Como torrar café
Receitas

O guia de como torrar café em casa em três passos simples

Para todos os apreciadores de um bom café puro e de qualidade, não é qualquer marca que oferece um sabor de qualidade. Neste texto ensinarei o passo a passo simples de como torrar café em casa. Pois assim como eu, há muitas pessoas querem aprender o processo para saborearem um café genuinamente puro.

A gente sabe que esses cafés que compramos nos mercados tem pouca ou quase nenhuma pureza. Isto que dizer que: no processo da moagem as marcas adicionam ítens como feijão, milho, folha do pé de café e até mesmo a casca do grão.

Tudo isso para que o produto renda mais. No entanto, estas impurezas prejudicam o sabor real do grão, muitas vezes mascarando defeitos dele.

Isto acontece porque nos acostumamos a tomar café de má qualidade e quando nos deparamos com um produto especial, achamos doce demais, fraco ou até mesmo sem gosto.

Foi por isso que ano passado decidi aprender a torrar o meu grão de café em casa. Além de ser um processo simples, ele é barato e muito mais saudável. Acreditem: vocês nunca mais vão querer saber de comprar o pó de café no mercado.

Café torrado em casa

Como torrar café pela primeira vez

Quando decidi torrar meus grãos verdes recém colhidos, fiz muita pesquisa em perfis especializados. Sempre achei que torrar café era algo complexo e que poucas pessoas sabiam fazer isso.

No entanto, você se assustará em ver como é simples. Para torrar o café você irá precisar de uma panela de espessura média. Nem muito fina como as frigideiras nem muito grossa e uma colher.

  1.  Adicione os grãos na panela e mexa sem parar;
  2. O café começará a dar muita fumaça, por isso é importante mexer para que o grão não queime;
  3. Adicione nesta etapa uma essência ou tempero de sua preferência;
  4. Quando ele começar a fazer barulho de estalos (tipo pipoca), adquirir uma cor marrom escura e estiver brilhando é hora de desligar o fogo.

O processo num todo não leva 10 minutos. Isso claro, se você não for torrar café em grande quantidade. Eu geralmente torro 500g por vez e rende para um mês.

Caso você não tenha um moedor de café, pode moer seu grão no liquidificador. Apenas tome cuidado para não triturar demais e passar do ponto para seu tipo de coagem.

Grãos torrados

Moendo café torrado

Como torrar café em casa

Criando seu blend de grãos

Ë isso mesmo, você não leu errado. Criar grãos de café com aquele blend especial não é tão difícil assim. Lembra que eu citei no tópico 3 que você pode adicionar temperos ou essências a gosto? Pois bem, essa mistura garantirá que seus grãos absorvam um gosto diferenciado e fiquem com aquele sabor de café especial. Tipo aqueles que a tente paga caro para poder experimentar.

Acrescentar especiarias é uma forma de você deixar seu café com uma identidade única. Polvilhar canela, cacau em pó ou até mesmo moer um pedacinho de fava de baunilha, garante um gostinho todo especial ao seu grão.

Só fique atento ao momento do processo, onde a especiaria deve ser adicionada antes da torra ser concluída. Assim você garante que o grão irá incorporar o sabor na medida sem ficar artificial.

Benefícios da torra caseira

Torrar café em casa te dá a garantia de que você estará saboreando um legítimo grão puro e fresco. Além de saber que você está tomando apenas café, você pode moer e coar na hora seu cafezinho.

O que acaba tornando a experiência e o sabor ainda mais gostosos.

A casa fica impregnada com o aroma do café e te deixa com uma sensação de leveza. Pode parecer bobagem, mas tomar algo que você preparou do inicio ao fim, não tem preço.

Aliás, tem preço sim, pois acabo economizando já que o pó de café do mercado é bem mais caro e inferior ao torrado em casa.

Custo benefício de torrar café em casa

Bom, além do cheirinho maravilhoso que é do café torrado, nada melhor do que poder consumir um café de qualidade, onde você tem o controle do processo. A torra caseira garante que você irá consumir grãos de alta qualidade e com a torra na medida que seu paladar merece.

Nada de grãos de milho, feijão e insetos na mistura do seu pó. Quando você aprende a torrar café em casa, nunca mais vai querer saber de outros tipos de café de supermercado. Que convenhamos, a gente consome tudo ali, menos café.

Processo de aprendizado

Havia muito tempo que eu queria aprender, mas me faltava motivação. Mas agradeço de coração à Simone do Café com Arte, que ao publicar alguns histories me deu esse empurrãozinho.

Para ver com detalhes um pouco do processo que realizei aqui em casa, deixei salvo nos destaques do meu Instagram alguns vídeos. Recomendo que passem lá para saber como foi fácil fazer a torra.

Espero que tenham gostado deste post e que possam agora a torrar o café em casa sem complicação. Deixe nos comentários alguma dica sobre a torra ou técnicas que queira compartilhar conosco!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.