Como conseguir um emprego
Lifestyle

Como conseguir um emprego: o passo a passo completo

O ano novo vai começar em alguns dias e se você busca uma recolocação no mercado de trabalho ou conseguir um emprego. Elaborei algumas dicas valiosas que você deve começar a aplicar ainda hoje e começar a retomada do mercado de trabalho.

Antes de começar o processo de recolocação no mercado de trabalho, é preciso ter em mente duas coisas: uma é em que você quer trabalhar e o que realmente sabe fazer.

Como conseguir um emprego sem ter experiência

Esta é uma realidade para muitos jovens que estão saindo do ensino médio e por isso possuem pouca ou nenhuma experiência no mercado de trabalho. Mas a boa noticia é que nos dias de hoje está mais fácil conseguir experiência ainda estudando.

Lembro bem que em 2007, quando fazia um curso técnico após sair do Ensino Médio, a Prefeitura em parceria com a escola que eu estudava tinha programas de incentivo profissional. Com isso, ela oferecia estágios nas áreas dos cursos da escola.

Procure saber em sua escola ou com o diretor ou algum educador se sua escola possui algum plano de incentivo profissional como estágios. Você pode se informar sobre outras formas de conseguir experiência profissional com programas como Jovem Aprendiz.

Outra opção que você deve levar em consideração é procurar com conhecidos oportunidades. Não importa com o quê irá trabalhar ou onde, que seja atendendo telefonemas e anotando recados. Toda experiência comprovada é válida e conta muito no currículo.

Criando seu Currículo profissional

A ferramenta mais poderosa que você precisa aprender a usar a seu favor. O Currículo é a sua carta de apresentação e o responsável por eliminá-lo logo de cara, caso não seja bem construído ou atraente. No entanto, existem boas práticas que você precisa aplicar em seu currículo antes de enviá-lo para o recrutador, que são:

  • preenchendo todas as informações referentes a vaga;
  • resuma suas experiências de forma clara;
  • seja objetivo e em hipótese alguma invente ou crie experiências e competência que você não tem;
  • destaque suas qualificações e experiências por ordem cronológica da mais recente à antiga;
  • cuidado com o que escreve: jamais use gírias. O ideal aqui é utilizar uma linguagem mais formal.

Uma dica importante é você pedir para alguém revisar seu currículo e verificar se há algum erro de português. Este tipo de falha pode eliminar sua candidatura.

Depois de saber tudo isso, é hora de começar a preparar o seu currículo. Você pode pesquisar modelos variados na internet, pois existem milhares de versões. Mas eu prefiro sempre apostar no menos é mais e ser o mais objetiva possível. Por isso, criei um modelo simples e funcional que inclusive eu mesma uso.

Invista em seu perfil profissional

Existem maneiras de você compensar sempre algo em seu currículo. Por exemplo: você pode compensar a falta de experiência com conhecimento aprofundado na área que pretende se candidatar. Ou pode compensar a ausência de cursos especializados com uma boa descrição de suas competência e como ela ajudou a empresa anterior a crescer ou ganhar mais.

Tudo depende da forma como você coloca e trabalha sua imagem. Uma dica valiosa que nunca dizem para gente é a importância dos trabalhos voluntários para o currículo. Empresas, principalmente as grandes, admiram e dão preferência para candidatos que exercem ou exerceram trabalhos voluntários.

Então, se você sabe fazer algo muito bem, como cortar cabelo, fazer unha ou é um excelente mestre de obras, use isto ao seu favor. Além de ajudar as pessoas, você ganhará pontos valiosos na hora da entrevista.

Ilustração de pessoas

Trabalhe seu Marketing pessoal

Nos dias de hoje é muito importante você estar conectado às redes sociais, mas quando o assunto é conseguir um emprego, a autoridade no assunto é o LinkedIn.

Ela conseguiu unir várias necessidades em um só ambiente. Candidatos querendo ser notados pelas empresas e empresas querendo otimizar a busca por talentos para trabalhar nelas.

Agora que você sabe que é extremamente importante ter uma conta no LinkedIn, recomendo que você faça uma agora ou aprimore a sua.

Elaborei algumas dicas essenciais para você turbinar o seu perfil e se destacar em meio à milhões de outros candidatos, confira!

  1. Esta é uma rede social para profissionais em busca de recolocação ou do primeiro emprego, portanto, comporte-se como um e não use o LinkedIn como usa qualquer outra rede social;
  2. Tenha uma foto de perfil que te valorize. Tire uma foto que deixe seu rosto nítido ou que pegue sua imagem da cintura pra cima. Nada de fotos com cachorros, abraçado ao seu carro/moto ou em galera. Esta deve ser uma foto profissional e merece uma produção extra;
  3. Preencha o máximo de informações de seu perfil que puder com o máximo de detalhamento e novamente JAMAIS INVENTE competências ou experiências;
  4. Siga perfis de profissionais e empresas que você admira na área que pretende trabalhar. Pois eles sempre compartilham oportunidades de empregos pelos perfis oficiais;
  5. Compartilhe matérias e informações relevantes e interessantes sobre assuntos do momento. Empresas estão sempre de olho em que você compartilha. Isso as ajuda a entender mais o seu perfil profissional e saber se você é uma pessoa que está antenada em sua área;

Aos poucos, quando você estiver dominando o LinkedIn, verá como ele, assim como o seu currículo, são ferramentas poderosas para te ajudar a conquistar um emprego novo.

