Fotografar animais nunca é uma tarefa muito fácil, pois dependemos muito do acaso e da sorte para conseguirmos capturar imagens fofas e deslumbrantes. Quando se trata de aves e animais não domésticos, ai que a coisa se complica, já que o fator lugar e hora certa são imprescindíveis. Continue lendo esse post e descubra como fotografo meus cães!
No meu caso eu não faço nada de especial para fotografar meus cães, que não são adestrados. O que costumo fazer é praticar a boa e velha persistência e paciência. Não tem outro jeito.
O labrador por exemplo é o mais calmo e obediente dos três, enquanto as vira-latas costumam ignorar acintosamente tudo o que eu mando e é neste momento que a atenção e câmera devem estar focadas.
Pois a qualquer instante elas podem fazer algo engraçadinho ou ficarem numa pose bacana que mereça ser fotografada e preciso estar preparada.
Dicas como eu fotografo meus cães
O macete da fotografia de peta é que eles sejam clicados da forma mais natural possível e sem muitas intervenções humanas, porque é daí que saem as fotos mais bonitinhas.
Às vezes eles não estão fazendo absolutamente nada, e quando menos se espera você acha um ângulo bacana para retratar este “nada”. Fotografia é como eu sempre digo: é mais percepção do que técnica!
Cães e suas personalidades
É bom lembrar que cada cachorro possui uma personalidade diferente. A Melissa por exemplo é uma vira-lata e foi a mais difícil de domar para as fotos. Agitada e com zero foco para poses. Precisei ficar esperta com a câmera em foco pra tentar pegar o menor movimento.
Já o Labrador é mais amistoso e obediente, quando ele quer. Por isso foi teoricamente mais fácil de ser fotografado nessa sessão relâmpago. No entanto, é preciso sempre ter algo para brincar e dar como agrado quando eles fazem algo que você solicitou. Uma técnica muito utilizada por adestradores para dizer que ao responderem ao seu comendo, você ficará feliz e os recompensará.
Já a Amora, uma mistura de Yorkshire e Shnauser foi a que mais me deu trabalho nesse processo. Como ela geralmente faz o que quer e não obedece aos meus comandos, precisei chamar a atenção de outro cachorro para que ela me desse atenção.
Isso acontece porque como ela é territorialista e ciumenta, ela acaba não gostando que outro cachorro esteja próximo de mim quando ela está por perto.
E aí, o que achei destas dicas de como fotografar meus cães? Se você tiver alguma dica legal, compartilha com a gente deixando nos comentários. Vamos ajudar outras pessoas a tirarem aquela foto de seu bichinho de estimação!
Descubra mais sobre Fios de Nylon
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
adoro este tipo de post, ameii o blogue
https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com
Queria tanto conseguir tirar uma foto decente do meu schnauzer, mas o bichinho não para quieto hehehe.
Mas suas dicas são muito boas, vou tentar fotografar ele usando elas.
Beijinhos
Tens muita sorte em ter um labrador calmo, eu tenho um mas é o oposto. Nunca consigo tirar fotos de jeito a ele pois nunca para quieto num sitio por mais de 5 segundos, ou anda a correr ou anda a saltar em cima de mim.
All We Need Is… | Facebook
Olá Maria,
O meu já foi assim agitado também, mas agora com 10 anos de idade ele adquiriu uma certa calma. Adestramento ajuda os cães a manterem-se disciplinados e menos agitados. Mas labradores por natureza são inquietos mesmo.