Algum tempo venho produzindo imagens aleatórias sobre assuntos variados na fotografia. Mas desta vez, resolvi trazer um conteúdo para reforçar meu apelo à vocês. Quem deseja praticar fotografia em casa, experimente fazer um ensaio fotográfico com objetos e depois veja os resultados.
Por que eu faço ensaio fotográfico em casa
Se você não possui orçamento pra alugar um estúdio e pagar um modelo, o melhor jeito de treinar alguns fundamentos da fotografia é em casa. Vez ou outra fotografo pessoas, animais, mas na maioria das vezes eu clico objetos na macro fotografia. Isso porque, descobri recentemente que minha Canon T3i está apresentando alguns probleminhas em relação ao sensor automático de foco (AF).
Com isso me vi obrigada a fazer ensaio fotográfico com objetos no modo manual da lente (MF), e com isso, o desafio de construir boas fotos aumentou. O auto foco é uma comodidade e tanto quando falamos em fotografar com um custo benefício de tempo, mas manejar o foco à sua maneira é melhor coisa que tem.
Claro que este processo requer um pouco mais de tempo, ainda mais quando não se está habituada com o modo automático, mas nada que uns bons cliques não resolvam este mal jeito com o equipamento. Mas se você deseja aprofundar seus estudos na fotografia, recomendo que inicie a prática do foco manual o quanto antes, se possível nem se acostume a usar o automático, na minha opinião.
Acerte na produção do ensaio
São muitos detalhes que precisamos pensar e olhar ao produzir ensaios, mas garanto que o resultado será satisfatório quando você olhar aquela foto com todas as produções e acabamento profissional que ela ficará.
Sei que estou longe desta perfeição fotográfica, não estou nem perto do que desejaria estar, mas me dedico sempre que posso e exploro ao máximo todos os recursos disponíveis pela minha câmera. A tenho pouco mais de três anos, porém confesso que não sei manusear adequadamente ⅔ de seus recursos.
Então, nada melhor para se aprender do que treinar com seus objetos e modelos pessoais. Chame aquela amiga ou prima fotogênica e treine fotos com ela. No meu caso, ainda não me sinto segura para fotografar gente, mesmo que informalmente e por isso utilizo objetos para meus experimentos. Vejam o resultado deste meu último ensaio:
Quase todos os meus modelos foram fotografados com a mesma luz ambiente. O que não é ideal para fotos com qualidade e ISO em torno de 1.600, o que também não é legal. Porém, a solução para a luz e contraste das fotos eu tive de resolver com o photoshop. Que do meu ponto de vista não há problema algum.
Muito bom o conteúdo de vocês, sou fotógrafo de casamentos e sempre busco este tipo de conteúdo, e te confesso que tem sido difícil encontrar conteúdos tão ricos de informações. Parabéns.
Fico muito satisfeita em saber que você gostou do post, ainda mais vindo de um profissional da área.
A intenção é essa mesma, criar conteúdos que sejam úteis para quem está começando e para quem já tem mais experiência poder se inspirar!