Jornalismo de Revista
Livros

Jornalismo de Revista – Uma resenha técnica

Neste livro, Marília Scalzo em Jornalismo de Revista apresenta um apanhado geral do funcionamento de uma revista até o encerramento de seus trabalhos.

Apesar de sucinto, este livro foi de uma ajuda e tanto na hora de fazer meu TCC. Pois como estava abordando os estudos de casos das revistas Realidade e O Cruzeiro. Entender o porquê uma publicação de grande tiragem e sucesso acaba do dia para a noite foi fundamental.

O que é o jornalismo de revista

Esta obra eu recomendo para quem estuda jornalismo, ou comunicação no geral e para quem quer entender o processo de criação. Pautas e publicação, e o funcionamento da dinâmica de uma revista.

Porque no imaginário coletivo, uma revista que é famosa, vende muitas tiragens é uma revista forte. Mas nem sempre é assim. Muitos fatores contribuem para o fechamento de um editorial de sucesso, como foi o caso da Realidade.

Questões políticas e econômicas são sempre os primeiros fatores a se pesar na hora de parar a circulação de uma revista.

Jornalismo de Revista é uma leitura interessante e muito esclarecedora. No meu caso, não sei para quem deseja ter este livro que é bem técnico ao meu ver. Ele será grande valor, assim como foi para mim.

Marília Scalzo

Uma publicação sobre publicações

Como disse no inicio deste texto, a obra é um exemplar bem resumido, que provem de uma coleção da editora Contexto. Com mais 31 outras publicações, todas voltadas para a temática do estudo sobre o jornalismo.

Contudo, se você tem interesse no tema, gosta de revistas, e quer aprender um pouco sobre o funcionamento de uma linha editorial. Este livro talvez seja a melhor indicação que posso fazer. Com ele, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais de um processo editorial,

A leitura é bastante rápida, pois o texto da autora, que também é jornalista, descreve de forma simples teorias da comunicação que permite ao leitor leigo uma compreensão
imediata.

Marília Scalzo

Conclusão

Apesar de bem explicativo, o livro não conta de maneira aprofundada outros aspectos  que podem levar ao fechamento de publicações famosas. Mas através dele, conseguimos ter uma ideia de como funciona este mercado editorial que antes foi muito concorrido e rico.

E aí, o que acho de conhecer um pouco mais da história do surgimento e fechamento de edições de sucesso? Se você já leu Jornalismo de Revista ou outro livro da Marlia Scalzo, deixe nos comentário a sua opinião. Vou adorar saber o que outras pessoas acharam dos livros da escritora! Ah, e não se esqueça de conferir o meu trabalho lá no Pintrest.

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *