Seja comprometido com sua vida

Comprometido

Quando nossa vida se encontra estagnada ou com tudo dando errado é porque está na hora de ser mais comprometido com ela. Assim como as plantas, precisamos regar e cultivar constantemente os nossos objetivos de vida.

Já falei em outra oportunidade aqui, sobre a importância de termos um propósito em nossas vidas.

Isto nos mantém firmes e em constante movimento para termos sempre o desejo em querer buscar o novo. Não precisa ser necessariamente algo material, pode ser realizar pequenos desejos como comer um brigadeiro, por exemplo.

A verdade é que deixamos passar despercebido esta necessidade real que é o nosso comprometimento com a vida. Ser feliz, ajudar o próximo, ensinar alguém algo novo ou seja o que for.

Precisamos manter a chama acesa para que nossas vidas façam algum sentido. Porque se deixarmos o marasmo tomar conta, surgem aquelas doenças oportunistas, desde uma “simples” gripe e até a depressão.

Já notei que os períodos em que minha imunidade mais esteve em baixa em toda minha vida foram justamente nos momentos de descrença e tristeza.

Os exames não apontavam nenhuma deficiência em emu organismo que justificasse todo aquele mal estar, cansaço e apatia. Se a ciência não consegue identificar meu problema, então é hora de tratar a mente.

Depois de tanto me encharcar com remédios, uma pessoa sábia me disse: alivie o peso do seu coração e comprometa-se mais com sua vida.

Claro que na hora não entendi nada, mas hoje, mais madura carrego esta lição como lei. Outra lição importante que aprendi é não me vitimizar diante das dificuldades, mas sim aprender com meus erros e problemas.

Comprometido com você em primeiro lugar

Não, isto não te tornará um ser egoísta que só pensa em si. Mas veja bem: você passa tanto tempo resolvendo problemas, cuidando das coisas para os outros e se esquece de você.

Por que não dedicar um pouco do seu dia em algo que lhe dê prazer? Talvez você nem se lembre mais o que te dava prazer, então por que não redescobrir? Aposto que se você seguir estes três passos simples, conseguirá colocar este comprometimento em prática rapidinho.

  1. O dia tem 24h, portanto, reserve três horas pelo menos só para você fazer algo ou nada;
  2. Divida suas tarefas por prioridades e liste todas no papel. A medida que for terminando, risque-as;
  3. Não assuma compromissos dos quais não terá condições de cumprir.

A organização e otimização do seu tempo é o maior responsável por você se comprometer mais ou menos consigo.

O nosso maior erro é achar que daremos conta de tudo ou que não somos capazes de tanto. São dois extremos de pensamentos que nos sabotam diariamente e comprometem nossos rendimentos.

A resposta está na sincronia

Quando gerenciamos e sincronizamos nossas tarefas com o tempo que temos disponível, sempre 24h, passamos a imprimir nosso ritmo de forma natural.

Saber que você tem 8 horas pra dormir e as outras 16 para gerenciar, faz nosso tempo fluir e render mais a nosso favor.  Repare bem nisto, quando você já possui uma rotina organizada, você produz mais e se sente mais útil e milagrosamente sobra mais tempo.

Uma coisa que precisamos aprender é que: não devemos estar comprometidos com a vida alheia, mas sim com a nossa. Devemos trazer para nosso circulo tarefas, pessoas ou desejos que nos agreguem algo e não o contrário.

Dedicar-se inteiramente para o outro pode nos custar a vida. E como temos apenas uma, como você vai querer utiliza-la? Vivendo-a para os outros ou estando comprometido com a sua? Pense nisto!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.