Velas aromatizadas: o guia completo

velas aromatizadas

No mês passado, fiz uma compra grande de um kit de 5 velas aromatizadas da marca Candle&CO. Pensando nisso, decidi criar este post com dicas de como escolher a sua vela aromática.

Desde muito pequena, sempre gostei de velas, principalmente essas com cheirinho. Mas nunca tive como comprar. E foi depois de adulta que minha paixão só aumentou.

Sempre fiz questão de reservar um dinheirinho no final do mês pra comprar pelo menos uma vela diferente. Toda vez que ia no shopping, rodava as lojas de cama/mesa/banho em busca dessas belezinhas.

Minha paixão por velas aromatizadas

Mas foi em 2015 na Camicado, com sua coleção Home Style que eu me apaixonei de verdade por velas aromatizadas. Além de extremamente cheirosas, as velas deles tinha uma embalagem que não ficava atrás em nada com relação as da gringa.

Vidros foscos, trabalhados em desenhos e bem ornamentados. Tudo muito perfeito e bem acabado. Isso sem falar nas velas em latinha ou que vinham em caixas de madeira, de edições limitadas.

Mas o tempo foi passando e a coleção da Camicado foi reduzindo a ponto de me obrigar a buscar outras marcas na internet. E foi justamente na internet, mais especificamente no Instagram, que descobri novas marcas de velas aromatizadas.

Acompanhei o conteúdo de várias marcas e salvei no bloco de notas algumas marcas que quero comprar, testar e trazer aqui futuramente neste post para vocês.

E com o passar do tempo, fui aprendendo cada vez mais sobre velas e como escolher. E por quê não, fazer dessa paixão um conteúdo rico aqui no blog que poderá ajudar você a escolher as suas velas também?

Dois potes de velas aromatizadas

Tipos de velas

Existem muitos modelos no mercado e a gente acaba ficando sem saber como escolher qual a melhor vela. As velas que aparecem neste post são das marcas: Margô e Candle&CO. No entanto, agora vou explicar aqui, quais características eu olho antes de comprar as minhas velas aromatizadas:

Qual o melhor tipo de cera para vela?

O tipo de cera, a matéria prima base de toda vela, é muito importante, pois ela influencia diretamente nos óleos essenciais utilizados para fazer as fragrâncias.

Eu só compro velas produzidas a partir de ceras vegetais. Pois, além de ser mais sustentável, esse ingrediente é de fonte renovável, mais barato e não é prejudicial ao nosso organismo.

Enquanto a parafina, derivada do petróleo, é contra-indicada a queima em locais fechados, por liberar substâncias tóxicas no ambientes. Tornando-se um perigo pra nossa saude, principalmente os pulmões.

Os tipos de ceras vegetais e da perolada que citei, existem outros estilos que podemos comprar, caso você encontre alguma delas como matéria-prima da sua vela, que são:

  • Soja;
  • Abelha;
  • Coco;
  • Vegetal de palma;
  • Arroz.

E além claro, da tradicional parafina. Todas ceras citadas acima produzem uma parafina ecológica com uma consistência que não deixa nada a desejar da parafina perolada. Pelo contrário, a qualidade é até superior.

Como citei antes, a parafina derivada do petróleo, pode alterar o aroma dos óleos essenciais, devido a sua composição natural. Tornando-a uma matéria-prima mais complicada de se manusear.

Qual o melhor tipo de pavio para uma vela?

Atualmente temos no mercado, basicamente dois tipos de pavios de velas: o de barbante de algodão e o de madeira.

Esta é uma observação muito pessoal.Já testei todo tipo de vela e marcas diferentes. Contudo, cheguei a conclusão que na minha opinião, o melhor tipo de pavio é o de madeira.

Eu sinto que os pavios de madeira possuem uma consistência maior de queima, duram mais e suportam uma quantidade maior de cera num recipiente.

Pode ser só impressão minha mas, eu sinto muita diferença na queima de uma vela com pavio de barbante para uma de madeira. A de pavio de madeira, a cera queima mais por igual. Enquanto a de barbante de algodão desperdiça mais cera não queimada. Mas como disse, é só achismo meu.

