Filmes Instasx SQ6 e Mini 9
Fotografia

Filmes Instax: aprenda a cuidar corretamente

Na fotografia analógica, a parte mais importante do processo está no cuidado com os filmes. Sejam eles películas de 35mm, as mais tradicionais, ou os instantâneos, como é o caso das Instax da FujiFilm. Hoje vamos aprender a maneira correta de usar os Filmes Instax e como armazenamento-los corretamente para que sua vida útil dure mais tempo.

Há algum tempo acompanho o grupo de facebook Instax brasil – recomendo à todos que tem uma Instax a fazerem o mesmo. No entanto, vejo muitas pessoas com dúvidas com relação ao uso e cuidados dos filmes. É um tema muito interessante, pois existem cuidados específicos com estes filmes que muitas pessoas desconhecem.

Por isso decidi fazer este post para ajudar os novos usuários de Instax a usarem e armazenarem corretamente suas fotos antes e após o uso. Confiram a seguir alguns cuidados básicos!

Filmes Instax 90 Mini Nem Classic

A minha primeira câmera Instax foi uma Mini 90 Neo Classic, aprendi muito a usando e tudo o que sei hoje sobre as câmeras instantâneas da FujiFilm. No entanto, como todo usuário iniciante cometi erros e paguei caro, literalmente, por isso.

Gasyei pelo menos uns 2 packs aprendendo a mexer nas configurações de exposição da câmera, neste post sobre a câmera expliquei o porque de tanta dificuldade, e assim não repeti mais os erros.

Porém achei muito complexa as suas funcionalidades e acabei vendendo a minha para comprar a minha atual Instax Mini 9 na cor gelo. Apesar de muitos disserem que foi um passo pra trás que dei, acreditei na minha escolha!

Filmes Instax série SQ6

Filmes Instax série 9 e 90 mini

Trabalhando com a Instax Mini 9

Pode parecer um erro, mas estou muito feliz em ter trocado a minha Mini 90 pela atual Instax Mini 9. Pois, acredito que assim como eu, muita gente deve ter dificuldades em lidar com a gama de recursos da Mini 90, que tem um aspecto retro, lindo, e oferece funcionalidades avançadas de fotografia analógica.

Estou dizendo tudo isso antes de entrar no tema de cuidados com o filme, porque essa explicação vai ajudar muita gente que nunca teve uma Instax a escolher a câmera certa. Com isso, evitará que o usuário perca poses de seu pack com um gasto desnecessário por não saber usar o equipamento.

Aspectos sobre a validade dos Filmes Instax

O primeiro cuidado de todos é com a validade do produto. Existe muitos mitos envolvendo o uso de papel fotográfico vencido em câmeras instantâneas da FujiFilm. Mas a verdade é que todo cuidado é pouco se tratando de Filmes Instax. Pois como essas películas possuem produtos químicos que ao contato com o calor produzido na câmera, o produto vencido pode alterar a qualidade de sua foto.

E não é apenas isso, além da qualidade, por se tratar de produto químico reagindo ao calor, as fotos podem sim danificar o seu aparelho e você acabar perdendo a sua câmera. Lembre-se, o filme custa caro pra ser jogado fora? Sim, mas mais caro que o filme está o preço de uma Instax nova que você terá de arcar!

Por isso, antes de usar o seu filme, verifique na parte superior da embalagem. Nela o revendedor aqui no Brasil, no caso a FujiFilm, imprime a data de validade do produto.

Validade dos Filmes Instax

Cuidados com o armazenamento dos Filmes Instax

Não é de hoje que muito se fala que os atuais filmes instantâneos são mais tecnológicos que os da extinta Polaroid. Sim isso é verdade, porém isso não quer dizer que os atuais tenham problemas com a perda de imagem.

Sim, é isso mesmo que você leu. Os Filmes Instax também sofrem do mesmo problema que os antigos filmes da Polaroid. Há algum tempo conversei com a assessoria de imprensa da FujiFilm para tirar algumas dúvidas sobre uma câmera que eu ia resenhar. Dentre essas dúvidas me veio esta do papel fotográfico da Instax.

De acordo com a assessoria, dependendo de como você a armazena, pode sim ter a imagem apagada do filme conforme o tempo for passando. A seguir 3 exemplos que podem afetar a qualidade da imagem em suas fotografias:

  1. deixar suas fotografias expostas diretamente na luz;
  2. próximas de locais com alta temperatura como ao lado do fogão na cozinha;
  3. permitir que a luz do sol incida diretamente em seus filmes.

Estes exemplos ilustram muito bem o hábito que temos de deixar nossas fotografias penduradas em murais, expostas em porta retratos em ambientes inadequados ou como souvenires de lembranças como em capinhas de celulares ou como imãs de geladeira na cozinha.

Fato é, que esses Filmes Instax não podem ser expostos a luz por muito tempo. Pois os produtos químicos responsáveis pela revelação das imagens irão reagir com a luz e isso fará com que sua foto suma com o passar do tempo.

O mais recomendado é você armazenar suas fotografias à moda antiga mesmo. Seja guardando em caixas de memórias ou agrupando-as em alguns feitos sob medida para o formato deste filme. Eu mesma guardo as minhas em uma caixa junto a outros alguns de fotografias que tenho ou dentro das caixinhas que elas vieram.

Filmes Instax 9 e 90 mini

Filmes Instax da SQ6

Cuidados com os Filmes Instax em viagens

Outra dúvida que leio bastante no fórum da Instax Brasil é com relação ao manuseio dos filmes em aeroportos na esteira de Raio X. Essa dúvida é por conta exatamente do que tanto falei dos produtos químicos dos papeis.

Lendo as especificações técnicas nas embalagens dos filmes, vi que, dependendo do produto, as recomendações podem mudar. Por exemplo entre os filmes da Instax SQ6 e a Instax Mini 9.

  • levar em bagagem de mão para evitar danos por Raio X em aeroportos (Instax Mini);
  • manter os filmes longe do alcance de crianças e animais, por manter ativos químicos (Instax Mini);
  • o filme contém uma substância cáustica que mantém ativa por 10 minutos após o disparo, por isso não corte ou fure os filmes recém disparados (Instax Mini;
  • os filmes da série Square são protegidos do Raio X (Instax Square);
  • temperaturas suportadas pelo filme vão de 5 a 40 graus Celsius (Instax Square);
  • a garantia será conferida a garantia legal.

Tirando suas dúvidas

Estas foram as informações contidas na embalagem dos filmes Instax Mini e Instax Square que utilizei nesses últimos anos. Mas se você necessitar tirar alguma dúvida sobre os produtos, recomendo que entre em contato com o fabricante.

Caso este post não contenha todos os esclarecimentos que você precisa, recomendo utilizar os canais de comunicação da FujiFilm no Brasil ou ir direto às redes sociais da própria Instax Brasil e acionar a marca. Eles geralmente respondem rápido e conseguem esclarecer todas as dúvidas que já enviei.

Não se esqueça, a qualidade de um produto depende exclusivamente da integridade antes, durante e após o seu uso. Por isso, cuide de seu equipamento e não tente aplicar certas gambiarras para obter funcionalidades extras ou forçar o funcionamento. Isso poderá causar danos ao material e você acabará tendo muitos prejuízos.

Se você gostou deste post e achou ele útil para você, não se esqueça de compartilhar com aquele amigo que também tem uma Instax. Vamos ajudar outros usuários a tirarem o melhor de seus equipamentos!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Inscreva-se
Notificação Desligada
guest
Deixe seu comentário aqui!
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os commentários