Como mudar de emprego: desafios, oportunidades e quando fazer!

Como mudar de emrpego

Você está há um bom tempo no mercado de trabalho, executando uma determinada função na atual empresa que trabalha, mas sentiu que chegou a hora de mudar de emprego.

Neste post, vou dar algumas dicas de como você pode se preparar para dar inicio a esta mudança de carreira. Seja no mesmo cargo em uma empresa nova ou um cargo novo em outra empresa!

Através da internet, ficou ainda mais fácil filtrar as vagas que desejamos aplicar. Não que o mercado de trabalho esteja fácil, nunca esteve, mas a gente pode utilizar a tecnologia a nosso favor.

Sites de freelas, de empregos e recrutamentos já são velhos conhecidos. Mas será que estamos utilizando todo o potencial deles?

1. Gupy

Muita gente reclama dos processos seletivos deste portal, reclamam das metodologias que a IA utiliza para selecionar os currículos. Mas uma dica interessante que descobri sobre a ferramenta é que, para conseguir se adequar ao padrão de recrutamento que a plataforma utiliza, é você basicamente povoar seu currículo ou perfil do LinkedIn com palavras-chave da vaga.

Como fazer isso? Leia a descrição da vaga, entenda qual a dor que o contratante deseja sanar e adapte seu currículo a ela. Pegue termos das tarefas a serem desempenhadas e detalhe suas experiências em cima destes termos.

Assim, quando o robô for ler seu currículo e identificar essas palavras-chave, você terá mais chances em seguir para uma próxima etapa e não morrer na fase de análise de perfil.

Lembre-se, este primeiro contato seu é com uma inteligência artificial. Portanto, você deve desenvolver seu currículo para que um robô consiga ler e processar as informações de forma correta.

2. Vagas.com

Eu particularmente adoro esta plataforma, tanto que meu atual emprego eu consegui através dela. Seus sistemas de divulgação e aplicação de vagas são mais simples e humanizados, diferente da Gupy.

Você cadastra um novo currículo na plataforma e começa a buscar vagas no seu perfil, região e faixa salarial que deseja. E não é apenas isso. O Vagas agora conta com ferramentas que prometem nos ajudar na hora de aplicar a uma nova vaga: o Mapa de Vagas de Emprego.

Esta ferramenta é um diagnóstico completo sobre cada profissão, mostrando dados como faixa salarial, porcentagem de gêneros que ocupam, dicas de palavras-chave para você turbinar seu currículo e vagas similares que você pode aplicar, caso esteja pensando em mudar de emprego e de carreira.

3. LinkedIn e LinkedIn Learning

Usando o linkedin para mudar de emprego

Indiscutivelmente o Linkedin é a principal ferramenta para quem deseja mudar de emprego. Muito mais que uma rede social, ele se tornou uma plataforma indispensável para recrutadores filtrarem os melhores talentos com mais objetividade.

Você poder conhecer mais detalhes da empresa que pretende aplicar a vaga, através de publicações, você consegue entrar em contato diretamente com pessoas que já estão na empresa e assim fazer uma pesquisa da cultura organizacional e do ambiente que pretende trabalhar.

Além de auxiliar na busca por emprego e recrutamento, a plataforma também oferece um espaço de aperfeiçoamento de carreira através do LinkedIn Learning. A plataforma oferece cursos de especialização de curta duração, focados em áreas que as empresas mais recrutam.

Para ter acesso ao serviço, você precisa ter uma conta Premium. Porém, eu sempre recebo ofertas de testes por 30 dias gratuitos e nesse período, consigo fazer os cursos que preciso, baixar os certificados e me aperfeiçoar em determinadas áreas.

4. Chat GPT

Isso mesmo, a ferramenta de IA agora será sua nova aliada na hora de mudar de emprego. Seja utilizando dicas de como se portar em entrevistas presenciais ou com aplicação em vagas.

Você deve utilizar a ferramenta como um suporte em testes on-lines aplicados por plataformas como Gupy e Vagas.com. Você pode, por exemplo, colocar o link do seu perfil do LinkedIn ou qualquer outra plataforma, e pedir para o Chat analisar e dar dicas de melhorias na estrutura do seu currículo.

Lembra que eu mencionei aqui sobre a importância de você entender a dor da vaga e conseguir sanar esta dor? pois bem, você pode usar o Chat GPT para entender qual é o foco daquela vaga, o que o recrutador está buscando e ajustar seu currículo para preencher apenas os requisitos que a vaga solicita.

5. Canva

Minha última dica sobre as ferramentas que você pode usar para mudar de emprego é uma coringa. O Canva será sua arma secreta, tanto pra otimizar aquela imagem de perfil do seu LinkedIn, criar uma thumb criativa para seu perfil ou mesmo para você usar um modelo de currílo.

São várias as opções que você pode utilizar, além de poder criar uma apresentação do seu portfólio com elementos gráficos para deixar tudo ainda mais interessante.

Mesmo com perfil gratuito, você pode explorar vários recursos interessantes para você turbinar seu currículo e perfil em plataformas de busca de emprego.

E aí, gostou das dicas das ferramentas que dei aqui? Agora é só você colocar mão na massa e começar agora mesmo a aplicá-las. Deixe aqui nos comentários se faltou alguma ferramenta ou que você já tenha usado e gostou. Vamos compartilhar nossos conhecimentos e ajudar cada vez mais pessoas a conseguirem o emprego dos sonhos!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.