Como o título desta crônica sugere, sim é isso mesmo. Estar sozinho também é um sinônimo de felicidade. Por muitas gerações nós aprendemos que felicidade é estar com alguém.
Principalmente nós mulheres, se não nos casássemos seriamos infelizes. De onde isso saiu ou quem foi o primeiro a dizer, não sei, só sei que todos repetem. Mas será mesmo que todo mundo será triste se não estiver em um relacionamento?
Claro que toda escolha acarreta consequências positivas e negativas. E estar só tem suas vantagens e desvantagens também. Faz parte do equilíbrio da vida. Mas o que quero dizer com tudo isso é que devemos parar de empregar esteriótipos nas nossas vidas.
Responda: quantas pessoas que você conhece estão em algum relacionamento e estão infelizes? A mesma pergunta vale para o oposto. É muita gente não é? E mesmo assim isto não quer dizer nada. Muito menos que se rompa com seu parceiro e optar por viver só, você será feliz.
Felicidade: como consigo estando sozinha?
Há 11 anos optei em viver a minha vida livre de relações fixas. Em suma estou todo este tempo solteira, porém conhecendo sempre gente nova. Estou plena e feliz assim. Mas nem sempre foi assim.
Neste meio tempo sempre tentei encontrar alguém que me completasse, me fizesse feliz, coisa e tal. No entanto esses clichezões não me trouxeram a tal felicidade.
Por muito tempo fiquei deprimida achando que seria infeliz sozinha. Mas só depois que aprendi às duras penas que estar só, no meu caso, seria a solução dos meus problemas.
Neste processo descobri novos prazeres em estar sozinha. Já perdi as contas de quantos cafés em BH conheci apenas andando pela cidade.
Quantos pratos e novos sabores eu ainda não tinha despertado meu paladar. Aprendi também que a melhor pizza de pepperoni é aquela que eu saboreio sozinha. Sem falar que não preciso me preocupar se o carinha vai me achar meio ogra se eu pedir batata frita com frappuccino gelado.
Sim meus caros, viver só ultimamente tem sido revigorante para mim. Aprendi que estar sozinha me proporcionou um auto conhecimento mais profundo.
Amadureci e percebi que quando a opinião alheia te fala pra “arrumar alguém” não te machuca mais como antes. É libertador saber que dedicar 200% do seu tempo à você não é um ato de egoísmo, mas sim de amor.
O que a gramática tem a dizer sobre solidão e felicidade?
Significados da palavra felicidade segundo o dicionário Aurélio
1 – Concurso de circunstâncias que causam ventura.
2 – Estado da pessoa feliz.
3 – Sorte.
4 – Ventura, dita.
5 – Bom êxito.
6 – a felicidade eterna: a bem-aventurança.
Significados da palavra solidão segundo o dicionário Aurélio:
1 – Estado do que está só.
2 – Lugar solitário.
3 – Isolamento.
4 – Lugar despovoado.
Nem mesmo gramaticalmente existe uma correlação entre solidão e tristeza. Então por este motivo, mais uma vez afirmo: estou só e estou feliz. Para mim isto é o suficiente e já me basta!
Descubra mais sobre Fios de Nylon
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Ai que fofa, obrigada pelas lindas palavras. Sei exatamente o que é isso Bruna. Acredito que se uma pessoa não consegue ser feliz apenas com a própria companhia, não conseguirá ser feliz ao lado de ninguém. As pessoas procuram mais aprovação alheia do que realmente ser feliz!
Que post <3
Vivo comentando isso com amigos e família em geral quando me perguntam pq eu curto ser feliz sem ter um namorado comigo. Quando a pessoa descobre que a felicidade mora em si, um relacionamento só faz transbordar, não qualquer outra coisa que a sociedade vende. Tanta gente com problemas de auto-estima e sofrendo por achar que a satisfação só vem acompanhada e na real ninguém precisa realmente disso.
Gostaria de imprimir e pendurar o post em todo poste que encontrar hahaha
Beijos