Leitura obrigatória de autor brasileiro e contemporâneo. Ostra feliz não faz pérola é uma coletânea de contos que vai te surpreender!
Rubem Alves e eu temos uma ligação antiga: um dos primeiros livros na infância que li, era dele. Como nasceu a alegria.
Peguei este livro de graça pra ler no Kindle em junho no Prime Reading (depois faço um post contando como funciona). Desde então, me comprometi a ler o livro de forma mais educada e calma. Sem pressa, digerindo cada aprendizado, e olha que tem muitos.
Com uma linguagem simples, você se sente conversando com seu melhor amigo ou terapeuta. Não sente nenhum julgamento e ao mesmo tempo se questiona sobre vários aspectos em sua vida.
Eu mesma tive um flash back da minha época de escola. Não entendia porque os professores brigavam tanto pra gente fazer a “interpretação correta”de um texto/livro.
Ora essa, mas interpretação não é aquilo que você entende? Não é subjetivo? Então como podia existir uma interpretação correta, principal ou oficial. Professores de literatura, não me xinguem, apenas me expliquem o porquê disso!
Essa foi um dos milhares de questionamentos que “Pérola feliz não faz ostra” me provocou.

Por quê Ostra feliz não faz pérola?
Este livro é uma coletânea de crônicas do autor, que a princípio não se conectam entre si. A primeira vista não, mas a medida que você lê e entende a moral de cada uma delas, tudo começa a se conectar.
Rubem Alves reuniu em um livro, uma série de fatos cotidianos, onde ele traz um ensinamento por trás de cada história.
Cômicos, trágicos, tristes e reflexivos. Mas todos com um mesmo propósito: a essência do comportamento humano em sociedade.
Ostra feliz não faz pérola é o título de uma de suas crônicas, que acabou batizando o livro. E na minha cabeça, faz todo sentido a escolha desta crônica para intitular o livro.


Mente e coração abertos
Em alguns textos, eu precisei parar, pois fui tocada com um soco no estômago com seus ensinamentos. Chorei refletindo sobre e ri de doer a barriga.
Tem de tudo um pouco e por isso acredito que Rubem Alves seja o escritor contemporâneo nosso que mais entendeu todas as gerações que ele teve contato. Um psicanalista, educador e teólogo
Sem falsos moralismos, apenas reflexões de um escritor com a mente e língua afiadas de alguém que sabe transmitir em palavras tudo aquilo que observa.
Por que você deve ler Ostra feliz não faz pérola
Se ainda não te convenci a ler Rubem Alves, então tenha um gostinho do que você vai encontrar ao resolver ler este livro:
Livros são brinquedos para o pensamento. (Inspiração)
Claro que uma frase retirada de contexto pode não ser o suficiente para te convencer do quanto o escritor é genial. Então segue mais uma citação interessante que me deparei:
… toda ausência passageira é metáfora de uma ausência definitiva. (Inspiração)
Estas duas citações da crônica “Inspiração” foi a responsável por uma crise de choro que tive, questionamentos acerca sobre interpretação de texto e como nós, seres humanos, podemos ser egoístas, mesmo quando queremos ser amáveis.
…inspiração é quando a gente não sabe de onde a idéia vem. (Inspiração)
Como disse, estes fragmentos de citações tiradas do contexto da história podem não fazer sentido agora. Mas prometo que se você der uma chance ao livro, vai entender perfeitamente o que estou querendo dizer e tudo que senti durante a leitura.
E aí, ficou curioso agora em ler o livro? Caso você tenha assinatura Prime da Amazon, aproveite que o livro completo está disponível na loja do Prime Reading para você baixar e ler de graça!
Rubem Alves receberá sempre meus aplausos. É um escritor que não escrevia com as mãos mas sim com a sensibilidade. Eu recomendo sempre. Livro de cabeceira. Parabéns pelo post.
Se quiser mais indicações, na minha lista de desejos da Amazon tem mais livros dele que estou interessada em comprar, pois gostei muito da escrita dele. Super recomendo.