Leitura simultânea: como se organizar

Leitura simultânea

Ano passado eu resolvi fazer algo na contra mão do hábito de leitura de muitas pessoas. Decidi ler em menor quantidade para que eu pudesse aproveitar ao máximo a história. Porque de nada adianta eu querer bater uma meta pessoal e deixar pontas soltas em minha leitura simultânea.

Houve um tempo em que eu me cobrava justamente isto: ler cinco ou mais livros e vários artigos por mês, mas isto é bobagem. Gosto de ler imaginando os cenários e o que os personagens fazem, e não correr os olhos por uma página e vira-la.

Como havia explicado neste post, livros custam caro demais para serem devorados em questão de horas ou dias. Por isto eu decidi diminuir meu ritmo de leitura.

A primeira vez em que decidi realizar esta leitura simultânea foi em uma maratona literária que realizei. A única vantagem que vejo nesta modalidade de leitura é quando temos volume e prazo para ler.

Um exemplo disto é quando estamos na faculdade escrevendo nosso TCC, aí precisamos ler vários livros e artigos simultaneamente.

Já que os prazos de entrega dos fichamentos e do tempo de leitura são sempre muito curtos, a leitura dinâmica e simultânea é a única alternativa. Mas neste caso fui eu quem decidi ler estes três exemplares ao “mesmo tempo”.

Leitura simultânea

A escolha das obras para minha leitura simultânea

  • A vida como ela é – Nelson Rodrigues
  • Pó de Lua – Clarice Freire
  • Um teto todo seu – Virginia Woolf

Optei por três estilos literários diferentes para dar inicio à leitura que não brigam entre si. Um livro de crônicas (Nelson Rodrigues), um de poesias (Clarice Freire) e um de ensaios (Virginia Woolf).

Isto porque, são temas que não exigem linha cronológica de leitura, não correrei o risco de me perder em alguma história.

Decidi dar uma parada na leitura de A vida como ela é por motivos de: as histórias ficaram pesadas demais. Daí decidi dar início à leitura dos ensaios de Um teto todo seu e finalmente conhecer Virginia Woolf.

São leituras que têm um ritmo mais lento, podendo ser pego num dia qualquer, parar em outro e só voltar muito tempo depois sem que haja perda de entendimento.

Já com o Pó de Lua eu acabei pegando mais por curiosidade e por achar bonitinhas as ilustrações da autora. Ele é daquele tipo de livro que você lê sem nenhum compromisso, apenas aprecia as frases, sabe?

Eu costumo intercala-lo com as leituras de Nelson Rodrigues para aliviar a barra um pouco.

Maratona literária

Maratona literária

Dicas para se organizar na hora da leitura simultânea

Pesquisando por blogs e em canais literários do YouTube, não encontrei muita referência sobre este tema. Geralmente as pessoas fazem maratonas literárias e pronto. No entanto, eles não explicam suas técnicas de leitura simultânea, apenas dizem que leem muito e só.

Mas durante esta minha pesquisa consegui encontrar umas dicas bem legais, pode conferir aqui, sobre como ler muitos livros ao mesmo tempo. Apesar de não concordar com alguns tópicos da lista, deixarei as minhas dicas a seguir para quem quiser adota-las.

  1. Diversifico os gêneros que quero ler. Ex: poesia, drama, ficção e romance.
  2. Dedico algum tempo do seu dia apenas para ler (sem internet e celular por perto).
  3. Leio apenas aquilo que me dá prazer e não insisto numa leitura cansativa ou ruim.
  4. Não leio resenhas sobre as obras escolhidas. Prefiro deixar que as histórias me surpreendam.
  5. Histórias sempre nos ensinam algo. Por isto, durante a leitura tenho sempre um papel e caneta por perto.
  6. Tenho um ritmo próprio. O meu é nunca fechar o livro sem terminar um capítulo, página ou parágrafo.
  7. Sempre que termino um livro eu escrevo uma resenha num caderninho, assim fixo bem a história.

Maratona literária

Maratona literária

Resumo da obra

Ao ler varias obras simultaneamente é muito importante fazer marcações. Não digo apenas as páginas, mas frases e parágrafos que possam lhe interessar numa pesquisa futura.

Eu costumo usar flags de plástico, pois tenho aflição de livros rasurados ou com dobras de marcações anteriores. Por isto ando sempre com meu caderno de notas, um pacote de flags ou post it e uma caneta.

A maioria das vezes durante as leituras surgem dúvidas ou questionamentos, por isso o caderno. Nunca deixo pra anotar depois, o depois pode ser esquecido ou confundido, já que estamos lendo vários livros ao mesmo tempo.

Lembre-se, as marcações são estritamente importante em leituras simultâneas, já que elas serão as responsáveis por guia-lo numa pausa ou ao encerrar momentaneamente aquele parágrafo ou página.

Estas são as minhas dicas que eu quero compartilhar com vocês a fim de ajudar quem tem dificuldades em ler muitas obras ao mesmo tempo ou mesmo não faz ideia de como faz-la.

Porque de difícil não tem nada, basta um pouco de prática e paciência. Só assim você conseguirá se organizar em tão pouco tempo, e quanto menos esperar  fará disto um hábito.

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.