6 benefícios da comida congelada

Se você acredita que comida congelada é coisa de gente preguiçosa ou que faz mal à saúde. Então, vou mostrar para você 6benefícios que a comida congelada tem e porque você deveria adotá-la em sua vida. Garanto, você irá se surpreender!

Já pensou em quantas vezes você teve de jogar fora comida porque ela estragou? Ou mesmo deixou de levar uma refeição mais saudável para o seu trabalho porque não tinha tempo de cozinhar?

Pois bem, este tipo de situação acontece com mais frequência que imaginamos. O desperdício e má alimentação são consequências da má administração alimentar. No entanto, neste post, vou falar de 6 benefícios da comida congelada e como ela pode facilitar nossa vida e aliviar nosso bolso!

1. Comida congelada para o dia a dia

Vejo no dia a dia, que o hábito de levar comida de casa ainda não é a principal prioridade do brasileiro. Afirmo isto, porque quando vou trabalhar, vejo muitas pessoas comendo em restaurantes do que levando seu lanche.

Se tem uma coisa que aprendi quando comecei meu tratamento endocrinológico é que precisamos ter cuidado com o que consumimos. Além do almoço, temos os cafés da manhã e lanche da tarde, que se provam verdadeiras tentações.

Mas, se sua desculpa for de “não tenho tempo para cozinhar” eu lhes digo: não precisa cozinhar todos os dias. Antes da pandemia, eu reservava um dia da semana, geralmente os domingos, e fazia minhas 5 marmitas da semana.

Enquanto que na sexta-feira já comprava os ingredientes dos lanches da outra semana. Tudo aquilo que eu podia congelar, eu congelava, desde marmitas a frutas e verduras. Tudo para manter o alimento com suas propriedades nutricionais.

Desta forma, eu garantia comida saudável a semana toda, e no final do mês, sobra dinheiro no meu Ticket para comprar o que eu quisesse.

2. Evita o desperdício

Alguns tipos de alimentos, principalmente frutas, são altamente perecíveis. Dependendo da quantidade que você compra e não consegue consumir, com certeza o destino desse alimento será o lixo.

Para evitar esse tipo de situação, desde que passei a congelar todos os alimentos possíveis aqui em casa, consegui zerar o desperdício. Desde então, pude garantir que tenha sempre frutas e verduras para preparar os meus pratos. Dentre as comidas que mais congelo estão:

  • Banana;
  • Peixes;
  • Brócolis;
  • Morango;
  • Folhas de hortelã.

Muitas pessoas dizem que comida congelada não é a mesma coisa que a fresca, que perde suas propriedades. Mas na verdade, existem muitos mitos sobre congelamento de comidas.

A verdade é que, sempre que possível, devemos comer comidas frescas, pois é mais saborosa sim. Mas agora, dizer que comida congelada não conserva os nutrientes, isso é um grande mito.

As comidas congeladas ganharam má fama, pois a gente sempre lembra de refeições industrializadas que compramos congeladas. Isso não tem nada a ver, pois o congelamento de comidas é uma excelente forma de conservar alimentos por um prazo de validade maior.

Frutas, legumes e até mesmo laticínios, eu posso deixar congelados por até três meses. Pense numa banana, que amadurece e fica podre muito rápido. Eu posso estender sua validade por meses.

Assim como polpa de frutas e pratos que preparamos no dia a dia. Pois, se você não os jogar fora, quer dizer que não precisará gastar mais dinheiro comprando mais comida.

3. Torna sua rotina alimentar mais prática

Praticidade é o que muitas pessoas desejam ter no dia a dia. Pois, quem trabalha fora, estuda e ainda chega em casa e precisa de cuidar de tudo, você precisará facilitar em alguma tarefa. E geralmente, as pessoas acabam sacrificando a qualidade alimentar para ganhar tempo para outras tarefas.

A curto prazo, esse sacrifício pode funcionar, mas a médio e longo prazo, a nossa saúde e até mesmo qualidade de vida vão acabar comprometidos. Então, se você precisa de uma ajudinha para tornar sua rotina alimentar mais prática, invista um ou dois dias da sua semana para preparar o cardápio da semana, quinzena ou mês.

Desta forma, você estará otimizando seu tempo de maneira inteligente e mantendo sua saúde em dia. Dedique menos tempo às redes sociais, a TV ou tarefas que não agreguem muito à sua rotina para você preparar sua comida congelada e poder colher os benefícios no futuro.

Você verá que esse “sacrifício” valerá a pena, em um dia que você chegar cansada em casa e abrir seu freezer e encontrar alimentos de qualidade e saborosos prontos para serem aquecidos e consumidos.

Frutas congeladas

4. A melhor opção para o seu bolso

Já falei aqui como o desperdício pode ser doloroso para o seu bolso. Porque se você quer economizar dinheiro para poder se presentear com um almoço fora ou jantar em família, faça compra certa e armazene os alimentos de forma que eles não estraguem. Vou dar algumas dicas de como você pode congelar comida de maneira prática e inteligente!