Pavio de vela de barbante de algodão

Quantos pavios uma vela deve ter?

Um ponto muito importante que devemos prestar muita atenção ao escolher uma vela é ver na descrição o seu peso líquido, geralmente em gramas, com relação a quantidade de pavios.

Velas com mais de 200g por exemplo, dessas que são vendidas em latas maiores, precisam ter no mínimo 2 pavios. Isso porque, 1 pavio em uma vela em lata de 200g, não vai fazer a queima corretamente e vai desperdiçar produto.

E como velas aromatizadas são produtos caros, a gente não quer jogar nada fora, certo?

Portanto, eu indico a vocês que observem, ao escolher uma vela grande, que ela tenha um pavio para cada 140g a 180g de cera. Essa base de cálculo eu faço levando em consideração velas como essas das imagens deste post. Que possuem exatamente 140g.

Vela aromatizada de bergamota

Como queimar minha vela corretamente?

Eu li uma vez na internet e achei super engraçado: as velas possuem memória de queima. E foi depois que uma amiga, que é produtora de Velas aromatizadas artesanais me confirmou. Sim, a queima da chama das velas deixa uma marca na cera e essa marca é a memória de queima da vela!

Por isso, é importante você saber que, ao acender a sua vela, respeitar um tempo limite até decidir apaga-la. Eu costumo deixar a minha vela queimando por pelo menos 3 horas antes de apagá-la.

Desta forma, eu garanto que todo o pote estará aquecido por completo e vai fazer minha cera derreter por igual. Por isso é muito comum você ver por aí velas com camadas ou escadinhas em sua cera.

Isso acontece por dois motivos:

Motivo 1: a pessoa não queimou a cera por tempo suficiente, e uma parte da vela queimou mais que a outra.
Motivo 2: o pavio utilizado não era suficiente para queimar toda a cera da vela. E eu expliquei bem no tópico anterior porque isso acontece.

Como consertar vela que queima errado?

Existem muitas maneiras de corrigir essa queima errada da vela. Se por acaso você tiver queimado com tempo insuficiente, basta envolver o pote de sua vela com um papel alumínio assim que a acender. Deixe a vela envolvida até que todo o pote tenha aquecido e derretido a cera por igual.

O calor retido em volta do vidro da vela vai ajudar a queimar a parafina por igual e deixar a memória de queima da sua vela toda nivelada. Depois de fazer isso, lembre-se: queime sua vela por pelo menos 3 horas antes de apagá-la.

Agora, se sua cera está desigual por conta de que o pavio não esteja dando conta de toda a cera, o melhor a se fazer é fazer outra vela com um pavio maior.

Como assim? Eu te explico: você vai remover toda a cera de dentro do pote da vela, com ela endurecida mesmo. Vá cortando aos poucos e tirando a cera. Tire fora o atual pavio e em seguida derreta a parafina em uma panela velha que tenha em casa.

Feito isso, coloque um pavio novo no pote da vela, despeje a cera e espere secar por completo. Prontinho, agora você tem uma vela com um pavio que dará conta da queima. É um pouco mais trabalhoso que a maneira anterior, mas funciona.

Queima de vela a noite

O que fazer com o resto de cera das velas aromatizadas?

Quando sobra um restinho das ceras de minhas velas aromatizadas, eu costumo juntar tudo num potinho. Com isso, tenho a possibilidade de fazer uma outra vela com cheirinho bem peculiar.

Mas como sempre sobra muito pouco de cera, eu costumo guardar estes restinhos em sachês ou tecidos de feltro mesmo, e coloco pendurado entre os cabides do meu guarda-roupa.

Desta forma eu mantenho por um tempinho o cheirinho gostoso daquela essência em minhas roupas até chegar a hora de jogar fora.

E aí, gostou das minhas dicas sobre velas aromatizadas? Deixe nos comentários o que você também sabe sobre velas, dicas e marcas para que possamos conhecer outras lojas para poder experimentar também!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.