Um dia desses estava no YouTube procurando receitas de café coado. Hoje tenho um método de como preparo meu Café perfeito. Achei dicas valiosíssimas vendo tantos videos e aprendi muito sobre café e os diversificados tipos de grãos. Porém a tal receita perfeita não encontrei.
Talvez porque ela não exista mesmo ou talvez porque a receita perfeita está no modo em que cada um prepara o próprio café conforme o seu gosto. Eu por exemplo, gosto de um café mais encorpado, com baixo amargor, mas que deixe um sabor marcante na boa após toma-lo.
É muito complicado conseguir este tipo de resultado utilizando esses cafés tradicionais de supermercado. Já que tenho a convicção de que essas marcas que encontramos à varejo por aí não são grãos torrados e moídos, mas sim a própria folha do grão.
Porque não sei vocês, mas a impressão que tenho é de beber folha de café queimada. Digo isto porque só quem já experimentou tomar café torrado, moído e passado na hora vai entender o que estou dizendo.
Mas foi tentando driblar estes contras que aprendi um método para deixar os pós de supermercado, pois é assim que vou chama-los, mais saborosos e fazer uma bebida mais agradável. Assim espero fazer uma bebida mais próxima dessas que tomamos em cafeterias. A receita que utilizo é referente a uma porção única da bebida que construi a partir destes valores:
Ingredientes e como preparo meu café
- 1 colher de sopa bem cheia de pó de café de supermercado;
- 1 xícara com 300ml de água filtrada e um coador de moletom;
- Coador de pano ou de papel aro 103.
Em um recipiente coloque a água para esquentar. Fique atento para que ela não ferva, apenas deixo começar o processo de ebulição quando surgem aquelas bolinhas no fundo do caneco e desligo. Deixe o café ser coado e pronto. Tenho uma bebida mais palatável.
Não costumo adicionar nenhum tipo de adoçantes. Nem naturais como mel ou artificiais, pois cheguei a conclusão de que esses cafés de supermercado ficam melhores sem eles. Pois a adição de qualquer açúcar compromete o sabor e deixa o café com gosto de melaço.
Foi com a dica de utilizar a agua filtrada que notei a maior diferença. Como dizia o barista que preparou o café: o cloro presente na água da torneira afeta o sabor do café. Não vou dizer que ficou maravilhoso, mas pelo menos com esta receita eu consegui um sabor bem digno.
Quando quero dar um toque diferenciado, costumo ralar um pouco de canela em pau na xícara. E não é que fica muito bom mesmo? O toque da canela melhorando inclusive o amargor profundo do pó, além de ser termogênico.
Segredos sobre o café coado perfeito
Uma dica muito importante que tive de descobrir após muitos erros no processo é: nunca deixe a água ferver na chaleira. Pois, ao deixar a água entrar em ebulição e despejá-la direto no coador, pode queimar seu pó de café. Isso instantaneamente deixa o seu café ainda mais amargo, caso o seu pó seja daqueles extra forte. O ideal é quando começar a surgir bolhas na água, você desligar o fogo e assim coar seu café.
Mas se por algum descuido, e isso sempre acontece, de esquecer a água no fogo e ela ferver, espere até que ela esfrie um pouco. Espere por cerca de um minuto e meio e depois coe normalmente seu café. Assim você garante que o pó de café não queimará e ainda manterá a bebida na temperatura ideal para saborear.
Outra dica valiosa que aprendi com o tempo foi que o café fica com um sabor mais acentuado depois que paramos de adicionar açúcar nele. Mas se for muito pro seu gosto, experimente adicionar um pouco de canela ou mel pra adoçá-lo. Isso modificará um pouco o sabor, mas garanto que será uma experiência diferente e uma alternativa muito mais saborosa que o açúcar refinado.
Adicionando novos sabores ao café
Sei que o objetivo deste post é ensinar como preparo meu café coado perfeito. Porém, não tem como falar de café coado perfeito se não ousarmos criar novos sabores e experiências com nosso paladar. Depois de chegar na fórmula ideal de preparar meu café coado, comecei a experimentar novos sabores em seu preparo.
Além do mel e canela, passei a adicionar outros elementos que deram um toque tão refinado que meu café parecia um gourmet. Daqueles que a gente paga um pouco mais caro pra ter o prazer de tomar algo diferente, como:
- leite de coco ou sorvete de creme para fazer um affogato italiano;
- chocolate 60% ralado com sabores variados como laranja, cranberrie e nozes;
- creme de chantilly com chocolate amargo ralado por cima;
- extrato de baunilha: algumas gotinhas e você consegue adoçar de forma diferente seu café;
- uma camada generosa de creme de avelã no fundo da xícara antes de adicionar o café. É divino;
- leite condensado e cubos de gelo, para fazer um fresh coffee para os dias quentes;
- raspas de limão acompanhadas de cubos de gelo também serve como ótimo café gelado;
- cachaça para os mais animados e corajosos experimentarem o famoso café pingado.
Garanto que ao experimentar esses sabores você nunca mais irá se apaixonar e viciar em preparar diferentes drinks com café. Eu mesma não canso de preparar um frappuccino quando quero algo gelado e saboroso.
Conclusão sobre o meu modo de preparo de café
Agora estou em busca de conseguir fazer um leite vaporizado em casa, sem dispor de apetrechos como mixer ou cafeteira. Mas este assunto deixarei para um post posterior. Porque nele pretendo falar de uma receitinha de cappuccino caseiro.
Além de mencionar outras beebidinhas que costumo fazer para substitui-lo. A medida que eu for experimentando bebidas feitas a base de café, porque sei que essas receitas sõ muito pesquisada.
To querendo seu cafe´, vem aqui em casa fazer? rsss
Passando para te falar que te indiquei num premio super fofo, depois da uma olhada lá no blog
Bjs
Oi Isa… Hora tomar um cafezinho mesmo…
Nossa, adorei a indicação. Muito obrigada por se lembrar de mim e do trabalho que faço aqui no Blog.
Vou elaborar a minha indicação o mais rápido possível!
Que incrível! Obrigada novamente s2