conhecimento pessoal
Autoconhecimento

A importância do conhecimento pessoal

Nos últimos quatro anos, tenho me dedicado a estudar e praticar o conhecimento pessoal, em todas as suas esferas. E isso têm me rendido muitos frutos. Acompanhe comigo neste post um pouco de minha trajetória e a importância do autoconhecimento!

O que é conhecimento pessoal para mim

O autoconhecimento ou conhecimento pessoal é muito mais do que ser uma pessoa positiva, ser zen ou agradecer tudo. O autoconhecimento é um processo de conhecimento profundo e pessoal, pelo qual todo mundo deveria passar.

Digo deveria, porque não é todo mundo que despertar para esse tipo de consciência. O autoconhecimento nos possibilita entender nossas forças, fraquezas, nosso lado luz e sombra e trabalhá-los para atingirmos um equilíbrio saudável.

No entanto, muitas pessoas confundem conhecimento pessoal como um processo de aperfeiçoamento com fins profissionais. Não é que esteja errado, mas o autoconhecimento é muito mais do que isso.

Os processos do autoconhecimento

Em 2017, quando comecei a pesquisar sobre lei da atração, descobri um universo novo de ferramentas e conhecimentos disponíveis.

Para cada descoberta nova de ferramenta, seja ela livro ou canais no youtube, eu me dedicava àquela prática. Pois, tenho uma determinação pessoal de me tornar alguém melhor do que já sou.

Sendo assim, tudo o que eu posso adquirir para me auxiliar nesta jornada, eu invisto e aproveito ao máximo. Aqui no blog, por exemplo, eu compartilho cada aprendizado com vocês.

Faço isso como missão de vida e não como forma de doutrinação. pois, se alguém que lê sobre meus aprendizados e consegue se inspirar, eu sinto que minha missão foi cumprida.

Porque eu acredito que existam pessoas precisando ter acesso a informação que façam sentido para elas no momento presente de suas vidas. E nada melhor do que ler algo sincero de alguém que esteja no mesmo processo que ela, para poder se inspirar.

autoconhecimento

Ferramentas para praticar o autoconhecimento

Como eu disse no parágrafo anterior, toda ferramentas disponível que encontro para trabalhar meu desenvolvimento pessoal, eu invisto nela.

A primeira foi literatura de qualidade e direcionada ao assunto, e foi assim que passei a acompanhar mais o site O Segredo, inspirado no livro homônimo. Lá tem textos inspiradores que me ajudaram em vários períodos de minha vida.

Outras ferramentas têm sido muito necessárias em minha jornada do autoconhecimento, e agora vou compartilhar para quem quiser utilizá-las:

  • diário da gratidão;
  • meditação guiada no YouTube;
  • aplicativos de meditação (Zen e Meditopia);
  • leituras sobre o sagrado feminino;
  • o oráculo da deusa;
  • prática de yoga;
  • uso do Japamala para prática de ho’ponopono.

Além de todas estas ferramentas, eu também me conecto a perfis de influenciadoras digitais que me inspiram. Assim é possível sempre aprender algo novo.

O processo tem sido desafiador, mas eu tenho aprendido a me desconstruir cada dia e trabalhar as camadas de minha casca.

Se você assim como eu está neste processo de desenvolvimento pessoal, deixe nos comentários o que você tem praticado ou o que recomenda para me e nos ajudar nesta estrada infinita!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

2 comentários

  1. Cláudia Corrêa says:

    Perfeito!

    1. E você, Claudia. Pratica o autoconhecimento através de algumas destas ferramentas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *