Recentemente algumas plantas do jardim começaram a florecer, mais especificamente as orquídeas que já apareceram por aqui. Como não sou eus tem cuido delas, elas continuam vivas e vistosas durante muito tempo. Principalmente quando se trata de fotografar flores em períodos secos e frios como o outono e inverno.
Como fotografo as plantas do meu jardim
O segredo para sempre fotografar as mesmas plantas do jardim não é nenhum mistério. Entretanto, pensar em alguns detalhes ajudam muito, como lugares e ângulos diferentes. Como já expliquei aqui anteriormente, não conheço os nomes nem origens dessas orquídeas. Contudo, o que sei sobre elas é que elas gostam de ambientes úmidos e frios. Por isso florescem sempre nesta época do ano, e como aqui em casa elas recebem uma rega diária, isto ajuda a manter a umidade natural.
Já postei aqui no blog também um texto explicando como cuidamos das plantas do jardim. Não é nada de excepcional e nem complexo. Contudo, existem especificações para cada tipo de planta e flor que precisam ser respeitadas, para que estas sobrevivam e vivam belas com saúde.
Técnica para fotografar as plantas
Sempre estudo e tento aprimorar minhas técnicas de fotografia, principalmente a de objetos como plantas e produtos comerciais. Portanto, me mantenho atento a todas as novidades que a Canon posta em seu site e canal do Youtube. Nestes canais ela ensina tudo sobre o que preciso saber sobre Macro Fotografia e equipamentos necessários. No entanto, nem sempre é possível adquirir todos os materiais, e é aí que a criatividade entra em cena.
Um erro muito comum cometido por fotógrafos iniciantes é capturar as imagens em horários de sol forte. Sempre recomendo aqui que vocês optem por fotografar, seja o que for, entre as 6 e 8 da manhã. No período da tarde a partir das 4 horas, pois estes são os momentos que temos as melhores luzes oferecidas pelo sol que podemos aproveitar na área externa.
Entretanto, algumas excessões podem surgir, como na época do outono e inverno. Quando a incidência dos raios solares são mais fracas neste período. Nestas fotografias, por exemplo, realizei o ensaio às 3 horas da tarde e isto não impacto negativamente no resultado.
Bônus fotográfico
Recentemente adquirimos muitas outras plantas floridas aqui pra casa e algumas apenas ornamentais. Por isso, em breve teremos mais ensaios fotográficos de plantas do jardim com mais variedades do que tenho hoje. E para quem tiver interesse em saber os equipamentos que utilizei para fazer estas fotos, usei apenas minha Canon T3i (velha guerreira) e minha lente básica 50mm.
Para quem deseja iniciar no campo da macro fotografia e fazer trabalhos com plantas, recomendo que comecem com esta lente básica. Além de versátil, ela é muito barata e entrega uma excelente qualidade para o seu trabalho. Fotografe, experimente e aprenda com seus erros, pois nem sempre conseguirá o efeito e resultado desejado de primeira.
Se você gostou deste post e está aprendendo sobre fotografia, deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Adoraremos ajudar e aprender um pouco mais sobre o universo da Macro Fotografia!
Leave a Review