Há momentos na vida que precisamos repensar o que viemos fazer. E mais importante, como estamos fazendo as coisas. Nessas horas o ideal é recalcular a rota.
E a gente não precisa ter medo de recalcular a rota quando for necessário. Existem momentos em nossa vida que precisamos fazer escolhas difíceis. E nestas horas, é bom esfriar a cabeça, pensar com calma e analisar o cenário como um todo.
Como recalcular a rota com a vida acontecendo?
É mais comum que se imagina. Todas as vezes que precisamos repensar algo sobre nossa vida, é justamente quando ela está acontecendo.
Os famosos imprevistos nos forçam a mudar o nosso rumo o tempo todo. A gente é obrigado a trocar a roda do carro com ele andando. Mas a forma como isso vai impactar o futuro, vai depender de qual estratégia adotar nesta transição.
Algumas delas que eu costumo levar em conta sempre que preciso refazer o calculo da rota em minha vida, são:
- – Colocar no papel os prós e contras,
- – Pesquisar bastante sobre a mudança que quero tomar,
- – Meditar/refletir sobre esta mudança que estou prestes a fazer,
- – Amadurecer a ideia no longo prazo,
- – Testar todas as hipóteses dos prós e contras que listei,
- – Não tomar decisões no calor do momento,
- – Se aconselhar com uma única pessoa de confiança.
Estes são alguns dos tópicos que consigo sugerir por enquanto. Mas, agora, você precisa ter em mete que ao decidir recalcular a rota, vão aparecer pessoas pra te criticar.
Isso é completamente normal, já que elas não entendem o contexto que está te levando a esta mudança.

Medo do que vem pela frente
Também é normal sentir medo do desconhecido, principalmente quando se está prestes a fazer uma mudança radical em sua vida.
Ansiedade, indecisão e muitas dúvidas formam um furacão de emoções que podem nos paralisar. O remédio? Tentar acalmar a mente focando em outras tarefas.
Mas de uma coisa tenho certeza: quando se planeja mudar algo radicalmente em sua vida, o melhor a se fazer é respirar fundo e meditar sobre os possíveis cenários.
O importante é não ter medo de escolher novos caminhos para seguir. Não espere as coisas começarem a dar errado para mudar de rota.
Sabe aquela pergunta que todo entrevistador faz: “Onde e como você se vê daqui 5 anos?” é pra saber exatamente como você se planeja a médio prazo.
Planejamento, esta é a chave que precisamos para fazer todas as mudanças de rota com o menor impacto possível!
Leave a Review