Depois que você realiza o sonho de ter aquela câmera linda da FujiFilm, que imprime fotos na hora, é preciso ter alguns cuidados com a Instax Mini para que ela fique conservada e não dê problemas no futuro.
No entanto, nem todos os usuários da câmera instantânea sabem como manter seu equipamento conservado. Por isso, fiz uma lista para você seguir e poder cuidar direitinho da sua Instax Mini e deixá-la com maior durabilidade. Vamos lá então!
Quais os cuidados com a Instax Mini devemos ter
- Mantenha sua câmera longe da exposição à poeira;
- Limpe sua Instax sempre cm uma flanela macia e seca reservada pra ela;
- Nunca utilize produtos como alvejantes, álcool ou removedor de esmalte para limpe-la;
- Guarde a câmera, de preferência, em uma caixa sem umidade e em local com temperatura ambiente;
- Não permita que a Instax fique exposta ao sol por um longo período;
- utilize pilhas alcalinas e não as carregáveis;
- Se não for usá-la, remova as pilhas e baterias para evitar vazamento;
- Não utilize cotonetes ou palitos para limpar a lente, sensor ou na saída de filme;
- Em caso de queda, ligue a câmera imediatamente para verificar se está tudo funcionando;
- Se caso ela molhar, tenha certeza de que ela secou completamente e só depois a ligue.
O que fazer caso a câmera pare de funcionar?
Chega o dia em que todos os equipamentos, sejam eles eletrônicos ou analógicos, darão problema. E com a nossa querida Instax Mini não é diferente. Mas existem modelos que já vem com problemas de fábrica. Por isso, só o ReCall nesses casos pode resolver o problema ou a troca da câmera por uma nova.
No entanto, dependendo dos cuidados com a Instax Mini, a sua pode ficar anos sem apresentar nenhum problema, ou começar a falhar após 6 meses de uso. Tudo irá depender de como você trata seu equipamento.
Caso a sua Instax pare de funcionar, a primeira providência que você deve tomar é entrar em contato com a fabricante, explicar a situação. Caso eles informem que seu problema é decorrente a um erro de fábrica da câmera, eles farão a manutenção gratuitamente para você. Dependendo do caso, se for mais grave, até substituem a sua Instax por uma nova.
No entanto, a grande maioria dos casos, dos quais eu vejo pessoas relatando em fóruns, é com relação ao uso inadequado do equipamento. Seja por utilizar filme fotográfico vencido, por deixar a câmera pegar umidade, e por aí vai.
As pilhas fazem diferença?
Sim, a qualidade e a marca, principalmente, faz toda a diferença. Já testei muitas marcas de pilhas na Instax Mini e posso afirmar com categoria: as melhores são as alcalinas AA+.
E na minha opinião pessoal, não estou sendo paga pra falar isso, as pilhas da Duracell são as melhores. Desculpem as outras marcas, mas não dá pra inventar, Duracell dura mais mesmo, fim de papo!
Jamais utilize pilhas recarregáveis em sua câmera, pois a cada carga realizada na sua pilha, ela perde sua potência. Ou seja, ela não oferece 100% do desempenho em comparação a uma alcalina zerada.
Por esse motivo, as pilhas alcalinas possuem melhor custo-benefício. Uma vez que você utiliza uma pilha em sua potência máxima, as recarregáveis não garantirão a mesma entrega.
Vejo muita gente reclamar no grupo da Instax no Facebook, de que a câmera parou de funcionar com a pilha “novinha”.
Ai quando vamos descobrir, a pessoa tem uma pilha recarregável que já reutilizou várias vezes e que agora ela não consegue mais reter a mesma quantidade de energia.
Manutenção e cuidados com a Instax Mini
Cuidar bem de sua Instax garante que ela permaneça funcionando por muitos anos. O principal cuidado que devemos ter com nossas câmeras é guardá-las em um local seguro, sem umidade ou contato com exposição solar e poeira.
Caso não seja possível, pois sabemos que elas são ótimos objetos decorativos, alguns cuidados precisam ser tomados para não ter problemas no futuro.
Se for deixar sua câmera exposta, seja em prateleira, nicho ou na escrivaninha, tome o cuidado de vedar a saída da foto para evitar que a poeira entre dentro do equipamento
Eu costumo utilizar uma fita Washitape. Já que a cola dessa fita não vai grudar e deixar marcas na saída da foto.
Lembre-se de sempre limpar com uma flanela ou pano macio e seco a sua câmera. O local onde fica a lente e as luzes do led costumam acumular muita sujeira.
E por último, se for deixar sua câmera exposta, tome o cuidado para não deixá-la cair de forma alguma. As quedas costumam danificar seriamente as câmeras de modo irreparável.
Por isso, tome todos os cuidados com a Instax Mini para que ela permaneça funcionando por muito tempo!
Se você gostou desse post e achou que foi útil, compartilhe em suas redes sociais e com seus amigos que também possuem a Instax e precisam saber como cuidar da câmera. Aproveite e acesse o meu Pinterest e veja as outras fotos que fiz da minha Instax mini 9.
Oi Carla!
A minha Instax está saindo com uma mancha preta bem na parte central da foto, várias manchas na foto. Vc sabe como posso limpar?
Até tentei com cotonete e palito 😓 mas não melhorou..
oq posso fazer?
Ei Nathalia!
A minha aconteceu comigo esse ano quando fui pra SP. Descobri que era o filme que estava há 3 ANOS vencido. Usei ouro novinho e tudo funcionou. Veja se não é a validade do seu filme, caso não seja, melhor levar pra assistência viu. Eu evitaria de colocar qualquer coisa dentro da câmera pra não correr o risco de quebrar lá dentro ou grudar algo.
Eu estava com dúvidas se podia retirar as pilhas depois do uso caso ela ainda esteja com filme ! Rs , muito obrigada
Ei, Lorena!
Isso mesmo, é muito importante retirar as pilhas depois que usar a câmera Instax. Aliás, essa dica serve pra qualquer equipamento eletrônico que você usa. Semrpe retire as pilhas depois do uso.
Muito obrigado! Acabei de comprar uma Mini 11! Eu já estava indo comprar pilhas recarregáveis. Kkkk
Ufa, ainda bem que você leu esse post..rs
Mas veja, a própria Instax não recomenda o uso de pilhas recarregáveis por um motivo simples: a cada recarga que você dá na pilha, ela não acumula mais a mesma quantidade de energia que da primeira. Com o tempo o baixo desempenho das pilhas podem prejudicar o da sua câmera. Sem falar que as chances de ocorrer um vazamento desse tipo de pilha é muito maior que uma alcalina normal.