Leitura dinâmica
Livros

Dicas essenciais de uma boa leitura dinâmica

Estes dois últimos meses têm sido um desafio para mim. Ler menos foi algo hiperativo em minha vida. Além de estar investindo em projetos que não necessariamente tem a ver com o blog, eu percebi que meu ritmo de leitura dinâmica deu uma caída drástica.

Não que isto seja algo ruim, mas foi o que aconteceu. Pois minhas leituras não se limitam a livros. Também consumo conteúdo de revistas, jornais e textos de blogs que costumo acompanhar.

A queda se deu propositalmente, não foi algo que aconteceu inesperadamente. Me ocorreu que, não fazia sentido eu manter uma meta literária de ler X livros todos os meses.

Muito menos fazer maratonas literárias para “desencalhar” leituras antigas. Como estou focada em investir em meu currículo profissional, preferi priorizar os estudos.

Como funciona a leitura dinâmica

Consequentemente esta queda de leitura acabou refletindo aqui na produção de conteúdo do blog. Até fiz um post avisando justamente que escreveria menos. Porque o que me motiva mesmo a escrever aqui são os textos que leio pela internet e resenhas de livros.

Estes materiais são os pilares dos conteúdos daqui do blog. A minha lista na Amazon estava enorme, mas ai fui lá e dei uma limpa em livros que eu estava “querendo” apenas por achar o enredo da história legal. Isto é outra coisa que mudou.

Só compro livros que realmente  despertem uma vontade muito forte de ler e que não seja baseada em simples resenhas no YouTube.

https://www.instagram.com/p/BX0yoNEFOW-/?hl=pt-br

Estou determinada em continuar com este ritmo desacelerado de leituras e escritas por algum tempo, já que minha prioridade no momento é minha vida profissional. Já que o blog não me rende nenhuma fonte de rendimentos, então ele ficará em segundo plano por enquanto.

No entanto, isto não quer dizer que a qualidade do que produzo aqui diminuirá. Pelo contrário, estou diminuindo a freqüência justamente para não comprometer a qualidade. Mas confesso que estou com muitos textos engatilhados e só esperando a hora certa para publicá-los.

Reduzir a leitura para absorver mais

Na contra mão do senso comum, ler menos não quer dizer que estou criando uma campanha de desestimulação à leitura. Pelo contrário. O objetivo aqui é conscientizar as pessoas com relação à qualidade de suas leituras e não a quantidade.

É sabido que grande parte dos conteúdos criados em na internet têm como objetivo arrebanhar cliques. Não importando se o texto ou artigo entregue é relevante, tem credibilidade ou mesmo se é uma noticia real. Isto tem contribuído para o excesso de informação geradas como spam. Com isto o acesso à informações realmente relevantes para o leitor ficam limitadas.

Ler menos pode ser uma solução paliativa ao que os especialistas chamam de disseminação das famosas “Fake News”. Aquelas notícias inventadas através de matérias supostamente verídicas, que têm como objetivo de aumentar o volume de leitores.

Mas o pior disso tudo é que as pessoas sequer se dão ao trabalho de verificar a veracidade do conteúdo. É como se estivessem ligados no modo de leitura automático. É por estas e outras que me torno cética cm pessoas que dizem consumir muita informação no seu dia-a-dia.

Leitura dinâmica para que te quero

Mesmo estando em contra senso da opinião publica, nunca acreditei que a quantidade de leitura fosse um indicador de qualidade. Tanto que, hoje não me envergonho em dizer que leio um livro ou menos por mês.

Leitura dinâmica para mim é uma forma de entretenimento e de prazer. Não obrigação. Caso alguém venha me questionar por esta decisão, eu simplesmente a mandarei ler este texto. Outro fato que me levou a ler menos é a repetição dos fatos.

Não adianta, todo mundo está falando das mesmas coisas. Parece que a pauta do momento é um pleonasmo literário. É como eu sempre digo aos pseudos intelectuais: nem só de Camões e Machado de Assis vive o nosso entretenimento.

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Inscreva-se
Notificação Desligada
guest
Deixe seu comentário aqui!
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os commentários