Dicas de cursos gratuitos online

Os cursos de EAD (Ensino a Distância) é a ferramenta do momento. Após democratizar o acesso a educação, os cursos online podem te ajudar e muito a conseguir o emprego desejado.

Existem milhares de instituições de ensino conhecidas com boa reputação que oferecem cursos online de graça. Aproveite esta dica para fazer agora mesmo alguns e depois adicionar ao seu currículo.

Apesar de não serem reconhecidos pelo MEC, esses cursos, se bem aproveitados, podem te dar uma boa base de conhecimento em sua área.

Faça o curso, imprima seu certificado e adicione mais este conhecimento em seu currículo. Este tipo de iniciativa deixa claro para as empresas que você é um profissional interessado em aprender e que não mede esforços para correr atrás do que quer.

E os recrutadores valorizam muito este tipo de proatividade. Portanto, pesquise agora mesmo na internet cursos gratuitos na área que deseja atuar e comece agora a estudar!

Na entrevista de emprego

Onde começar a procurar um emprego

Por muitos anos a maneira que sempre me recomendaram procurar emprego é entregando currículo impresso. Indo de porta em porta nas empresas e torcendo para o recrutador receber. Mas hoje a realidade é totalmente diferente.

Hoje 80% das grandes empresas utilizam portais de oferta de emprego para recrutar novos talentos. Por isso é muito importante você estar onde essas empresas estão.

Com um perfil atualizado no LinkedIn e se cadastrando nos principais sites de vagas de emprego do país. Destas forma, você garante sua presença no mercado online e ajuda os recrutadores a te encontrarem.

No entanto, eu consegui meu emprego atual em uma oferta no site vagas.com. Lá existem muitas empresas oferecendo oportunidades e muitas vezes as pessoas deixam passar por acreditarem que enviar currículo online não funciona bem.

Isso se dá ao fato de muitas empresas ou RHs postarem a vaga e após a pessoa se candidatar, esse recrutador simplesmente se esquecer de dar retorno aos participantes.

Isso acontece muito e deixa as pessoas extremamente frustradas. Mas não desanime! A maior parte das vezes que envie currículo por lá, eu obtive retorno, mesmo que este demorasse meses. O importante é você persistir e não desanimar.

O que fazer antes, durante e depois da entrevista de emprego?

É extremamente importante você se preparar antes da entrevista. A primeira que fiz este ano resultou em minha contratação. Pois, passei praticamente um mês inteiro estudando pela internet maneiras de me destacar e dar bem naquela entrevista específica.

Pois, como era uma vaga que eu estava batalhando há algum tempo. Eu sabia que o nível dos candidatos seriam alto, devido ao porte da empresa.

A minha dica é você usar e abusar dos conteúdos disponíveis na internet para se preparar. Eu assisti basicamente a todos os vídeos de como ir bem em uma entrevista de emprego que estavam no YouTube. Mas três canais foram fundamentais para eu conseguir me preparar que foram:

  1. Como Passar em uma Entrevista de Emprego | 6 Truques comprovados! (O Primo Rico);
  2. Me fale sobre você? Como responder! (Danielle Silva – Driverh);
  3. Principais perguntas e respostas para entrevista de emprego (Adriana Cubas).

O conteúdo desses canais me ajudaram a ter uma postura coerente ao que eu queria transmitir na hora da entrevista. Após a entrevista, sempre me mostrei interessada e disponível para as demais etapas da candidatura.

Além disso, sempre compareci às entrevistas e entreguei os testes propostos no dia e horários marcados. Isso é extremamente importante, pois sua pontualidade demonstra o nível de comprometimento que você tem àquela vaga e com a empresa.

A busca ainda continua

O importante neste processo é você não desistir na primeira negativa de uma oferta de trabalho. O processo é longo, cansa e às vezes da vontade de desistir mesmo, mas não faça isso.

O que você precisa ter em mente é que existem milhares de outras pessoas tão empenhadas quanto você procurando sair o melhor possível. Portanto, aproveite o tempo que você tem para investir em sua especialização e aprenda a se diferenciar dos demais candidatos.

Com tempo e prática, você estará tirando as entrevistas de emprego de letra e encontrará o caminho das pedras para sempre se recolocar da melhor maneira a medida que sentir necessidade de mudar de emprego.

E aí, gostou deste conteúdo e ele foi útil para você? Então compartilhe com seus amigos e familiares que também estão procurando um emprego novo. Não se esqueça de deixar nos comentários suas dicas de como conseguir um emprego. Compartilhe com a gente suas experiências!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

4 comentários

  1. Clara says:

    Excelente seu texto! Adorei suas dicas! E parabéns à você por ter conseguido seu emprego com sua dedicação e preparo! Bjs!!

    1. Muito obrigada pelo carinho.
      Sim, eu decidi compartilhar minhas experiências que deram certo pra tentar ajudar as pessoas!

  2. Seu post é de utilidade pública, Carla! Adorei…
    Vou assistir os vídeos sobre a entrevista, vai ser bacana para ir treinando para uma próxima. Ultimamente até tive uma e ganhei a vaga, mas me senti muito insegura e despreparada, mesmo tendo lido e pesquisado técnicas.
    Ótima semana para você!

    1. Oi Bruna, tudo bem?
      Menina, muito obrigada pelo carinho viu?
      Essas dicas eu gostaria de ter recebido, sei lá, uns 5 anos atrás? Mas enfim. Hoje vejo a oportunidade de ajudar mais pessoas sem aquelas dicas óbvias com dicas reais que foram postas em prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *