Receita de pão com linguiça calabresa
Receitas

Receita de pão com linguiça calabresa

Hoje você vai aprender uma deliciosa receita de pão com linguiça calabresa para deixar o seu café da tarde ainda mais gostoso. Portanto, se quiser fazer a receita em casa, dê um print nessa tela e mão na massa!

Essa receita de pão com calabresa é mais uma das receitas de minha mãe, testadas e aprovadas aqui em casa. Com uma massa extremamente fofa e fácil de fazer, você, se quiser, pode  fazer a receita como está aqui ou dobrar a quantidade.

Assim como o pão de natal, essa receita de pão com linguiça calabresa eu recomendo que você dobre a quantidade dos ingredientes. Pois, o pão fica tão gostoso que uma receita acaba sendo pouco para servir 4 pessoas em duas refeições. Então, chega de papo e vamos aos ingredientes deste pão!

massa de pão

pão caseiro

Ingredientes

  • 2 colheres e ½ (sopa) de açúcar;
  • ½ colher ( sopa) de sal;
  • ½ xícara de óleo (120ml);
  • 1 xícara e ½ de leite (360ml);
  • 1 xícara e ½ de água (360ml);
  • 20 grs de fermento biológico para pães- fermento seco;
  • 9 xícaras de farinha (pode se um pouco mais);
  • 400 grs. De lingüiça tipo calabresa;
  • Ovo para pincelar;
  • Orégano a gosto para salpicar.

Modo de preparar o pão com linguiça calabresa

Coloque o açúcar, o sal, óleo, leite e água em um caneco, pode ser de alumínio mesmo. Misture bem e leve ao fogo para mornar e reserve.

Em seguida, adicione o fermento numa bacia e acrescente a mistura morna que está no caneco. Misture bem e vá colocando farinha aos poucos. De preferência, vá peneirando  para deixar a massa ainda mais fofinha e amasse bem.

A massa não deve ficar muito dura, o ponto correto é uma massa macia e que não gruda na mão. Caso esteja grudando, polvilhe farinha de trigo aos poucos e misture a massa até que esteja no ponto certo.

Depois de sovar por pelo menos 5 minutos, coloque a massa para crescer em um local com temperatura ambiente e que não haja corrente de ar. Aqui em casa minha mãe costuma deixar a massa envolvida na bacia com toalha de mesa ao lado da geladeira.

pão com calabresa

pão com linguiça

pão recheado

pão recheado com linguiça

Depois que a massa dobrar de tamanho, divida em duas ou 3 partes iguais. Em seguida abra a massa com um rolo e adicione a linguiça calabresa, de preferência ralada bem fina.

Contudo, ao abrir a massa, ela deve ficar bem fininha para facilitar ao enrolar, mas não tão fina ao ponto de rasgar. Vá enrolando como se fosse um rocambole e retire todo ar que possa ficar dentro dela.

Quando terminar, lembre-se de deixar a parte da emenda para baixo. Assim você garante que ela não se abrirá quando estiver assando dentro do forno.

Finalizando

Unte a forma com óleo e deixe o pão crescer novamente coberto e em um local sem circulação de vento. Assim que o pão crescer mais um pouco, ascenda o forno.

Para finalizar, pincele uma gema de ovo em cima dos pães, adicione orégano, a gosto, e coloque o pão em cada forma para assar em um forno pré aquecido a 200º. Deixe os pães de calabresa assarem mais ou menos 50 minutos ou menos e depois é só esperar esfriar para saborear!

Receita de pão com linguiça calabresa

Receita de pão com linguiça calabresa

Viu como a receita de pão com linguiça calabresa é bem fácil de fazer. Siga o passo a passo direitinho que sua receita dará super certo, como mostrei nas imagens do post. Bom apetite!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

2 comentários

  1. Cláudia Corrêa Alves Fernandes diz:

    Receita divina. Eu recomendo.

    1. Da próxima dobra a receita, por favor? Nunca te pedi nada 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.