesso é fruto de muito trabalho de observação de dados. Se você utiliza o blogger do Google ou mesmo o WordPress, cuidado, não confie nas estatísticas oferecidas por seu servidor.

Eles geralmente contabilizam os acessos que você faz durante o tempo de uso ou mesmo buscando conteúdo dentro da sua página.

A forma mais confiável e profissional de analisar seus dados é utilizando uma ferramenta específica. Eu e a grande maioria esmagadora dos editores usamos o Google Anaytics.

Este é o instrumento que permitirá a você acompanhar quais posts fazem mais sucesso. Além de entregar um relatório completo sobre sua audiência como comportamento e dispositivos que usam pra acessar seu blog.

É aconselhável que você faça o curso gratuito que o próprio Google oferece para aprender a manusear o Analytics.

Nunca está bom o suficiente?

Aprendi com esses quatro anos de produtora de conteúdo digital que: o Google não gosta de sites que postam conteúdos de rascunho. Na prática isto seria você criar um texto, postar e do jeito que foi ao ar ficou por anos.

O segredo para que seu conteúdo esteja sempre aos olhos dos robôs buscadores é você incrementar e melhorar sempre o assunto.

Este blog post por exemplo, sofreu três modificações ao longo dos anos deste blog. Se for necessário, daqui há muitos anos ele continuará recebendo novos updates para sempre se manter atual.

Criando conteúdo de sucesso desde já

Existem muitas opções de cursos online, pagas ou gratuitos, que você pode procurar. Mas para um redator principiante, nada mais didático com garantia de aprendizagem que o curso do blog Redator Hacker.

Leio muitos artigos deles e posso garantir que a metodologia usada por eles vai te colocar no caminho do sucesso.

A melhor forma de iniciar sua jornada como redator de um blog de sucesso é com o conteúdo. Pode parecer repetitivo, mas isso deve ser frisado para que nunca esquecer.

Um blog com conteúdos consistentes são melhores vistos pelos buscadores. Consequentemente isso leva a maior visibilidade e o torna uma referência no nicho que queira explorar. Portanto, invista em conteúdo estruturado para seu blog e se destaque na multidão!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.