Escrita como forma de terapia

Escrita

O post de hoje é para falar da escrita de um modo geral. Nada relacionado a criatividade, trabalhou ou estudos. O puro e simples fato de você escrever por escrever.

Você já deve ter ouvido aquela frase: não é terapia, mas é terapêutico. SIm, é a mais pura verdade. A escrita é uma forma de terapia que muitos especialista da área da saúde recomendam. Principalmente para pacientes em tratamento de transtornos mentais ou degenerativos como alzheimer e a demência.

A escrita é mais que um hobby, deveria ser uma necessidade. O momento em que a gente parar para ordenar os pensamentos em uma página de papel. O ato de escrevermos com as mãos em algo físico, te dá uma sensação de liberdade e pertencimento maior que escrever em telas ou pelo teclado.

Escrita: um ato de resistência

A escrita nos tempos de hoje pode ser considerada um ato de resistência sim. Isso porque para escrever, você precisa ter o material físico (lápis, caneta e papel) em mãos, se desligar das urgências ao seu redor e escuta exclusivamente o seu pensamento.

Ora essa, mas quem nos dias de hoje tem tempo de parar e ficar refletindo sobre o que vai escrever num pedaço de papel, não é mesmo?

Desta forma, a escrita se torna uma fuga para esse imediatismo e uma alternativa para a perda de tempo que temos em telas.

Parar para organizar os pensamentos, por si só já é uma grande vitória, organizá-los num papel, chega a ser poético.

Escrita no diário

Aprofundando seus pensamentos

Eu mesma nunca deixei de usar o bom e velho lápis e papel, mesmo sendo a maior entusiasta da tecnologia. Mas tem coisas que eu só consigo fazer se for escrito à mão.

Escrever em algo físico me ajuda a aprofundar meus pensamentos, a organizar o raciocínio e eu tenho a certeza de que não vou perder essas notas, caso o caderno fique sem bateria ou resolva dar problema. Esse risco não corremos, para quem usa o papel.

Eu sinto que, ao fazer notas no meu celular, meu pensamento fica tão fragmentado que depois, ao reler aquela nota, eu não consigo compreender ou lembrar por qual motivo escrevi aquilo.

Comece hoje a escrever

Seja para fazer anotação de um trecho de livro, lembrar de uma ideia ou anotar um sonho. A escrita deveria se tornar parte da rotina das pessoas.

Precisamos resgatar momentos de introspecção e diminuir a nossa ansiedade gerada pelas telas e voltar a pensar de forma estruturada.

Experimente hoje tentar escrever qualquer coisa que venha a sua cabeça. Sim eu sei, vai ser difícil, mas com o tempo e a prática, você consegue incorporar a escrita em sua rotina!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 38 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.