Peguei este livro de Charles Bukowski na minha conta do Prime Reading. Um dos benefícios que a Amazon oferece ao assinamos a Amazon Prime.
De tempos em tempos, títulos clássicos e famosos aparecem na estante para podermos baixar de graça.
Faz tempo que eu tenho vontade de ler algo da obra de Bukowski e conhecer sua escrita. Até tenho aqui na estante um livro que comprei há muitos anos, “As pessoas parecem flores finalmente”. E como este volume apareceu no Prime Reading, aproveitei para fazer dois testes: o do Kindle que comprei e conhecer a obra.
Charles Bukowski: Você fica tão sozinho às vezes que faz sentido
Sempre que via booktubers indicando Bukowski, fiquei com curiosidade de conhecer o autor. Mas, ao começar a ler este livro, não consegui entender porque tanta gente gosta de Charles Bukowski. Diferente de tudo que já li, seu estilo de escrita é bem, tosca e sua. Não consigo pensar em outros termos para definir seu estilo.
Linguagem imprópria, violência e um pouco de baixaria são alguns componentes das obras dele. Aliás, a linguagem utilizada em seus textos lembra muito os filmes de Quentin Tarantino, mas especificamente em Pulp Fiction.
Este não é o tipo de literatura que me agrade, mas tentei evoluir na leitura para trazer esta resenha aqui. Em ambos os livros, abandonei a leitura com um pouco mais de 50 páginas lidas.
Outro ponto que me incomodou bastante na leitura das obras de Charles Bukowski é o fato de sua escrita ser bastante fragmentada. Os versos, pelo menos estes traduzidos em português, se quebram em poucas palavras em uma linha.
Algumas frases com no máximo 3 palavras. Não sei se é algo proposital, mas sei que esse estilo do Bukowski de escrever me incomoda bastante. Além dos outros aspectos que citei anteriormente como linguagem vulgar e também esteriótipos machistas que ele reforça em alguns poemas.
Vale a penas ler Bukowski?
Recomendar qualquer obra do Charles Bukowski para leitores assíduos, creio que não seria interessante. A não ser que você goste especificamente desse estilo Tarantinesca de Sim City versão literária, aí sim, pode investir sem medo.
Caso você esteja começando agora no universo dos poemas, recomendo algo com uma estética mais clássica como Cecília Meireles, Carlos Drummond ou mesmo Emily Dicksin (poeta americana).
Mas é claro, tenho que fazer uma ressalva, não é que eu não queira que nenhum iniciante na literatura jamais leia Bukowski, pelo contrário. Acredito que devamos ler de tudo um pouco, para conhecer nosso estilos, escritores e moldar nosso gosto literário.
O que eu digo aqui é começar pelas escolas literárias tradicionais e a medida que você tiver refinado mais seu gosto pela leitura, ai sim, terá mais capacidade de julgar a estética e qualidade de obras como esta de Charles Bukowski.
Agora quero saber de você: já leu algum texto ou livro de Charles Bukowski e gostou? Se não gostou, me conte nos comentários o que mais te incomodou, quero saber se você pensa como eu ou se tem um ponto de vista diferente!
Leave a Review