Cuidados para ter com seu cão

Cão

Cuidados que você deve ter com seu cão são dicas básicas que aplico aqui em casa. Ter um animal de estimação não é para quem quer, mas sim para quem pode. Infelizmente muitas pessoas não entendem isto e mesmo assim insistem em ter alguém da qual não podem cuidar.

Não sou contra a compra de animais de raça, mas faço questão de frisar que, só aprovo quando o animal é adquirido por um canil responsável e que obedece as regras sanitárias e de cuidados com os bichinhos. que não visam a reprodução canina apenas como uma forma de ganhar dinheiro.

Mas também sou uma das defensoras de que adotar um bichinho é a melhor coisa que existe. Aqui em casa temos a Melissa que veio da ONG Cão Viver, que resgata animais abandonados, cuida e disponibiliza para adoção responsável.

Aqui em casa seguimos à risca uma regra bem simples. As funções são bem distribuídas como, meus pais ficam encarregados da parte financeira que é a comida deles e das despesas médicas.

Eu fico com a parte da higiene, cuidados médicos quando necessário e de entrete-los. Isto tem funcionado tão bem que, gostaria de compartilhar um pouco do meu aprendizado cuidado de cães há pelo menos uns 15 anos de minha vida?

1. Alimentação do cão

Muita gente acredita que a ração mais cara e de marca famosa é sempre a melhor para nossos amiguinhos peludos. Nem sempre viu. Já conversei com vários veterinários e neste quesito eles são unânimes: a melhor ração para o seu animal é aquela que contem menor teor de sódio, carnes e corantes.

Isto mesmo, aquelas rações coloridinhas ou mesmo em formato de meia lua de cor avermelhada devem ser evitadas por conta dos ingredientes anteriormente citados.

O melhor e mais eficiente modo que encontrei para oferecer uma ração de qualidade para os cães aqui em casa foi experimentando mesmo.

Foram anos tentando até que uma determinada marca fosse de agrado de todos e que não causasse alergias ao nosso Labrador. Pois já aconteceu de algumas rações não agradarem nenhum deles, agrada a um e não a outro, causar reações no labrador e na nossa vira-lata ser inofensiva e vice versa.

É um trabalho que precisa de paciência, e neste caso a dica que posso dar é: em período de adaptação ao alimento, compre porções pequenas e deixe o animal experimentar por um tempo. Se ele não comer ou causar algum desconforto, troque de ração.

2. Higiene

Aqui em casa todo fim de semana tem banho para os três, sem excessão. Durante o verão é uma alegria, agua gelada no calor de 40 graus é um alivio com certeza, mas em épocas frias como esta, o jeito é só banha-los quando temos uma brecha para o calor.

Pois, eu não tenho coragem de enfia-los debaixo da água gelada em dias de temperaturas de 20 graus com sol super fraco. Aproveito essas épocas para intensificar a higiene do local onde eles dormem e passam a maior parte do dia.

Semanalmente e religiosamente lavo os paninhos de dormir deles para evitar acumulo de sujeira, pulgas ou carrapatos. Manter o local sempre limpo evita a proliferação de fungos e bactérias que possam causar algum dano a saúde deles.

Borrifo um remédio antipulgas e carrapatos na casinha deles, em toda área externa de casa e nas roupinhas de cama deles. Produto manter o local sempre arejado e livre de acumulo de folhas e pelos que caem deles, para não virar chamariz de mosquitos oportunistas como o palha, que transmite a leishmaniose.

Eu escovo os dentes dos meus cães com pasta dental própria para eles e limpo as orelhas com uma flanela que lavo bem após sua utilização.

3. Lazer e rotina do cão

A diversão aqui em casa tem sido liberar nossos bichinhos periodicamente no jardim para que possam correr. Se esfregarem na grama, correrem atrás de pássaros e mosquitos – eles amam isso – e brincarem entre si.

Animal feliz é animal em contato com a natureza, por isso as pessoas que não podem desfrutar de um quintal grande e gramado em casa devem sair para passear com os seus em locais como praças e parques para que eles tenham esse momento de descontração.

Claro que eles amam aqueles brinquedinhos improvisados que a gente faz e brinca com eles em casa. Mas o contato com a terra e grama são essenciais para eles. Nota-se nas esfregadas estagiastes que eles fazem quando estão soltos em lugares assim.

4. Saúde

Nem preciso dizer que o cartão de vacinação do animal precisa estar em dia, certo? Assim como nós seres humanos, nossos cães também possuem um ciclo de imunização de doenças que podem ser extremamente contagiosa entre eles e para nós. Como a raiva e a leishmaniose.

Esta segunda ainda não há comprovações de que a vacina seja totalmente eficaz na prevenção, por isso seguir rigorosamente as dicas do item 2 é muito importante na prevenção da doença.

O mais importante que você deve fazer pelo seu cãozinho é conhece-lo bem. Pois, assim você pode observar comportamentos anormais nele e identificar possíveis traumas ou doenças em seu estágio inicial.

Isto ajuda muito na hora do tratamento do bichinho, porque além de um diagnóstico precoce ter mais chances de cura, o tratamento será mais curto e menos caro.

5. Respeite o espaço dele

Sim, os peludos também tem seus dias de “ovo virado” e precisam de um espaço para que possam fazer seus vários nadas. Pensar em suas vidas e ficar um pouco distante de seus donos. isso é bastante comum, principalmente em cães mais velhos.

Aqui em casa vejo isto no Labrador, que em seus dias menos indicadores nem vem pedir carinho ou abanar o rabo quando o chamo, normal. Mas desde que este hábito não se torne corriqueiro, tipo todos os dias ou constantemente. Ai, você deve deixa-lo curtindo o espaço dele e apenas afaga-lo para dizer que está ali caso ele precise (apesar dele já saber disso).

Normalmente este momento de introspecção não costuma durar muito tempo, na verdade ocorre entre os momentos de cochilo do meu cão. Acho natural, já que eu assim como ele não costumo ser receptiva e pronta pra brincar com todo mundo logo quando acordo.

Estas são as minhas dicas práticas que quero compartilhar com você que tem um cachorrinho de estimação. Animais não são brinquedos e muito menos acessórios, que quando a gente enjoa pega e descarta. Se você não consegue cuidar bem de um, não crie.

Pois, maus tratos e crueldade contra os animais é crime. Caso queira mais informações sobre cuidados com cães de estimação, posso indicar este artigo do Portal do Dog sobre cuidados com cachorros durante o inverno.

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.