Conheça Coraline, uma garotinha de 11 anos muito curiosa, com muito tempo livre, recém chegada em uma casa nova de dar arrepios e pais negligentes. Esses são os ingredientes perfeitos para uma aventura com muito suspense.
Um pouco do livro sem spoillers
Esta foi a minha primeira leitura de um romance de Neil Gaiman, e sendo bem sincera, eu amei. O livro tem todos os elementos que gosto num suspense/thriller.
Coraline é uma história pensada para o público infantil, mas eu acredito que histórias para crianças sobre crianças são também para adultos.
Resumidamente Coraline se muda para uma casa que fica num apartamento do Palácio Cor-de-rosa em uma cidade no interior dos Estados Unidos.
Coraline está na reta final de suas férias e acaba ficando entediada na casa nova, para completar, seus pais vivem ocupados com seus respectivos trabalhos que mal notam a existência da filha.
É a partir deste tédio da garotinha e desinteresse por parte dos pais que a garotinha descobre uma passagem secreta na casa nova, que permite acessar um mundo igual, porém oposto de sua realidade.
O que achei da história de Coraline
Uma leitura leve, engraçada e que traz muitas reflexões sobre as relações conflituosas de pais e filhos.
O universo de Coraline é muito bem construído, objetivo e coerente. No livro, senti que a história tem um início, meio e fim bem definidos.
Neste livro, Niel Gaiman consegue ser detalhista sem ser cansativo. Contanto em 13 capítulos bem sucintos as aventuras da personagem que acha uma passagem para um mundo igual e diferente ao seu ao mesmo tempo.
O que mais gostei no livro é que a protagonista, apesar de ser uma criança, consegue ser uma personagem esperta e perspicaz.
O novo conto de fadas
A medida em que lia Coraline, notei algumas semelhanças com Alice no País das Maravilhas.
Atrevo-me a dizer que Coraline é o tipo de história que todo mundo deveria conhecer, principalmente as crianças. Nada de violência ou linguagem imprópria, é o tipo de referência de terror que temos atualmente.
Este ano, a história da pequena Coraline completa 15 anos desde seu lançamento do livro e nas telas. Sim, Coraline tem uma versão de animação em stop motion que vale a pena ver assim que você ter minar de ler o livro.
Foi assim que o fiz! Ao terminar o livro, corri para a Amazon Prime para assistir o filme.
Apesar de a animação ter sofrido pequenos ajustes para adaptar à mídia, achei a história bem coerente e fiel ao livro.
Isto só aconteceu porque o próprio Niel Gaiman revisou e aprovou esses ajustes. O que deixou a história da animação ainda mais interessante e com uma ponta solta de propósito.
Existem muitas teorias na comunidade de fãs de Coraline que acreditam que a história não acabou ali. Mas isso vou deixar para você me falar nos comentários, se faz ou não sentido essas teorias!
Leave a Review