Férias em São Paulo
Lifestyle

Férias em São Paulo: tudo o que eu fiz por lá!

Passei oito dias de férias em São Paulo, fazendo um daqueles turismo gastronômico na cidade, mais especificamente no bairro da Liberdade. Acompanhe aqui tudo o que fiz e conheci na cidade com muitas dicas incríveis!

1. Férias em São Paulo e 23º Festival do Japão

Cheguei num sábado, quando o evento já estava acontecendo, no seu segundo dia. Porém só consegui ir mesmo no Domingo, já que estava mais descansada e empolgada pra ir.

Achei impecável a organização do evento. Desde o metrô da Liberdade, encontrei voluntários do evento uniformizados que estavam de plantão para orientar os visitantes em como chegar no local.

Além disso, disponibilizaram ônibus gratuitos para o deslocamento até o local, São Paulo Expo. Um lugar gigantesco e preparado para receber um grande volume de pessoas.

Passeei bastante, comi várias comidinhas típicas e claro, o famoso pastel paulista (que confesso ter ficado um pouco chocada com o tamanho daquilo). Pra quem é de BH e tá acostumado a comer pastel no centro, aquele de tamanho mais modesto, acha mesmo estranho.

Aproveitei muito o Festival do Japão, assisti várias apresentações, incluindo a do projeto PIPA, começando às 10:45. Gravei toda a apresentação e deixei salva nos meus destaques do meu Instagram para quem tiver curiosidade.

Sobre o PIPA

O PIPA é um Projeto de Integração Para Autistas. Ele é baseado numa técnica chamada de de Terapia de Vida Diária. Foi criado por uma professora japonesa Takako Saegusa, que acredita na convivência de pessoas que possuem níveis médios a alto de autismo.

Segundo a professora, a partir de uma rotina contínua e com estimulados corretos, essas pessoas portadoras de autismo não precisarão tomar remédios e poderão ser completamente integrados à sociedade.

Projeto PIPA

Apresentação de dança: Nagasaki Jya Odori e Nagasaki Bayashi

Outra apresentação que amei ver foi a do grupo Nagasaki Jya Odori e Nagasaki Bayashi. Sempre vi em filmes essa apresentação onde o dragão ascende e depois desaparece.

Foi lindo e mágico ter visto de pertinho e registrado todos os momentos (também no meus destaques do Instagram). É uma das apresentações típicas minha favorita.

Nagasaki Jya Odori e Nagasaki Bayashi

No entanto, só ganha dela a apresentação da percussão dos tambores de Taiko. Nossa, essa não consegui registrar nenhum videozinho, pois eles estavam bem concorridos durante a apresentação. Mas, alguns cliques eu garanti de recordação:

Férias em São Paulo apresentação de Taiko

Muitas atrações culturais e gastronômicas

O 23º Festival do Japão teve como tema deste ano de 2022 foi: “Do sonho à realidade”, que simboliza a superação de todas as dificuldades. Que combina bem com o momento em que vivemos nos últimos anos!

A praça gastronômica do festival contou com 44 estandes de comidas típicas de cada região do Japão. Nossa, eu fiquei bem desorientada e queria comer um pouco de tudo. Mas é impossível.

No entanto, ao longo da semana que passei em SP, pude provar cada dia um prato mais delicioso que o outro. Além das comidinhas típicas, aproveitei pra comprar um Kimono da Hello Kitty. Tecido acetinado e um acabamento incrível. Perfeito pra mim!

E por falar em Hello Kitty, a gata marcou presença no evento, tanto com sua vila como a boneca em tamanho real. Só não consegui comprar e comer o algodão doce.

Mello Kitty no Festival do Japão

E como não podia faltar, presença confirmada de vários cosplayers no evento. Confesso que dei mole com a câmera e fotografei pouco com ela. Pois tinha muita fantasia bacana que merecia um clique. Mas como estava sozinha e o evento LOTADO, acabei ficando com um pouco de preguiça.

Chun-Li no Festival do Japaão

2. Casa 212: culinária Taiwanesa

Seguindo o plano de fazer uma imersão completa na gastronomia da Liberdade, fui almoçar numa cantina Taiwanesa. Experimentei um prato chamado Gyoza cozida com omelete Taiwanesa.

A omelete estava bem picante e consegui experimentar pouco. Já a Gyoza estava surreal de gostosa. Pastel de carne bovina cozida no vapor, muito bem temperada e uma porção bastante generosa. Mas gostosa ainda ela nesse molho Tarê!

Férias em São Paulo comendo Gyoza

Depois voltei no mesmo restaurante pra provar a Gyoza assada na chapa, que é tão gostosa quanto a cozida. Crocante por fora e macia e bem temperada por dentro. Perfeita como sempre!

Casa 212 Gyoza na chapa

3. Postes Japonês de luzes

Uma das coisas mais lindas que vi passeando pela Liberdade foram esses postes de luzes com os balões de lâmpadas. Estes postes decorativos estão espalhados por algumas ruas principais da Liberdade.

Esta onde fotografei é na Rua Galvão Bueno, acredito ser a rua principal do bairro, pois é lá que acontece tudo. Seja a feirinha do final de semana, até o centro comercial com mercados, restaurantes e lojas especializadas em produtos orientais.

Foi justamente na Galvão Bueno onde concentrei meu passeio de compras. Entrei praticamente em todas as lojas, incluindo a Galeria SoGo, onde comprei minha camiseta da Sailor Moon.

Tirei várias fotos em momentos diferentes do dia para mostrar que a rua fica linda em qualquer horário. Mas confesso que quando as luzes começam a acender, fica ainda mais bonita.

Rua Galvão Bueno na Liberdade

Rua Galvão Bueno na Liberdade

Férias em São Paulo Rua Galvão Bueno na Liberdade

4. Lamén Ikkousha

Parada obrigatória na Liberdade para comer um tradicional Lamento japonês. Este foi o primeiro dia que sai com minha amiga e guia gastronômica de comidas japonesas boas, Fernanda Ayuki.

Quero fazer um agradecimento especial, pois todas as dicas dela foram 10 de 10, ou seja, perfeitas. Desde fast-food japonês até mercados para comprar doces e adereços. Neste prato, pedi o Lamén Tonkotsu, temperado com pouca banha e Shoyu médio. As Nori deram toque todo especial quando comidas junto do macarrão, meu Deus que delícia.

Foi por conta deste prato que fiquei viciada em Lamén e acabei comprando um pequeno conjunto de tomar Lamén na Daiso da Liberdade.

Férias em São Paulo Lamén Tonkotsu

5. Korea Mart + BTS

Chegou o dia de finalmente conhecer o famoso Korea Mart com sua seção de produtos licenciados do BTS. Além disso, o mercado também tem um espaço exclusivo pra quem é fã para tirar fotos e postar no Instagram.

Além desta escada temática, no final do terceiro andar, tem um painel gigante com todos os membros da banda, adivinhem: pra você tirar foto e postar nas redes sociais, é claro.

E tem mais, o Korea Mart é um mercado onde eu quase surtei quando vi aquela quantidade de doces e chocolates diferentões. São muitas opções e eu fiquei sem saber o que comprar. Mas de uma coisa eu sabia: comprar Pepero era prioridade.

Korea Mart e BTS

6. Eat Asia + Hello Kitty

E por falar em personagens da cultura pop Japonesa, chegou a hora de conhecer o famoso restaurante da Hello Kitty. Existem duas unidades no bairro da Liberdade. O maior fica na Av. Liberdade, ao lado do Sturbucks. Já este que eu fui, fica na rua Thomaz Gonzaga. Se você quer ir para conhecer, recomendo que vá na segunda unidade.

O restaurante da Av. Liberdade tem a fila mais bizarra que vi nessa viagem. Como é uma área central, de grande fluxo de turistas e ao lado do metrô, é comum ver uma fila gigantesca que parece não andar nunca.

Lá dentro, pedi um hambúrguer da casa com batata frita e suco de uva. bem básico mesmo, pois o objetivo era a experiência de comer lá dentro. O Eat Asia da Thomaz Gonzaga tem 2 andares e foi construído com containers.

Lá é bem estreito e não cabe muita gente. Mas o legal do espaço é que ele é todo decorado e costumado com os migos da Hello Kitty e sua casa. Na minha opinião vale a pena sim passar pra conhecer o local e provar os doces e as comidas da casa.

Férias em São Paulo Eat Asia

Eat Asia e Hello Kitty

Como não poderia deixar passar: pousando com meu Kimono novo da Hello Kitty junto ao totem dela na calçada

7. Starbucks Liberdade

Assim que cheguei, no sábado mesmo já fui bater perna na Rua Galvão Bueno e conhecer tudo o que tinha. A ideia era saber onde eu queria ir primeiro. Mas durante a caminhada, fui entrando em várias lojinhas e abri a temporada de compras ali mesmo.

Teve loja de beleza, conveniência, galeria e tudo mais. Mas quando o calor bateu junto da fome, fui tomar um café gelado na Starbucks. Pedi meu bolo favorito, Red Velvet e um Frappê caramelo que estava simplesmente maravilhoso.

A desculpa era de comemorar meu aniversário naquela semana e abrir a temporada de comilança sem peso na consciência. Até porque, eu tirei minhas férias em São Paulo pra isso, não é?

Férias em São Paulo Starbucks Liberdade

8. Bodogami: casa de jogos

Comecei a me despedir na sexta, ao invadir o Happy Hour da minha amiga e seus colegas de trabalho. Fomos a casa de jogos Bodogami que também é um bar e restaurante.

Como não bebo, pedi este drink de café: um frappê de caramelo e 3 mini hamburguês que estava tão delicioso que se pudesse, comeria mais. Aproveitei bastante a noite, joguei conversa fora, conheci pessoas novas e fiquei muito apaixonada por SP, mais especificamente pela Liberdade.

Bateu um frio na barriga na hora de ir embora, pois eu não queria sair de lá não, viu. Toda experiência e imersão na cultura japonesa me deixaram ainda mais encantada por esse povo com uma cultura tão rica e maravilhosa.

Deixei SP pra trás com a certeza que voltarei mais vezes e levarei ainda mais conhecimento e doces na minha bagagem. Obrigada São Paulo e obrigada a todos que me acolheram maravilhosamente bem. Obrigada Ayuki pelas dicas excelentes de comidas e de comprinhas. Quero voltar pra um round 2!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.