Sucos e poupa de fruta

Comprou um saco de laranja e não sabe se vai dar conta de usar a quantidade suficiente para que elas não estraguem? Esprema todas as laranjas e prepare um suco concentrado. Congele partes desse concentrado de forma fracionada em garrafinhas em seu congelador. Desta forma, você garante suco natural sempre que tiver um dia quente para fazer e saborear na hora.

Laticínios

Se você é do tipo de vegetal, mas não vai consumir tudo de uma vez? Congele em potinhos hermeticamente fechados e esterilizados. Por três meses você terá sua bebida favorita garantida sem correr o risco dela perde.

Para quem consome leite de vaca não pasteurizado, direto da vaca, para produzir alimentos, é extremamente importante congelar aquilo que você não vai usar. Além de evitar o desperdício, você também previne possível contaminação do leite que pode entrar em contato com bactérias ao manusear uma quantidade desnecessária.

Os queijos também podem se beneficiar do congelamento. Para melhor armazená-lo, rale a peça inteira, fracione em pacotes separados e congele-os. Quando precisar fazer um sanduíche ou pizza, é só retirar antes de usar para que ele descongele em temperatura ambiente.

Vegetais e legumes

São os meus favoritos para sempre ter no congelador. O brócolis em especial, eu gosto de congelar tanto o vegetal quanto a água que uso para cozinhá-lo no vapor. Desta fora, aproveito todas as propriedades do alimento quando for preparar um arroz temperado ou fazer sopa de legumes ou mesmo cozinhar carnes.

Já os legumes, caso sejam orgânicos, eu gosto de congelar com a sua casca. Lavo bem, seco e congelo picados. Mas quando são trangênicos, eu prefiro remover sua casca. Pois a maior parte dos químicos dos agrotóxicos ficam incrustados nelas.

Feijão cozido

Os potes de margarina são excelentes recipientes para armazenar feijão cozido. Pois é a porção exata para preparar numa refeição. Mas se você tiver em casa e preferir, pode armazená-los em vasilhas de Tupperware.

Embutidos

Apesar de possuirem conservantes para durarem período extensos, os embutidos também podem se beneficiar do congelamento. Bacon, presunto e a linguiça calabresa por exemplo, você pode congelar em porções para quando precisar preparar pratos rápidos.

Esses alimentos já mofaram várias vezes aqui na geladeira, mas se eu vejo que não daremos conta de usar a tempo, eu congelo.

Pão

Isso mesmo, os pães também podem ser congelados para que não mofem e você perca seu principal item das refeições. Já experimentamos congelar pães artesanais, ou seja, aqueles que preparamos e não recebem nenhuma adição de conservante.

Para consumí-lo, você pode descongelar e em um tabuleiro colocar a quantidade desejada. Depois hidrate-os borrifando um pouco de água e depois leve-os ao forno para esquentá-los. Eles ficam fofinhos e parecendo novos.

5. Conserva os nutrientes dos ingredientes

Ao contrário do que esse mito sugere, a comida congelada feita em casa conserva muito mais nutrientes. O congelamento de alimentos não só garante seus nutrientes, mas também a textura, cor natural e o sabor.

Você pode ficar tranquila, pode congelar os alimentos sem medo que eles se manterão. Eu por exemplo, assim que chego do mercado, separo uma quantidade de comida que vou consumir na semana e congelo na mesma hora o restante. Assim não fica dúvida, eu congelo comida fresca e garanto 100% de seus nutrientes.

Morangos congelados

6. Comida congelada é uma refeição mais saudável

Congelar seus pratos favoritos é também uma maneira de deixar suas refeições mais saudáveis. Isso porque você passa a consumir menos alimentos enlatados e embutidos. Consequentemente, elimina dos alimentos o sódio e conservantes que fazem tanto mal para nossa saúde.

Por isso, antes de recorrer aos pratos congelados no supermercado, que tal dar uma olhada no que você tem na geladeira e freezer e preparar você mesma? Nem precisa ser para comer hoje, pode ser para quando tiver vontade ou pressa e não puder cozinhar na hora.

Alimentos in-natura congelados possuem mais fibras e conservam melhor seus nutrientes do que os processados. Mas disso você já sabia, não é mesmo? Portanto, valorize e cuide mais do que você já tem em casa, para não ter que desperdiçar e gastar dinheiro comprando o que poderia ter congelado.

Se você gostou desse post e quer fazer receitas incríveis para congelar, a minha dica é: pesquise no Pinterest. Lá possui milhares de receitas práticas para você se inspirar e fazer pra você ai na sua casa, e o melhor, sem desperdício!

4 comentários em “6 benefícios da comida congelada”

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: