Quem acompanha o blog sabe o quanto eu amo um muros grafitados. E nas minhas férias em São Paulo, pude turistas bastante no bairro japonês da Liberdade. Como não podia deixar passar, fotografei todos os grafites que encontrei pela frente e o resultado você vê neste post!
Cores vibrantes, traços grossos pintados em aerosol e transições bem esfumadas. Como não chamar isso de arte? É o que eu pensava toda vez que fotografava um grafite nos muros do bairro da Liberdade.
Primeiras imagens de muros grafitados na Liberdade
E para quem achava que vai encontrar apenas desenhos de animes, por estar na Liberdade, engana-se. A diversidade de grafites que encontrei e pude capturar é imensa. Tanto que tive de pedir uma ajudinha da minha amiga @fernandaayuki, que mora por lá, para fotografar a imagem de destaque deste post.
Pois quando estava lá, a grafiteira @katiasuzue que fez essa maravilha, tinha começado o muro, mas não terminou a tempo antes de eu ir embora.
Essas foram as primeiras imagens que consegui fazer assim que cheguei na Liberdade. Saindo para almoçar, encontrei várias partes do muro na rua Galvão Bueno com grafites lindos.
Mas como era um horário de muito movimento, assim que consegui uma brecha, cliquei essas três imagens que estavam praticamente umas do lado da outra.
E por falar em almoço, essa linda japonesa estilizada eu fotografei dentro do Restaurante Nandemoyá, onde fui almoçar no primeiro dia de viagem. Um restaurante de comida japonesa a kilo que foi uma das refeições mais baratas que já fiz na vida.
Grafite: uma explosão de cores para todos os lados
Uma das características que mais amo no grafite é o fato dos grafiteiros brincarem com as cores. Eu poderia ficar horas, sem exagero, olhando para esses muros grafitados que não me cansaria.
Pois, eu acredito que os espaços urbanos podem aproveitar essa energia boa que as cores do grafite transmitem e deixar os muros de nossas cidades mais agradáveis e sem pichações.
Pense num jeito fácil e inclusivo de difundir a arte nas ruas/muros das cidades? De um jeito que as pessoas que vivem ou passam por ali, possam se identificar e admirar o que estão vendo.
E o grafite não precisa se limitar apenas aos muros das ruas, podemos trazer sim essa arte para dentro dos espaços, sejam lojas, casas ou mesmo restaurante, como foi no Sukiya Liberdade. Olha essa ilustração linda, que nem tanta cor tem, mas que possui tanta beleza quando os muros grafitados de SP.
Ou então, incorporar na fachada da sua loja de forma temática:
E você, quando viaja para alguma cidade, repara nos muros grafitados dela? Deixe aqui nos comentários qual o seu grafite favorito ou qual ficou faltando mostrar. E se caso você for um dos artistas dono de um dos grafites, por favor, entre em contato comigo para divulgar o seu nome junto a sua obra!
Eu tbm amo essa arte do grafite. Esse seu post me deixou com vontade de ir no Liberdade para ver de perto essas belezas. Parabéns!
Você deveria ir mesmo, não só para ver os muros grafitados, mas pra experimentar a comida local de lá, é sensacional!