O livro Como ser uma Parisiense em qualquer lugar do mundo é um guia de estilo de vida da mulher parisiense escrito por quatro garotas que decidiram colocar do ponto de vista delas como é ser uma parisiense, independente do lugar que você esteja. Portanto são elas: Sophie Mas, Audrey Diwan, Caroline de Maigret e Anne Berest.
Como ser uma Parisiense segundo este livro?
Apesar de inúmeras referências que colecionamos ao longo de nossas vidas através de filmes franceses. Porém, este livro mudou completamente a minha percepção sobre os esteriótipos que aprendemos sobre a mulher parisiense. O livro faz um apanhado geral de comportamento, moda e gastronomia do ponto de vista delas. As quatro autoras colocaram suas opiniões neste livro sobre: como ser uma parisiense em qualquer lugar do mundo.
A intenção delas é mostrar que qualquer mulher pode ser uma parisiense em seu país. Não precisando necessariamente estar em Paris para isto. O livro aborda de forma bem humorada temas como:
- Guia gastronômico;
- Guia de estilo (parisiense é claro);
- autoconhecimento;
- manual de comportamento;
- roteiro turístico;
- dicas de beleza;
- lifestyle.
Livre, leve, solta e parisiense
o livro tem uma série de listas que as autoras fizeram sobre os mais diferentes temas. A primeira fala sobre:
No capítulo “O que não entra no armário de uma parisiense” a gente se depara com um:
“Bolsa de marca falsificada. É que nem implante de silicone. Não é assim que supera um complexo”
Que é o mesmo que penso sobre falsificações que acostumamos ver por aí. Contudo, se você não tem condições de sustentar um certo luxo, pra que mentir e dizer que sim? Meu argumento para este tipo de comportamento é: as marcas de fast fashion estão com tantas referências boas, então, pra que comprar falsificada?
Agora temos um clássico em “A melhor verão de si mesma” que fala:
“É melhor aparentar a idade que se tem do que não aparentar idade nenhuma. Todo mundo já descobriu que cirurgia plástica demais acaba paradoxalmente tendo o efeito inverso.”
E assim, mais uma vez as autoras definiram em poucas palavras tudo o que penso sobre o assunto. Porém, sem julgar quem deseja fazer um procedimento por questões de saúde ou mesmo estético.
Sobre como ser uma parisiense
O livro tem uma linguagem muito fácil, é dividido em cinco capítulos que abordam os seguintes temas:
- Grandes princípios;
- Reconheça seus maus hábitos;
- Cuide da aparência;
- Ouse amar;
- Conselhos parisienses.
Bastante divertido e muito instrutivo, Como ser uma parisiense em qualquer lugar do mundo me ensinou várias lições de vida. Uma delas é de que se eu não me amar e aceitar como sou, tudo o que eu fizer por fora será em vão. Entretanto, isto pode parecer muito clichê isso, mas é a pura verdade.
A autenticidade e espontaneidade são elementos fundamentais que também notei neste livro. Este é definitivamente o material mais completo sobre estilo de vida urbano que já li. Porém, mesmo que seja um conteúdo mais descontraído e “informal”, acredito que o livro possa servir como um trampolim da autoestima de muitas garotas por aí.
Além disso é sempre bom ter um livro como este por perto, pois sempre que a dúvida ou insegurança bater sobre qualquer coisa, é só abrir e ler. Não importa sua idade ou qual momento está passando pela vida. Contudo, sempre que precisar de um conselho de amigas, não hesite em abrir e lê-lo.
E aí, o que você achou desta resenha? Já leu o livro? Deixe nos comentários as suas impressões sobre “Como ser uma parisiense em qualquer lugar do mundo” e ajude outros leitores a decidir melhor sua compra!
Leave a Review