Fotografia

Plantas do jardim: novas fotografias das mesmas flores

Recentemente algumas plantas do jardim começaram a florecer, mais especificamente as orquídeas que já apareceram por aqui. Como não sou eus tem cuido delas, elas continuam vivas e vistosas durante muito tempo. Principalmente quando se trata de fotografar flores em períodos secos e frios como o outono e inverno.

Suculentas na varanda

Como fotografo as plantas do meu jardim

O segredo para sempre fotografar as mesmas plantas do jardim não é nenhum mistério. Entretanto, pensar em alguns detalhes ajudam muito, como lugares e ângulos diferentes. Como já expliquei aqui anteriormente, não conheço os nomes nem origens dessas orquídeas. Contudo, o que sei sobre elas é que elas gostam de ambientes úmidos e frios. Por isso florescem sempre nesta época do ano, e como aqui em casa elas recebem uma rega diária, isto ajuda a manter a umidade natural.

postei aqui no blog também um texto explicando como cuidamos das plantas do jardim. Não é nada de excepcional e nem complexo. Contudo, existem especificações para cada tipo de planta e flor que precisam ser respeitadas, para que estas sobrevivam e vivam belas com saúde.

Fotografando uma mini rosa

Uva na parreira

Técnica para fotografar as plantas

Sempre estudo e tento aprimorar minhas técnicas de fotografia, principalmente a de objetos como plantas e produtos comerciais. Portanto, me mantenho atento a todas as novidades que a Canon posta em seu site e canal do Youtube. Nestes canais ela ensina tudo sobre o que preciso saber sobre Macro Fotografia e equipamentos necessários. No entanto, nem sempre é possível adquirir todos os materiais, e é aí que a criatividade entra em cena.

Um erro muito comum cometido por fotógrafos iniciantes é capturar as imagens em horários de sol forte. Sempre recomendo aqui que vocês optem por fotografar, seja o que for, entre as 6  e 8 da manhã. No período da tarde a partir das 4 horas, pois estes são os momentos que temos as melhores luzes oferecidas pelo sol que podemos aproveitar na área externa.

Suculenta no pote

Plantas do jardim em potes

Plantas no pote de vidro

Suculenta em jardim vertical

Suculentas no pote de PVC

Entretanto, algumas excessões podem surgir, como na época do outono e inverno. Quando a incidência dos raios solares são mais fracas neste período. Nestas fotografias, por exemplo, realizei o ensaio às 3 horas da tarde e isto não impacto negativamente no resultado.

Bônus fotográfico

Recentemente adquirimos muitas outras plantas floridas aqui pra casa e algumas apenas ornamentais. Por isso, em breve teremos mais ensaios fotográficos de plantas do jardim com mais variedades do que tenho hoje. E para quem tiver interesse em saber os equipamentos que utilizei para fazer estas fotos, usei apenas  minha Canon T3i (velha guerreira) e minha lente básica 50mm.

Para quem deseja iniciar no campo da macro fotografia e fazer trabalhos com plantas, recomendo que comecem com esta lente básica. Além de versátil, ela é muito barata e entrega uma excelente qualidade para o seu trabalho. Fotografe, experimente e aprenda com seus erros, pois nem sempre conseguirá o efeito e resultado desejado de primeira.

Muda de suculentas para o jardim

Suculenta plantada em xícara

Se você gostou deste post e está aprendendo sobre fotografia, deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Adoraremos ajudar e aprender um pouco mais sobre o universo da Macro Fotografia!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *