yoga para iniciantes
Autoconhecimento

Yoga para iniciantes e o que conquistei em 21 dias de desafio

Você já experimentou conquistar algo que seja positivo para o seu corpo e mente? Em meu último desafio de 21 dias de yoga para iniciantes, eu consegui superar ainda mais. Quer saber mais? Então me acompanhe neste depoimento!

Há mais de um ano, quando comecei a praticar Yoga, tinha uma ideia muito distorcida do que realmente a prática é. Tinha na cabeça exatamente tudo o que os professores dizem ser os estereótipos yogs.

Assim como você pode pensar a mesma coisa, como:Yogaé só  paéra quem é zen, calmo, magro e tem equilíbrio físico e metal. Sendo que na verdade o Yoga é para todos.

Em janeiro, finalizei mais uma série de desafio de 21 dias de Yoga com a professora Pri Leite. Sendo que o primeiro eu fiz com ela lá em meados de 2020, no auge da pandemia.

Por isso, tenho total propriedade para explicar para você, que tem vontade de iniciar na prática, mas carrega todas essas crenças limitantes sobre a Yoga. Portanto, meu objetivo neste texto é te convencer de que sim, a Yoga é pra você e também testemunhar meus benefícios conquistados com a prática, para que possa te motivar ainda mais!

Aulas de Yoga para iniciantes

Antes da pandemia começar, meu ritmo de aulas de Yoga eram duas práticas aos finais de semana. Comecei fazendo aulas no YouTube no canal da Pri Leite Yoga. Eu peguei a playlist dela de Yoga para iniciantes. Porque, eu sou uma iniciante na Yoga e queria conhecer a dinâmica primeiro.

No entanto, senti a necessidade de ter um instrutor me ajudando e ensinando a manter as posturas para não lesionar. As minhas aulas com instrutor se resumia a uma aula semanal em um estúdio perto do meu trabalho.

Esse desafio da Pri Leite é ideal para quem está começando, pois a sequência que ela faz são de asanas bem básicas para quem está iniciando e não tem muita flexibilidade e equilíbrio. Eu, no meu caso!

Esse desafio foi importante pra mim, pois me ajudou a criar o hábito de inserir a prática de Yoga mais vezes na semana durante a pandemia. Que até então, eu não estava fazendo nada, estava em total sedentarismo.

Posições de yoga para iniciantes

Para quem está começando, as posturas podem assustar um pouco, eu mesma costumo me intimidar às vezes vendo fotos de pessoas em poses quase impossíveis de fazer.

No entanto, a Yoga me ensinou que tudo é uma questão de insistir e persistir. Quando comecei, não conseguia manter a pose por mais que 10 segundos. Hoje já consigo ficar na posição por até 12 respirações profundas. Isso porque sempre que tem uma postura que tenho mais dificuldade, eu tento treiná-la até que veja uma evolução nela. E tem dado certo isso.

Alguns dias atrás cheguei a postar aqui no blog, um texto falando de 10 posturas de Yoga para controlar a ansiedade. Listei as poses mais básicas que recorro quando preciso acalmar a mente.

Todas essas poses eu aprendi durante as aulas da Pri Leite e posso afirmar, são asanas básicas que te ajudarão a dar os primeiros passos na prática de Yoga.

Os benefícios da prática de Yoga em minha vida

Desde que iniciei o segundo desafio de 21 dias de Leveza, com a Pri Leite, tenho mantido uma rotina bem disciplinada de alimentação, trabalho e tarefas domésticas.

Retomei minha dieta, prescrita pela minha endócrino, que há muitos anos eu havia abandonado e tenho sentido uma enorme disposição para tudo.

Um dos principais benefícios que a Yoga tem me proporcionado é justamente essa energia, que muitas vezes parece acabar antes de chegar na metade do dia. Depois de fazer uma aula, sinto que minha bateria interna se recarrega e fico pronta pra mais.

Além disso, a Yoga tem sido fundamental para me ajudar a controlar minha ansiedade, e com isso o impulso em comer muito e comer errado. Além claro, da minha postura que melhorou bastante desde que estou praticando recorrentemente.

Contudo, me sinto mais centrada, focada em meus projetos e consistente em minhas tarefas. Se você pensa que Yoga não é pra você, porque você não tem um corpo esguio, não tem flexibilidade ou equilíbrio suficiente para se manter numa postura. Eu te digo: eu também não tinha.

Mas a cada dia de prática, estou conquistando mais equilíbrio e aumentando minha flexibilidade. Com relação ao meu corpo, eu faço o meu melhor e além em todas as aulas.

Tento me superar até onde consigo e não me culpo se não conseguir executar uma asana por muito tempo. Um dia desses a também professora de Yoga que sigo, Raissa Zoccal disse uma coisa muito importante:

Repetição consistente traz aprendizado

Canais com aulas gratuitas de Yoga

Na busca por conhecer e aprofundar mais meus conhecimentos na Yoga, passei a pesquisar mais canais onde pudesse aprender antes de investir numa aula paga.

Desde que me entendo por gente, aulas de Yoga sempre teve um custo muito alto de investimento. Aqui em BH, por exemplo, são poucos estúdios que temos. Mesmo com a popularização da prática, ela continua inacessível para muitos. Por isso valorizo e divulgo o trabalho de quem se propõe a ensinar Yoga de graça na web.

Queria ter a certeza de que é o que quero como estilo de vida e de atividade física. E assim conheci alguns outros canais, onde busco informações sobre a filosofia yog, aulas que vão desde o iniciante até o avançado e meditações guiadas com textos autorais. E estes canais são:

Estes três canais são os únicos que sigo por enquanto. Mas sempre estou pesquisando por conteúdos sobre Yoga para iniciantes ou estudos fundamentais no YouTube.

O canal da Raissa, Yoga Mudar, possui muitas meditações guiadas que sempre estou fazendo, além de aulas de Yoga. O canal dela tem aulas para todos os tipos de estilos de Yoga. Atualmente eu pratico o Hatha, me identifiquei desde o início. Mas no futuro, pretendo experimentar as demais linhas.

E por isso sei que todos estes canais que recomendei, que sigo e pratico as aulas, oferecem essas outras linhas, caso você queira experimentar também.

Para quem está iniciando e não sabe qual linha seguir ou mesmo se a Yoga é o que deseja praticar, esses canais são o passo inicial para você. Se depois, assim como eu, você abraçar e se descobrir um yog, poderá avançar comprando um curso e avançar em sua jornada. Mas isso é assunto para outro post.

Aproveite esses vídeos de aulas de Yoga para iniciantes e comece a praticar em casa hoje mesmo. Depois me conte aqui nos comentários o que achou da sua aula. Ah, e não se esqueça de compartilhar esse texto, para que mais pessoas possam ter mais conhecimento sobre esta prática!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *