Assassinato no Expresso Oriente é minha primeira obra da autora Agatha Christie que leio. Já adianto que depois desta leitura, já garanti mais 3 livros da autora para continua acompanhando sua obra.
No meu projeto de uma leitura por mês, em junho, o livro da vez foi este de Agatha Christie. Como disse, esta é a primeira vez que tenho contato com alguma obra da autora.
Até então, só tinha ouvido falar e pra ser bem sincera, literatura de suspense policial não era o meu gênero favorito, até então. Quando iniciei as duas primeiras páginas do livro, senti que seria uma leitura bastante agradável.
Pra mim, a primeira linha de um livro define o ritmo da leitura, se será boa ou ruim, eu já descubro na introdução da história.
Estou tentando fazer esta resenha sem dar nenhum spoiler, pois gostaria de indicar este livro a quem nunca leu nada de Agatha Christie. Pois acredito que assim como foi comigo, outras pessoas tomarão gosto por sua obra a partir desta.
O Assassinato no Expresso Oriente
A trama traz todos os elementos do gênero policial. Temos um suspense bem amarrado, um investigador que apropriadamente está presente no local do crime para investigá-lo, testemunhas muito bem colocadas para amarrar a história até o final.
De início, parece uma história comum de assassinato, meio óbvia e você se vê anotando cada pista que o famoso personagem, o detetive Hércule Poirot vai encontrando ao longo dos capítulos.
No entanto, em alguns momentos, Agatha vai inserindo elementos que podem confundir os leituras menos atentos. Fazendo-se questionar se o seu atual suspeito realmente tem alguma culpa ou participação no caso.
Construção dos personagens
Apesar de ser um livro curto, com cerca de 270 páginas, Assassinato no Expresso Oriente consegue descrever física e psicologicamente cada personagem. Sua origem e motivações para estarem naquele trem naquele momento e no dia do assassinato.
O perfil de cada personagem foi cuidadosamente pensado para que ele se encaixasse perfeitamente durante a trama. Pois tanto a condução do acontecimento dos fatos quanto da investigação conduzida pelo detetive Poirot, traz um suspense que nos faz questionar: Essa pessoa não seria capaz.
O Assassinato no Expresso Oriente
A história se passa em uma viagem de conexão do trem Expresso Oriente que leva 12 passageiros mais tribulação do trem luxuoso que está estranhamente lotado para época do ano.
Durante o seu percurso, o trem acaba ficando parado no meio dos trilhos, devido a uma intensa nevasca. Após a meia noite, um passageiro é brutalmente assassinado com múltiplas facadas.
Presente no trem, o detetive Hércule Poirot se vê obrigado a conduzir a investigação, sabendo que o assassino continua entre eles e sem possibilidade de fugir ou ter fugido da cena do crime devido a nevasca da noite anterior.
A escrita de Agatha Christie
Quando decidi ler este livro, já conhecia a fama da autora, por escrever romances policiais, cuja as tramas sempre envolviam um assassino que estava em um determinado recinto. O que transformava todos os presentes em possíveis suspeitos.
Outra característica que marca esta investigação, são os pontos divergentes que colocam o leitor em dúvida em vários momentos sobre o crime. Como pistas falsas, adulteração de provas e até mesmo de depoimentos dos suspeitos.
Em O Assassinato no Expresso Oriente é o típico clichê policial onde todos são suspeitos, até que o detetive prove o contrário. Fiquei bastante envolvida em toda história e tive de me segurar pra não devorar o livro em poucos dias.
E para quem não gosta do gênero ou mesmo da escrita de Agatha Christie, peço que dê uma ou segunda chance. Pois tenho certeza que esse livro vai conseguir mudar sua opinião sobre o tipo de romance e a autora.
Se você está pensando em começar algo de Agatha Christie, recomendo que comece por esta obra. Depois de terminar a leitura, já corri para garantir outras da autora, como: Os Crimes ABC, A Noite das Bruxas e E Não Sobrou Nenhum.
Para quem gosta de suspense e trama policial, esta história vai te surpreender com o desfecho e a motivação do assassino para o crime. Depois que você terminar de ler, não se esqueça de me contar aqui nos comentários o que acho da história e da escrita de Agatha Christie!
Confesso que sempre tive resistência em ler Agatha Christie. Esses livros de suspense, não me atraem muito .Mas achei interessante o que vc disse sobre ela descrever sobre o perfil psicológico dos personagens.Isso me agrada. Mas mesmo assim não sei se vou ler. Vamos aguardando.
Sim, cada um tem um gosto ou preferência por um determinado autor ou gênero literário. Ainda bem ue a literatura é vasta e os gêneros são infinitos para todos os gostos!