Não devemos tomar decisões de cabeça quente

Tomar decisões
Imagem de: Nataliya Vaitkevich

Estamos constantemente avaliando várias questões em nossa vida, decidindo entre o que queremos e devemos fazer. Mas muitas vezes acabamos precipitando uma escolha e acabamos nos arrependendo. Neste post vamos refletir um pouco sobre porque não devemos tomar decisões de cabeça quente ou sem refletir muito antes!

Comece refletindo sobre seus problemas

Sim, usarei o exemplo de problemas para explicar meu ponto de vista. Pois, os problemas são os principais causadores de tomadas de decisões que geram arrependimentos. Se tem uma coisa que aprendi na vida quando me propus a não ser mais reativa é não fazer algo no calor do momento.

Seja tomar uma decisão de compra de alto valor ou dar uma resposta pra alguém que me destratou. Em ambos os exemplos podem gerar arrependimentos irreversíveis. No caso de uma compra, podemos até devolver o item, mas e quando respondemos uma pessoa sem pensar, como faz? Apenas pedir desculpas pode não reverter o caos gerado após a discussão.

Quando algo acontecer, tente respirar fundo e não pensar naquilo naquele momento. Vai por mim, depois de algum tempo, pensar no ocorrido com a cabeça mais fria te dará oportunidade de ver as coisas de outro ponto de vista.

Sem falar que não conseguimos chegar numa solução de um problema com a cabeça cheia. Muitas vezes não enxergamos a razão ou solução do problema porque estamos cegos de raiva ou preocupação.

Mas se pararmos pra refletir quando a cabeça estiver menos agitada, teremos mais chances de conseguir resolver o problema.

Como não tomar decisões de cabeça quente?

Por várias vezes, me vi em situações prestes a fazer uma bobagem, tomar uma decisão sem pensar e me arrepender. O que sempre dá certo pra mim são 2 coisas: a primeira é deitar e dormir. O sono faz uma faxina na nossa mente e nos revigora. Depois de uma noite bem dormida podemos pensar com mais clareza e ai sim podemos tomar certos tipos de decisões.

Outra dica boa que costumo seguir é, caso não possa dormir, eu pego meu fone de ouvi e vou ouvir música. Através dela consigo me desassociar por um instante do problema em questão, esfrio a cabeça e aí sim, quando estiver mais calma, eu penso no que fazer.

Respire fundo

A maior parte das decisões não precisam ser tomadas de bate-pronto, como dizem por aí. Na verdade, precisamos nos educar para parar, pensar e muitas vezes respirar fundo. Pois como disse, uma ação tomada no calor do acontecimento pode ser irreversível. Muitas vezes agimos no piloto automático, devido a correria do dia a dia, e por isso, acabamos reagindo sem pensar.

Espero que este post tenha te ajudado de alguma forma e se você conhece alguém que precise de um toque a respeito do assunto, compartilhe este post com ela e com quem você achar que precise desse apoio!

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.