Rabanada de natal
Receitas

Rabanada de natal crocante: aprenda a fazer esta receita simples

A rabanada de natal é aquele tipo de receita prática e clássica que a gente ama comer em qualquer época do ano. Mas que muita gente acaba desistindo por ela ser um tanto calórica. Faz todo sentido, pois, seus principais ingredientes são óleo, ovo e açúcar.

Neste post de hoje, vou ensinar uma técnica que usei para deixar a minha rabanada de natal crocante usando o mínimo de óleo possível. Confira!

Ingredientes

  • Pão velho (dormido);
  • Leite;
  • Ovo;
  • Açúcar cristal ou refinado;
  • Canela em pó;
  • Pincel de culinária;
  • Óleo para fritar.

Pão velho cortado em rodelas

Pão velho

Pincel e leite

Modo de preparo

Separe todos os pães velhos ou dormidos e fatie todos com uma largura máxima de 1,5 cm, ou como eu costumo fazer, um dedo e meio. O segredo para facilitar o corte do pão é ele estar o mais duro possível.

Dica: use uma faca de serrinha para cortar os pães. Assim você garante que todos ficarão do mesmo tamanho e sem o risco de um se quebrar por estar mole.

Em seguida posicione todos os pães fatiados em cima de um tabuleiro e com o auxílio de um pincel de uso culinário, vá aplicando o leite nas duas superfícies dos pães.

Desta forma você consegue hidratar o pão sem deixá-lo completamente ensopado. Evitando também que a gordura espirre em todo o fogão.

Reserve a gordura em uma panela e deixe-a esquentando no fogo médio. Depois comece a empanar os pães no ovo batido (com gema e clara apenas) a medida em que for começar a fritá-los. Nunca empane todos ao mesmo tempo, faça aos poucos.

Importante lembrar que nesta etapa de empanamento dos pães, você pode gastar mais do que 1 ovo de galinha grande. Tudo vai depender da quantidade de pães que você deseja fazer!

Pães umedecidos com leite

Pães empanados no ovo

Fritando os pães

Finalizando a rabanada de natal

Depois que fritar todos os pães, deixe-os escorrer o máximo que puder em um tabuleiro forrado com papel toalha. Desta forma você garante que os pães absorverão o mínimo de gordura. Agora é só passar os pães no açúcar e canela e aproveitar.

Dica importante para que a rabanada de natal fique sequinha e crocante é você empanar e comer logo em seguida. É essencial escorrer bem o óleo dos pães fritos, mas consumir logo após frita é que garante sua crocância.

O bom deste tipo de receita é que você pode juntar as crianças e toda a família para ajudarem. Como são muitas etapas no processo, cada um pode ficar com uma tarefa!

Rabanada de natal pronta

Rabanada de natal crocante

Se você fizer esta receita de rabanada de natal crocante, não esqueça de deixar nos comentários o que você achou ou variações para que possamos experimentar. Aproveite e curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades aqui do blog!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

18 comentários

  1. Pena que não vi sua receita antes. Fiz uma rabanada no neste Natal e foi um tremendo desastre… Obrigada por compartilhar a receita. Um feliz ano novo para todas nós.

    1. Ai não Maghali!!
      Experimenta fazer essa receita ai, ainda dá tempo. Na verdade, com essa versão que postei da rabanada, você pode fazer em qualquer época do ano. Não comece o ano com vontade não. Faz ai e depois me conta o que achou. Vai dar tudo certo. Feliz ano novo pra você e sua família também s2

  2. Márcia carillo says:

    Olá vou fazer amanhã pq adoro rabanadas, e a quantidade de óleo q coloca na frigideira? Frita melhor na panela ou frigideira?

    1. Ei Márcia, tudo joia?
      Aqui em casa eu costumo usar frigideira, mas qualquer uma que você tiver em casa vai funcionar. Como essa receita a rabanada fica mais enxuta, você pode usar menos óleo. A quantidade que uso não encobre o pão todo na frigideira, porque como a gente precisa virar o pão lá dentro, ela vai fritar por igual. Eu costumo colocar uma quantidade de mais ou menos a metade da altura do pão. Não precisa gastar meio vidro de óleo nessa versão da receita 😉

  3. Eu fiz conforme a recita e ficou maravilhoso…

    1. Ei Silene, tudo bem?
      Fico satisfeita que você experimentou minha receita e gostou. Agora que sabe co o fica gostosa e é fácil de fazer, pode comer sempre que quiser. Pois esta versão é bem menos gordurosa!

  4. Edna says:

    Carla boa noite, feliz e abençoado Natal para você e família ❤️
    Faço a rabanada no Natal, bem parecida com a sua, mas experimente com calda, depois de fritar coloque numa calda rala feita com açúcar, água, cravo e canela, deixe ferver um pouco cada fatia nessa calda, vá colocando numa travessa e polvilhe canela em pó…
    É só uma sugestão, fica deliciosa…..
    Fica com Deus!

    1. Edna, muito obrigada pelas palavras. Desejo um natal abençoado e muito abundante pra você, sua família e amigos!
      Agora, essa sua sugestão me deu água na boca… Principalmente porque eu amo tudo que leva canela. Vou experimentar sim, com certeza. Obrigada pela dica deliciosa!

  5. Jessica Damacena says:

    Oie, vou fazer nesse Natal.
    Não tenho pincel para banhar os pães? Será que com pincel de silicone dá certo?

    1. Ei Jessica, tudo bem?
      Dá sim, aliás o pincel de silicone é indicado para uso culinário. Como eu não tenho esse, acabei improvisando com um de artesanato mesmo.
      Depois me conta como ficou o resultado da rabanada 🙂

  6. Geuzilene says:

    Onde vai ovo?

    1. Ei Geuzilene, tudo joia?
      O ovo você bate ele, como se fosse fazer uma omelete, misturando a gema e a clara, para poder empanar os pães antes de fritar. Essa parte é importante, pois o ovo ajudará a dar a crocância necessária na rabanada!

  7. María Ventura says:

    E o ovo? Não se ponhe o ovo?

    1. Ei maria, obrigada pelo aviso.
      Destaquei no corpo da receita, quando falo de empanar, deixei a entender que seria com o ovo. Mas coloquei lá direitinho pra não deixar dúvidas!

  8. adoro rabanada vou esperimentar nesse Natal com certesa espero que fique igual a sua ou parecida com a sua

    1. Ei Francis!
      Use um pincel pra te ajudar a umedecer os pães. Se fizer como fiz, com certeza vão ficar super crocantes e deliciosas. O segredo é não afundar o pão no leite pra ele ficar mole e absorver todo o óleo. Depois me conta aqui o resultado 🙂

  9. amei a receita

    1. Oi Tamara, tudo joia?
      Fico feliz que tenha gostado. Aproveita pra fazer nesse natal e depois volta aqui pra me contar o que achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *