Se existe um drama épico do qual eu não me canso de assistir este sem dúvidas é um dele. As Brumas de Avalon – 2001- (The Mists of Avalon) é uma adaptação cinematográfica de uma série de livros homônimos.
Além de ser uma excelente adaptação, o filme consegue condensar em 183 minutos quatro volumes de uma história. Em um contexto histórico hipotético, porém possível, a narrativa mostra a trajetória de uma lenda da Bretanha, o Rei Arthur e sua Távola Redonda.
Cercada de magia e mistério o filme conta a história de um ponto de vista nada ortodoxo. Porém muito menos romântico como estamos acostumados a ler em livros de histórias infantis. A ascensão e queda de um dos que seriam o maior rei que a Grã Bretanha já viu.
The Mists of Avalon é um conto denso e pesado. No qual aborda as temáticas mais hediondas já orquestradas pela humanidade com a finalidade de se conquistar o poder.
Temáticas abordadas em “As Brumas de Avalon”
Incesto, traição, fratricídio e conspirações são alguns dos elementos que narram as aventuras de Morgana e seu irmão mais novo o Rei Arthur. Distante de qualquer narrativa de um conto de fadas, o filme nos mostra a verdadeira face de personagens míticos.
Tais como a Rainha do Lago e o famoso Mago Merlin. Que ao contrário do que sabemos estão interessados apenas em manter viva o equilíbrio da crença pela Grande Mãe. Mesmo que isto custe a ruína de um reino completo.
Certos acontecimentos me causam muito incômodo. Mas após assistir o filme algumas vezes com um olhar mais crítico, pude perceber que esta não é nada mais do que uma herança do que vivemos nos dias de hoje.
No entanto, se existe uma mensagem positiva e esperançosa em meio à tanta desgraça neste filme é de que estamos condicionados a nos unir em prol de um bem maior que é a sobrevivência. Pois estamos dispostos a abrir mão de orgulho e da ganância por ela.
Uma obra de ficção baseada em fatos reais?
As Brumas de Avalon é um drama épico de produção impecável que merece as melhores críticas. Não apenas pelas excelentes atuações de um cast de atores fenomenais, mas pelo figurino impecável e roteiro extremamente sensível. A direção de arte e fotografia então nem se fala.
Para mim a grande competência deste filme está na reunião das principais lendas inglesas. As amarras deste filme pertencem a um enredo tão profundo como este.
Acho que nem preciso dizer que recomendo este filme e a série de livros, porque o texto em si é minha opinião sobre tudo o que achei. Espero que gostem do filme assim como eu e deixem comentários contando também o que acharam.
Leave a Review