Produtos para Cronograma Capilar
Lifestyle

Cronograma capilar: o que é e como montar o seu!

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes de cronograma capilar, mas nem faz ideia do que seja e pra que ele serve, não é mesmo? Neste post vou tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e mostrar como eu montei o meu e como você pode criar o seu. Confira!

O que é um cronograma capilar?

Cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que consiste em utilizar mais de um produto para o tratamento. Durante este período você deve montar um calendário que seguirá a ordem das necessidades que seus fios apresentam, que pode variar entre:

  • Hidratação;
  • Fortalecimento;
  • Restauração;
  • Nutrição;
  • Reconstrução capilar.

Ao identificar quais tratamentos os seus fios mais necessitam, você planejará o calendário de cuidados e vai intercalar cada um entre si. A seguir vou te mostrar como você pode montar seu cronograma capilar.

Como montar seu cronograma capilar?

Antes de montar o seu cronograma capilar, é importante você consultar um profissional e entender quais as reais necessidades que o seu cabelo tem. No meu caso, foi identificado que o meu precisava de: nutrição, hidratação e restauração.

Com essa informação em mãos, pesquisei os produtos mais indicados para cada etapa e que também coubessem no meu orçamento.

Pois a medida em que você pesquisa sobre, vai descobrir que existem produtos a partir de R$10 e até R$1 mil. Tudo vai depender do quanto estiver disposta a pagar e em quanto tempo vai querer ver esses resultados.

Infográfico capilar

Desta forma, montei meu cronograma vacilar da seguinte forma. Como lavo meu cabelo apenas 2 vezes na semana, eu comecei a rotina com uma hidratação mais intensa. No entanto, os 15 primeiros dias investi no produto da Lola Cosmetics tanto para hidratar quanto pra finalizar meu cabelo.

Lembrando que, a intensidade do tratamento vai depender da situação que se encontra o seu cabelo. Por exemplo: pessoas com cabelos danificados por química ou em transição capilar, vão precisar intensificar o tratamento mais vezes na semana.

Dream Cream da Lola Cosmetics

L'Oreal Expert

Kérastase Nutritive

Portanto, iniciei esse cronograma justamente porque meus cabelos sofriam com a falta de cuidados com eles. Foram anos de exposição ao calor de secador e chapinha sem nenhum cuidado.

Nas semanas seguintes intercalei o uso dos cremes da Lóreal e da Kérastase uma vez a cada três usos do da Lola. Isso porque neste momento a hidratação é o meu foco principal. Além disso, você pode usar um calendário e marcar nele os dias de cada tratamento. Assim, fica mais fácil controlar a intercalação entre cada um.

Quais produtos usar no cronograma capilar?

Cremes para cronograma capilar

A resposta é: depende. Tudo vai depender da atual necessidade que seus fios têm. Se for de hidratação, restauração e nutrição, como os meus, você deverá investir em cremes com essas propriedades.

Os cremes que escolhi para intercalar neste tratamento foram um da linha profissional da L’Oreal Serie Expert e o da Kérastase Nutritive. Foram os que eu encontrei com melhor custo benefício e de indicações profissionais.

No entanto, eu acredito muito no potencial dos produtos da Lola, que já usei e comprovei a eficácia antes, e voltei a apostar nele no meu cronograma capilar com o Dream Cream.

Comprei os meus produtos no site Beleza na Web e outros na Drogaria Araújo. Ambas, mas você pode encontrar todos em lojas especializadas para cabeleireiros ou de conveniência. E não acaba por aí. Os cuidados continuam após o enxugue e foi pensando nisso que também investi em produtos de pós tratamento como:

  • Milk Spray da Lola Cosmetics;
  • Cicatri Renove da L’Oreal;
  • Óleo Extraordinário da Elseve.

Milk Spray Lola Cosmetic

Cicatri Renov da Elseve

Óleo Extraordinário L'Oreal

Porém, é importante lembrar que cada produto foi pensado para atender não só a necessidade do meu cabelo nesse tratamento, mas também respeitando o fato dele ser fino e eu ter a raiz extremamente oleosa.

Lembrando que, é muito importante você comprar produtos específicos pra cada tratamento. Evite aqueles que são 5 em 1. Pois, produtos assim costumam não entregar o resultado desejado e você pode acabar se frustrando.

Qual a ordem correta do cronograma capilar?

Na verdade, não existe uma ordem correta para utilizar seus produtos. O cronograma capilar é flexível e pode ser alterada a ordem dos produtos a qualquer momento.

A medida em que você sente a necessidade de priorizar outros tratamentos, você pode mudar seu cronograma quando quiser. Se achar que em um determinado momento precisa fazer apenas restauração ou só hidratação, não tem problema.

Mas lembre-se, você vai precisar em algum momento inserir novamente os demais cuidados em sua rotina para que seus cabelos recebem os nutrientes necessários para ficar forte e saudável novamente.

Agora que você sabe mais sobre cronograma capilar, não esqueça de deixar nos comentários se você já fez ou está pensando em fazer!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *