Fotografar em casa
Fotografia

Como fotografar em casa com pouca luz

Toda vez que pego na câmera para para fotografar em casa e fazer este post, nunca penso antes no que fotografarei ou mesmo tenho em mente. Na verdade, começo a pensar no que fotografar quando sinto a necessidade de produzir conteúdo para o blog. O que acho mais legal nisso são duas coisas: a lente que utilizei neste ensaio foi a cinquentinha (50mm), lente esta que eu até hoje não peguei entrosamento.

A outra coisa é que posso fotografar os mesmos objetos, podem reparar que eles aparecem em outros ensaios. Mesmo assim, elas nunca parecerão as mesmas. Vejam só o que estou falando. Gosto de pensar que minhas produções são espontâneas, mesmo sabendo que não são!

Fotografar em casa com objetos de decoração

Eis a lendária Yashica que eu já mencionei quando contei a história de quando eu comecei a fotografar lá com meus 11 anos de idade. No entanto, infelizmente ela está com um defeito que impossibilita de utiliza-la, mas futuramente pretendo conserta-la porque estou com muita vontade de fotografar com película.

Fotografar em casa com a Instax Mini 90

Câmera analógica Yashica

Lente 18-55 para fotografar em casa

Cogumelo Mário Bros

Quem me segue no Instagram pode ver um ensaio ainda mais completo que realizei com minhas miniaturas de cachaças, se você ainda não viu corra lá no meu Insta pra conferir.

Montando todo ensaio em casa

Ao terminar o ensaio, como de costume, aquele tratamento básico nas imagens. Se você ainda não sabe, costumo passar a maior parte de minhas fotografias no Photoshop para balancear as cores e corrigir posicionamentos e enquadramentos.

Fotografando a miniatura da Torre Eiffel

Florzinha super poderosa

Fotografando as miniaturas de cachaça

Espaço para fotografar em close

 

Fotografando objetos de vidro

Fotografar em casa alguns objetos durante a noite é um grande desafio. Mas se você tomar alguns cuidados pode obter lindas fotos. Nunca recomendo fotografar nada a noite, porque a luz sempre é ruim. Por exemplo, fotografar o vidro de perfume, querendo ou não, a luz branca atrapalhou um pouco na hora de focar no pote.

O mesmo aconteceu quando fui fotografar minha Mason Jar. Mesmo com a luz potente ligada e uma luminária auxiliar, o resultado ainda não foi satisfatório.

Os desafios de fotografar em casa

Como falei, um dos maiores desafios de fazer esse tipo de ensaio em casa é justamente o problema da qualidade da luz. Porque a foto só acontece se tiver luz, e uma boa luz. por isso, sempre dê preferência para fotografar em casa durante o dia. A luz natural diária é a sua melhor amiga.

Porque, se não, o resultado será você tendo o trabalho de corrigir todas as suas fotos na pós-produção, como eu fiz nos exemplos abaixo. Uma dica importante, nunca dependa da edição para deixar suas fotos apresentáveis. Garanta a qualidade durante o processo de fotografar em casa.

Foto com luz inserida na edição

Inserindo luz na edição

Fotografar em casa com qualidade

Porém, não recomendo que edite muito nada que mude o contexto ou manipule demais as fotos. Se você gosto deste ensaio e quiser conferir outros desta série para fotografar em casa, é só continuar seguindo o blog!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *