Fotografando coisas simples
Fotografia

Fotografando coisas simples em casa

A melhor coisa que pode ter na vida de quem estuda fotografia sozinho é ter a liberdade de poder escolher qualquer objeto, por mais banal que seja, para treinar alguns fundamentos. No meu caso decidi fazer um pequeno ensaio fotografando coisas simples, aproveitando a luz do sol, que na minha opinião é dez vezes melhor que a artificial.

Neste ensaio busque explorar cada angulo e detalhe dos objetos. Ressaltando as formas e abusando da exposição de branco. Sempre que fotografo, é inevitável que eu trate as imagens no photoshop. Com ele consigo dar efeitos ainda mais profissionais às fotografias. Como já disse em outras oportunidades, a interferência é mínima, apenas alterando contrastes, luz e sombra e a exposição. Vejam o resultado.

Fotografando coisas simples em casa e seus desafios

Esta xícara de café já apareceu várias vezes em outros ensaios aqui no blog. Além de amar café, acho que esta xicrinha sempre me desafiou, mas na parte de edição do que fotografia. Isso porque na hora de ajustar o brilho, sempre corro aquele risco de deixar a imagem estourada. Isso porque, como podem ver, o meu objeto é branco e por isso o cuidado na hora de editar deve ser redobrado.

Fotografando xícaras

Fotografando objetos simples

Quando o assunto é fotografar objetos que você tem em casa, o importante é sempre pensar em como você irá compor o cenário com esses itens.

Costumo dizer nesse tipo de post que, nenhum objeto deve ser escolhido de maneira aleatória. Pois, no final de cada sessão fotográfica, o resultado não parecerá nada interessante se for feito de qualquer jeito.

Fotografando comida

Se existe no mundo algo perfeito de ser fotografado, e que eu faço bastante aqui em casa é fotografar comida. Além da comida ser um item bastante fotogênico, quem não gosta de ver um belo prato, principalmente doce, numa foto na internet? Eu mesma amo preparar doces e comidas gostosas com a desculpa de fotografar.

Preparando o cenário para fotografar comida

Fotografando comidas simples

Destacando as texturas na fotografia

Foto dos detalhes do ensaio

Fotografando coisas simples

Neste exemplo, sim, eu fotografei de dia aproveitando a luz natural. Mesmo assim, por ter feito o ensaio em ambiente interno, senti a necessidade de corrigir o brilho na edição. Mas na maioria das vezes quando estou fotografando em casa, costumo fazer os ensaios no jardim.

Estas foram as minhas dicas para quem quer fazer um ensaio caseiro. Se você tem o costume também de fotografar em casa utilizando objetos da sua decoração, comenta aqui. É sempre bom conhecer novas técnicas ou aprender dicas novas!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *