Você já se perguntou alguma vez qual o seu propósito de vida? Muitas pessoas respondem: ter o emprego dos sonhos, a casa própria ou um carro zero a cada ano. Mas a verdade é que temos vários propósitos ao longo da vida. Bom, pelo menos deveríamos ter.
Ele é responsável por nos direcionar para o caminho de um bem maior que podem ser nossas realizações pessoais ou sonhos. Mas também funciona como orientador da nossa felicidade e o responsável pela manutenção de nossa fé.
Propósito é na verdade uma meta da qual devemos nos dedicar constantemente para um conquistar um bem maior. Seja um pequeno bem material ou mesmo o que sempre procuramos, a felicidade plena.
O propósito funciona como um combustível em nossas vidas. Com ele somos capazes de nos mantermos focados e também é responsável por renovar nossa fé diariamente em nós e no mundo.
Eu, por exemplo, busco renovar sempre meus propósitos para me manter em constante movimento e nunca parar por muito tempo no mesmo lugar.
É como uma bicicleta, se você não pedalar e se movimentar, cairemos. É estimulante saber que você tem pelo o que ou quem lutar. Ele é quem me motiva a sempre buscar por metas novas e mais conhecimento.
Como o propósito pode impactar positivamente nossas vidas
O propósito em nossa vida tem papel fundamental em relação a felicidade. Com isto listarei para você alguns dos principais impactos positivos deste hábito em minha vida.
- São metas que me fazem sempre querer realizar novos sonhos e desejos;
- Torna minha vida mais leve, positiva e mais feliz;
- Tenho mais disposição e inteligência emocional em realizar tarefas complexas;
- Aumento da autoconfiança e autoestima;
- Adquiri mais conhecimento e sabedoria;
- Melhora do meu senso de organização (mental e físico);
- Dou um sentido mais positivo à todos os aspectos de minha vida.
Basicamente o propósito é a essência da inspiração, que nos ajuda a levantar da cama todas os dias para corrermos atrás de nossos objetivos. Sem isso, nossas vidas seriam monótonas, sem graça e triste. Pois é o propósito quem dá sentido às coisas.
O sentido para todas as coisas leva tempo
Existem momentos em que estaremos com nossas vidas estagnadas, chatas e sem sentido. Isto é perfeitamente normal, pois não dá pra ser 100% positivo e ativo o tempo todo.
Mas até mesmo para isso o propósito pode nos ajudar, quando necessitarmos parar e reavaliar nossas escolhas e metas. Um propósito só é válido quando ele faz algum sentido para nós e não para os outros.
Se em algum momento você sentir que sua estratégia para atingir seu propósito está equivocada ou que não dará o resultado desejado, pare imediatamente e reflita.
A questão não é fazer tudo o que deseja num curto espaço de tempo, isso se chama Sprint. Nossas realizações precisam de tempo para germinarem, amadurecem e darem os frutos desejados.
Os 3Ps da vida: Propósito, Paciência e Persistência
Um belo exemplo disso foi a frustração que Albert Einstein teve quando tentou provar seus cálculos sobre a Teoria Geral da Relatividade em 1905. Um imprevisto o impediu de observar o eclipse solar naquele ano, o que acarretou no adiamento de seus planos.
Após anos de espera, ele finalmente pode testar sua teoria ao enviar uma equipe para o Brasil. Foi aqui que ocorreu o eclipse solar em 1919, no Ceará em Sobral, e assim ele pode comprovar sua teoria.
O imprevisto lhe proporcionou a possibilidade de refinar seus cálculos e mostrar uma equação geral mais simplificada (E = mc²). Cem anos após seu feito, sua teoria continua sendo base de estudos na física.
Adoro citar este exemplo de Einstein porque ele mostra a tamanha importância de sabermos dar o devido tempo a tudo. Einstein tinha um propósito: provar a exatidão da Teoria Geral da Relatividade.
Como as coisas não saíram como esperado, e mesmo assim ele não desistiu. Sabe por quê? Porque ele acreditava em seu propósito e como ele seria importante para a humanidade.
Ainda bem que ele pensava assim. Por isto, sejamos mais como Einstein e possamos acreditar, esperar e persistir mais. Toda espera é recompensadora!
Leave a Review