Existem inúmeras experiências, sonhos ou desejos que gostaríamos de viver, mas nem sempre recebemos o incentivo adequado. Você, em algum momento da vida, já deve ter contado um grande desejo de realizar um sonho para alguém. Porém esta pessoa ao invés de incentivá-la acaba por jogar seus sonhos no chão alegando não ser sensato. É neste exato momento que você precisa desenvolver o autoconhecimento para alcançar esses sonhos e desejos.
Porém, se pararmos para pensar, nenhum sonho faz sentido até que o damos forma para se tornarem realidade. E é justamente neste processo que você precisa conhecer a sua força interior e usá-la a seu favor. O poder interior é aquela força desconhecida que aflora durante as situações mais adversas. Seja para sobrevivência ou por pura necessidade.
8 lições para despertar seu autoconhecimento
- Inspire-se nos hábitos de pessoas que você admire;
- Tenha clareza sobre seus objetivos. Saber o que quer facilitará sua conquista;
- Concentre suas energias e pensamentos apenas em suas qualidades;
- Desconstrua velhos hábitos e pensamentos ruins sobre si;
- Libere sua raiva, retê-la só vai atrapalhar;
- Aflore o seu lado sensorial;
- O julgamento alheio não deve lhe afetar mais;
- O despertar ocorre de dentro para fora.
Aprenda também a valorizar a dor e as situações ruins. Pois serão nestas oportunidades em que você descobrirá o seu poder. Porque é muito mais fácil ter forças para enfrentar os ventos favoráveis do que os difíceis. Mas é na tempestade que você deve usar devidamente essa força para que consiga manter-se de pé e ter maior percepção de seu autoconhecimento.
Busque o conhecimento
Quando entendemos os nossos defeitos e qualidades fica mais fácil trabalhar esses pontos à nosso favor. Meditação, momentos de reflexão e até mesmo o livro da gratidão são bastante úteis nesse processo. Apesar de que, são nos momentos difíceis em que descobrimos o poder que temos. Entretanto a leitura e busca por conhecimento também nos ajudam muito em nosso despertar.
Há quem busque esse conhecimento sobre o poder interno em religiões. No entanto, eu prefiro recorrer aos livros e palestras motivacionais de filósofos contemporâneos. Gosto de acompanhar os trabalhos de Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé, são dois pensadores muito ponderados.
O segredo do seu poder
Cada um possui uma forma de manifestar seu poder, independentemente de você o exercitar ou não. Algumas pessoas possuem maior resiliência, outras sabem ouvir, outras sabem o que dizer sempre no momento certo e por aí vai.
Não importa qual é o seu poder, o que interessa no fim das contas é como você o usa em benefício próprio e para o próximo. Após conhecer e se conectar com sua força interior, você passará a enfrentar os problemas de outra forma.
Contudo, nunca se esqueça de que, o processo de aprendizado e domínio desse poder interno demanda tempo e dedicação. Assim como qualquer estudo didático, o autoconhecimento também exige paciência e persistência!
Leave a Review