Argila verde para skincare
Lifestyle

Como eu inseri a argila verde na minha rotina de beleza

A argila verde possui muitas propriedades  benéficas para pessoas que têm pele oleosa, como a minha. Descubra quais os seus benefícios eu consegui extrair com minha rotina de beleza!

Pele acneica

Quem acompanha o blog, conhece o histórico complicado que tenho com minha pele do rosto.

Depois da adolescência, tive um severo problema com acnes. Eu não tinha uma rotina de cuidados de pele. Até porque tudo que passava no rosto doía por conta da sensibilidade.

Para as espinhas aparecerem não tinha época ou motivo. Elas vinham aos montes e permaneciam inflamadas por meses. Quando sumiam, deixavam manchas escuras.

Com o tempo, acabei descobrindo a origem do problema, tratei e hoje  continuo me cuidando, porque não quero voltar a ter aquele problema de antigamente.

Cuidados de skincare

Minha história com o skincare começou de forma tímida. Nunca fui de usar muitos produtos e nem de investir muito dinheiro. Sigo apenas o que os dermatologistas me recomendam e pronto.

Porém, pesquisando mais sobre produtos e tratamentos, vi que muitos produtos e ativos que não conhecia antes eu utilizo hoje.

A argila verde é um desses produtos que acabei inserindo em minha rotina de beleza. Natural e com muitos benefícios para peles oleosas, antes de usar, fui na internet pesquisar quais seriam esses benefícios. E encontrei isso:

  • reduz os poros dilatados;
  • calmante para peles sensíveis;
  • controla a oleosidade;
  • tem propriedade antioxidante;
  • ajuda no tratamento de cravos e espinhas.

Essas foram as principais características que encontrei na maioria dos posts que li. Mas depois de um ano fazendo tratamento com a argila verde, o que será que eu achei?

Separando a argila

1 ano utilizando a argila verde

Bom, passado todo esse tempo, acredito que tenho um veredito pra dar para vocês. No entanto, a situação é a seguinte: fora aqueles problemas persistentes de acne que eu tinha, minha pele ficou bastante sensível por conta da acne.

Isso me levou a buscar tratamentos menos abrasivos, como realizar limpeza profunda de pele apenas uma vez ao ano e evitar peeling ácidos.

Sem falar na depilação facial. uma informação importante é que: há mais de um ano eu também parei de usar depilador facial em creme e passei a me “barbear” com lâmina mesmo.

Contudo, a combinação dessas duas práticas fez com que minha pele ficasse menos irritada e com a oleosidade mais controlada, mesmo em épocas de calor intenso.

A argila verde não removeu os cravos que tenho na pele e ainda não diminuiu meus poros dilatados.

Mas sinto que a textura e a maciez do meu rosto estão mais evidentes quando os tocos. Além do mais, a argila verde tem se mostrado um poderoso esfoliante facial.

Cuidados ao utilizar a argila verde em sua rotina

Comecei aos pouso utilizar a argila verde em minha rotina. Uma vez por semana eu tirava para fazer meu ritual de beleza. Porém, percebi que essa quantidade não era suficiente.

Desta forma, fui ampliando a quantidade de vezes que aplicava argila verde no meu rosto. E assim descobri que podia utilizá-la mais vezes e em outras áreas.

No entanto, isso só foi possível porque descobri sua propriedade propriedade calmante, também aliviava a coceira de regiões onde tinha picada de pernilongos.

Hoje aplico a máscara de argila 3 vezes por semana e tenho notado melhorias em minha pele, como:

  • A oleosidade do rosto diminuiu mais ainda;
  • as espinhas secam mais rápido;
  • a pele absorve melhor os cosméticos.

Aplicação e indicação de uso

O melhor método que achei para aplicar argila verde no rosto é fazer uma mistura pastosa e consistente. Para uma medida de colher de sopa, utilizo duas colheres e meia de água filtrada ou potável.

Misturo até que a argila fique homogênea e sem pelotas e aplico direto no rosto com um pincel de língua de gato. Que eu utilizo apenas para este fim.

Caso você não possua um pincel desses, pode aplicar direto com os dedos. Só tome cuidado para não deixar uma região mais concentrada que a outra.

Proporção de 1 colher de argila para 2 e meia de água potável

Mistura homogênea da argila

Quanto a indicação, bom, eu acho complicado eu falar esse tipo de coisa. No entanto, apenas um dermatologista pode dizer se é ou não apropriado você utilizar e quais são as contra-indicações para cada caso.

Portanto, se você assim como eu, não possui restrições, se joga na argila verde e a use para realizar seu ritual de beleza e ter um momento de relaxamento para sua pele e mente.

Se você gostou deste post, não deixe de conferir mais imagens que separei exclusivamente sobre o assunto lá no meu Pinterest!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

2 comentários

  1. Romeu Corrêa Júnior says:

    Adorei. Bravo. Bjs. Me liga. Saudades.

    1. Oie!
      Você sabia que homens também podem e devem usar? Ela é ótima para os dias quentes, colocar essa mistura geladinha no rosto. Não tem coisa melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *