O desafio do ano é ler pelo menos 1 livro por mês. Sim é pouco, mas com minha atual rotina é o que eu tenho conseguido fazer até aqui. E hoje vou conta para vocês o que eu achei do “Profissões para mulheres e outros ensaios” de Virginia Woolf!
Esta é minha segunda leitura de Virginia Woolf, o primeiro livro é o também famoso Um teto todo seu e eu amei de cara. Achei complexo, mas foi muito esclarecedor. Assim como é toda obra dela, pelo menos é o que eu ouvi falar e vi até agora.
Sobre o livro, Profissões para mulheres e outros ensaios, já vou avisando, não se enganem pelo tamanho do livro. Não achem que pelo fato dele ser fino vocês conseguirão ler numa tacada só. Assim, ler até pode ser que sim, mas entender mesmo, aí já não garanto.
A escrita de Virginia Woolf
Não é novidade pra quem já está acostumado a ler as obras da autora, que Virginia inaugurou e passou a desenvolver suas narrativas em forma de fluxo de consciência. Mas você me pergunta: o que é essa tal de narrativa em fluxo de consciência?
É a forma de narrar o fluxo contínuo do pensamento, onde se pode ignorar a forma estrutural da escrita, como parágrafos e capítulos. E isso você nota ao longo da leitura entre os contos.
Virginia Woolf é mais conhecida como contista e ensaísta, escreveu alguns romances mas o seu forte são os ensaios e contos. Neste livro por exemplo, quem nunca leu nada da autora pode se assustar um pouco com essa estrutura de fluxo de consciência, pois existem parágrafos que duram cerca de uma página e meio. São estrofes gigantescas.
Mas não se apavore, apesar de hora ou outra parecer confuso, você não entender nada, basta reler o texto que tudo ficará bem, eu prometo.
Pelo fato da autora desenvolver toda a obra em fluxo de consciência, será necessário muita atenção para não se perder entre as idas e vindas e mudanças bruscas de cenário. Pois, na própria obra a autora diz, que sua mente divaga como uma tarde de passei por uma Londres pós chuva.
Sobre: Profissões para mulheres e outros ensaios
O livro é intitulado com um dos textos que estão entre esta pequena coletânea de 14 ensaios. Este livro teve como tradução de e prefácio de Wagner Schadeck, ao contrário de outros livros que tenho de Virginia que foram traduzidos por Thomaz Tadeu.
Um conselho que dou para quem está fazendo desafios de leitura, não cometam o mesmo erro que eu. Se você tem uma meta de leituras para fazer ao longo do ano, não incluam livros de Virginia Woolf nessa maratona. Pois, como disse, suas obras possuem um conteúdo e uma narrativa mais complexa que o normal e ler com data pra terminar não é uma boa ideia. mesmo sendo um livro tão pequeno.
Esse é o tipo de leitura que você precisa se aprofundar, pesquisar referências, caso não tenha conhecimento sobre a cultura, sociedade e principalmente literatura Inglesa.
As notas de rodapé até que ajudam, mas sem uma referência prévia, fica complicado entender todas elas ao longo da leitura. E isso pode deixar sua experiência ainda mais cansativa.
Minha experiência lendo Virginia Woolf
Em “Profissões para mulheres e outros ensaios” pude conhecer um pouco mais da autora e me apaixonar ainda mais por sua escrita. Tanto que durante esses últimos meses, não fiz outra coisa a não ser pesquisar sua obra e compra-la. Assim como foi com Sylvia Plath, minha meta é ter todas as obras de Virginia que já foram traduzidas para o português.
Ler e estudar a obra Woolfiana será uma de minhas metas pessoais daqui em diante. E sempre que eu terminar um livro dela, venho aqui fazer uma resenha, sem muitos spoilers. Pois notei que na internet e YouTube não é tão fácil achar conteúdo de qualidade de pessoas que leram e realmente entenderam as obras de Virgina Woolf.
Caso deseje adquirir o livro, vou deixar aqui meu link de afiliada da Amazon. E caso você seja Prime, pode aproveitar para comprar esta e outras obras da autora que em breve irei resenhar aqui.
E como de costume, se você já leu Profissões para mulheres e outros ensaios, deixe aqui nos comentários a sua impressão e me diga se você já conhecia esse estilo de escrita utilizado por Virginia Woolf!
Descubra mais sobre Fios de Nylon
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
A Virgínia Woolf é uma grande escritora. E eu penso que todo livro precisa ser lido com calma para absorvemos bem o conteúdo. Vamos lá, vamos ler a Virgínia, Ela tem muito a nos ensinar.
Exatamente. Virginia é uma escritora que não podemos lê-la de forma leviana!
Com certeza!
E se quiser, pode ser a sua próxima leitura