Já faz algum tempo que perdi aquele encanto pelos produtos da Apple. Os sucessivos problemas com hardware e software da marca me levaram a um questionamento sobre utilizar ou não um tablet da Samsung.
Será que vale mesmo a pena pagar R$3 mil em produtos cuja vida útil não passará de um ano? Ao pensar nisto me assustei. Sempre tive a marca no meu mais alto patamar de qualidade.
No entanto, após a morte de Steve Jobs as coisas mudaram lá na Apple e aqui. Foi por estes e outros motivos que comecei a pesquisar mais sobre o tablet da Samsung que tenho hoje, o Samsung Galaxy Tab A.
Depois de perder mais um tablet por problemas de hardware, decidi que não investiria em outro aparelho da marca.
Só agora em 2018 que fui à caça de um outro aparelho similar que atendesse minhas necessidades e não custasse uma facada na barriga. Foi aí que descobri os melhores custos benefícios com os aparelhos da Samsung.
Sobre o Tablet da Samsung Galaxy Tab A
O meu modelo é o Samsung Galaxy Tab A P355M com S Pen 16GB Wi-Fi 4G , tela de 8 polegadas e na cor cinza chumbo.
Este é relativamente um tablet voltado para funções de leitura e escrita. Não espere grandes desempenhos gráficos. Pois, neste quesito você pode se decepcionar muito se esperar tanto deste dispositivo. Apesar do fabricante dizer que ele roda games pesados, saiba que o meu às vezes da uma engasgada com o Candy Crush.
Você pode usar e abusar dos recursos de escrita e da tela adaptada para leitura que é perfeita. Este tablet da Samsung é para você que trabalha com textos e estuda.
Deficiências do aparelho
Depois de um mês testando o aparelho, listarei aqui algumas das principais deficiências que detectei ao utilizar o Samsung Galaxy Tab A.
- Lentidão no tempo de resposta de processamento
- Apps da PlayStore incompatíveis com a resolução de tela de 8”
- Demora no tempo de carregamento completo da bateria
- Pouco espaço de armazenamento. Dos 16GB, apenas 9 ficarão livres
- A durabilidade da bateria do aparelho é inferior à descrita pelo fabricante
- Reproduz vídeos em qualidade máxima de até 720mb (HD)
- Não possui som estéreo
Ainda sobre o aspecto da capacidade de armazenamento, não consigo conceber que em pelo ano de 2018 uma gigante como a Samsung ainda não conseguiu resolver este problema.
Perspectiva positiva do aparelho
Agora irei destacar os pontos positivos do Samsung Galaxy Tab A que me agradaram bastante e me fizeram optar por este modelo.
- Seu custo beneficio em relação às outras marcas do mercado
- Tela adaptável para leitura (em tom amarelado que imita papel de livro)
- Tamanho e peso ideal para se ler deitado ou no transporte público
- Slot para cartão expansivo Micro SD de até 128GB
- Slot para cartão SIM (e ele vira telefone)
- Vem com fones de ouvidos
- SO Android de última geração
- Compatível com a maioria dos apps do momento
- Design leve e confortável e na medida
- Excelente para consumir material audiovisual
- Compatível com o app Kindle
- Possui tela para modo leitura
- Apps nativos e inúteis podem ser desativados
- Digitaliza bem documentos (com a câmera traseira)
- Pacote Office incluso
- Interface amigável e intuitiva
- Rotação da tela nas quatro posições
Para quem é este tablet da Samsung?
Este aparelho é ideal para você que busca portabilidade, baixo custo em relação aos iPads e funcionalidades básicas de mídias digitais e de leitura.
É um excelente investimento caso você esteja procurando algo parecido ao Kindle da Amazon, que foi o meu caso, com um custo mais baixo que os iPads da Apple.
Estudantes poderão se beneficiar bastante deste tablet. Além disso a Samsung Tab A seja uma série intermediária, ele possui o benefício da caneta digital que não precisa ser carregada na energia.
Apesar de não ser o gadget de escrita mais ágil que o da Apple, sua precisão para anotar e desenhar são bastante satisfatórias. Como resultado de seu uso prolongado, o tempo de bateria do tablet reduz drasticamente.
Enfim, este é um bom aparelho e estou feliz com a aquisição deste tablet em especial. Embora eu ache que este tablet poderia custar mais barato, já que não se trata de um lançamento recente!
Oi Carla, adorei a dica! As vezes investir em algo mais barato não lhe custa caro porque é um objetivo ou outro que você tem com o aparelho que não precisa ser o melhor, ele apenas tem que servir a essa finalidade. Beijos!
https://escrevendoerabiscando.blogspot.com
Exatamente. Sem falar que muitas vezes você paga um preço por utilidades que nunca vai usar. Tem horas que precisamos definir bem o que queremos e optar apenas pelo básico!
Muito bem . Mudanças requerem estudos,comparações e às vezes coragem. Mas se não mudarmos como saberemos se valeu ou não a pena, certo?
Neste caso foi uma mudança necessária que precisei fazer por conta de custos. Produtos da Apple estão cada dia mais descartáveis e mais caros. O custo benefício de um iPad novo não compensaria sua vida útil.