No último final de semana aconteceu o evento que eu estava esperando bastante: o 10º Festival do Japão e Minas. No ano passado eu fui no de São Paulo e fiquei muito feliz em saber que em BH teríamos a nossa versão. E agora, vou contar tudo o que eu vi em um dia de visita ao festival. Bora lá!
O que rolou no Festival do Japão em Minas 2023
Ao contrário do festival em São Paulo, que eu participei 2 dias, aqui em BH consegui ir somente no sábado. No entanto, este foi o dia que tinha me programado para ir ao evento.
Chegando ao local, no Expominas, notei que o evento estava LOTADO. Tinha tanta gente que na fila da praça de alimentação que eu entrei pra comprar um prato de Guioza, eu fiquei mais de 2h na fila esperando para pagar no caixa.
O local estava bem lotado mesmo e eu acho isso muito bom, apesar de ter dificuldade pra ter andado lá dentro. Pois eventos como esses precisam encher mesmo pra continuarem acontecendo.
Fora isso e dadas as proporções das comitivas dos grupos que vi apresentando. As poucas mais de 4 horas que fiquei no evento, consegui ver a apresentação do grupo Odori Yosakoi Soran (Dança), uma parte da apresentação do grupo de Taiko do Rio e dei uma espiada nas oficinas que tinham no local.
Estrutura do evento
Como falei no início do post, dadas as devidas proporções, o evento que ocorreu no Expominas conseguiu em partes dar suporte ao visitante com sua estrutura.
A minha única reclamação mesmo é com relação a organização dos quiosques na praça de alimentação. Filas quilométricas pra se comprar comida e água mineral. Que por sua vez, eram poucos estandes quem vendiam.
Mas de uma maneira geral, eu gostei da estrutura, da organização dos espaços com o palco de apresentação, as salas com as oficinas e claro, de venda.
Aliás, quem curte Mangás se deu bem. Tinha um estande vendendo Mangás variados a preços muito baixos. Encontrei (mas não comprei) a edição 26 Tanko de One Piece por R$10. Um pechincha se levar em consideração que esses volumes menores já estão raros.
No Festival do Japão em Minas 2023 no Expominas, também tinha espaços de mercados asiáticos onde você podia comprar desde um original Sakê japonês a um refrigerante coreano.
Eu aproveitei que a minha loja favorita de Kimonos, a Flor de Fogo, tinha um estande e acabei completando minha coleção de Kimonos da Hello Kitty. São Kimonos de qualidade e que eu uso no dia a dia até mesmo pra ir trabalhar.
Resumo do que foi o evento
De uma forma geral, apesar de ter ficado menos tempo que eu pretendia, achei bem produtiva minha visita por lá. Gostaria de ter aproveitado e visto mais atrações? Gostaria, mas fica o aprendizado pra eu me preparar melhor para edição do ano que vem. E agora me organizar para ir no meio do ano em São Paulo de novo!
Para saber na íntegra toda a programação e conhecer a vencedora do Miss Nikkey, é só acessar o site do Festival do Japão em Minas ou acompanhá-los no Instagram oficial @festivaldojapaominas.
Leave a Review