Tapete de Yoga
Autoconhecimento

Cuidados com seu tapete de Yoga

Você começou agora em sua prática e quer saber quais os cuidados com seu tapete de Yoga deve ter, então continue lendo este post que eu vou te ensinar tudo o que eu aprendi.

A prática de Yoga exige cuidados para que durante a execução das asanas você não se machuque ou lesione. Dentro desses cuidados está o seu tapetando. Isso mesmo, a forma como você o manuseia, guarda e cuida no dia a dia é decisivo em sua performance.

Então, vamos começar falando do personagem principal desse post: o seu tapete de yoga.

1. Material do tapete de yoga

Quando comecei na prática de yoga, eu nem tinha tapete. Eu praticava no início com um cobertor que tenho aqui, meses depois, quando decidi continuar praticando que decidi comprar meu primeiro tapete de Yoga.

Eu optei por escolher uma opção mais acessível, até porque era início de pandemia e tudo estava surreal de caro. Então, comprei um tapete com acabamento em PVC. Sim, eu sei que não é o material mais ecológico, mas na época eu não tinha conhecimento disso.

Depois de mais de um ano de prática e muita pesquisa, descobri que existiam opções mais sustentáveis de tapetes de yoga. Foi aí que encontrei essa marca Yogateria, onde comprei meu tapete de yoga em PU ou borracha ecológica.

Depois de muito tempo de uso do meu antigo tapete em PVC, minha pele começou a desenvolver uma alergia, coçando e descascando. Descobri que meu atrito com o tapete que causava isso. Por isso é importante investir em tapetes de qualidade, mesmo que você esteja só começando.

Cachorro olhando pra baixo

2. Higienização do seu tapetinho

Quando comprei o meu tapete de yoga novo, o fabricante recomendava a higienização com sabonete ou detergente neutro e água, apenas. No entanto, acabei comprando esse higienizador de tapete de Yoga no site da própria Yogateria.

Além de deixar um cheirinho delicioso no tapete, o higienizador tem propriedades calmantes, que deixam o espaço ainda mais convidativo para a prática. Além disso, o limpador de met ajuda a limpar não apenas a sujeira física, mas a energética também. Pois em sua composição, estão apenas ingredientes naturais e sua fórmula não contém álcool.

3. Como não escorregar no seu tapete de yoga

Quando o assunto é prática de Yoga, ter segurança na hora de executar as posições (asanas) é muito importante. Pois, ninguém quer se machucar ou lesionar durante a aula. E é neste momento que acontece algo muito comum: a gente escorregar no tapetando.

Isso mesmo! Escorregar durante a prática de Yoga é muito comum e isso acontecia muito comigo e eu não entendia o porquê. Quando eu executava a posição igualzinho ao que a professora mostrava.

Se isso acontece também com você, então você provavelmente está cometendo o mesmo erro que eu cometia antes: não aplicar pressão suficiente nos pontos de apoio.

Prancha no Tapete de Yoga

Se você escorrega durante sua prática, experimente colocar mais pressão nas palmas das mãos, joelhos ou pés, durante a prática e veja o resultado.

A Yoga é para isso também, ter mais atenção ao que fazemos durante a prática, por que determinada coisa acontece e procurar entender aquilo e corrigir.

Yoga é conhecimento e entender o que acontece dentro e fora do seu tapete é muito importante para o seu desenvolvimento pessoal!

4. Mantenha seu mat de yoga bem guardado

Após utilizar seu tapetinho, é muito importante você guardar o seu onde ele fique longe:

  • exposto à luz solar direta;
  • umidade excessiva;
  • longe de animais de estimação.

A exposição à luz solar irá danificar o tecido do seu tapete, seja ele de borracha natural (PU) ou seja ele de PVC ou cortiça. Mantenha seu tapetinho num local arejado e de preferência longe da exposição direta como janelas.

Já a umidade pode causar um problema que deixará seu tapete inutilizável que é o mofo. É muito comum deixarmos os tapetes expostos ao tempo ou guardados em armários ou fechados em bolsas. Se você utiliza pouco seu mat de Yoga e precisa deixá-lo por mais tempo guardado, envolva seu tapete em um plástico e depois o guarde dentro da sacola própria ou do seu armário.

É também importante você só guardar seu tapete de yoga após a prática, mais ou menos uma hora após utilizar-lo. Se você transpira muito, o suor terá o mesmo efeito que guardar seu tapete molhado ou deixá-lo exposto à umidade excessiva.

Mas quando o assunto é cuidar do seu tapete, deixar longe do seu bichinho de estimação é a recomendação mais importante. Isso porque, o seu pet pode entender que o tapete é um objeto de uso dele e pode acabar arranhando, rasgando ou o comendo.

É sempre bom ficar muito atento em como cuidados do nosso tapetinho para que a vida útil dele se prolongue ao máximo possível.

Se você gostou deste post ou achou útil, deixe nos comentários o que mais você acha importante com os cuidados do seu tapete de yoga e quais cuidados você toma com ele!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.