Limpador de Mat de Yoga: preciso ter um?

Quando iniciamos na prática de Yoga, aprender a cuidar do nosso tapetinho é tão fundamental quanto estudar as asanas. Mas Será mesmo que você precisa comprar ou fazer um limpador de Mat de Yoga? Continue lendo que eu te explico!

Depois que eu comprei meu Mat de Yoga novo, na Yogateria, passei a cuidar ainda mais dele. Ainda mais depois que meu tapetinho anterior ficou muito danificado após sua primeira e única lavagem.

Desde então sigo à risca as recomendações do fabricante. Por ser uma borracha natural, PU, eu não o levo ao sol, muito menos para locais onde tenha muita poeira. Seu uso é estritamente interno.

Sobre o meu limpador de Mat de Yoga

O meu limpador de Mat é da mesma marca que do meu tapete, pois o comprei na loja junto. A higienização do seu Mat é muito importante. Pois, muitas posições te fazem transpirar, o suor cai e acumula no tapete e muitas vezes você tem que colocar o rosto colado no seu Mat.

Além disso, as bactérias acumuladas no seu tapetinho podem te causar irritações na pele. Sem falar que a sujeira, como a poeira podem danificar seu Mat.

Ao comprar um tapete de Yoga em PU (borracha natural), notei que ele suja e fica marcado com o sebo do meu corpo, ou seja a gordura da palma das minhas mãos transferem pra ele.

Higienizador de Mat de Yoga natural

Higienizador de Mat de Yoga

Preciso comprar um higienizador de tapete?

Na verdade, a resposta para essa pergunta é: depende. Não vou afirmar nem que sim, nem que não. Pois depende muito da sua disposição e necessidade.

Você tem a opção de fazer o seu fluído higienizador caseiro, de forma que o custo beneficio fique mais barato. Mas no meu caso, como eu não estou saindo de casa pra nada, preferi comprar, porque não vou sair em busca dos ingredientes do limpador.

Mas se você preferir comprar os itens e fazer em casa, então a resposta é: não, não precisa comprar. Agora se você, assim como eu, precisa do produto imediatamente e não tem em casa o necessário pra fazer o higienizador, então sim, compre o produto.

Eu paguei R$29 no limpador higienizante no site da Yogateria e vieram 100ml de produto.Achei um valor muito em conta, pela quantidade e qualidade do produto.

Composição do limpador de Mat de Yoga

Feito com materiais naturais, o limpador higienizante da Yogateria é 100% vegano e não agredi o meio ambiente. Segundo sua embalagem, ele é um produto antibacteriano, antifúngico, desodorante e relaxante. Em sua fórmula ele contém:

  • Água purificada;
  • Fermentado de frutas;
  • Água de hamamélis;
  • Óleos essenciais naturais de lavanda (lavandula angustifolia);
  • Lemongrass (cymbopogon flexuosos);
  • Tea tree (melaleuca alternifolia).
Limpador Higienizante da Yogateria
Imagem reprodução site da Yogateria

Uma recomendação importante feita na embalagem do produto, é que devemos armazená-lo longe da luz. Não especificou bem se é só a solar ou a luz branca interna. Mas na dúvida, melhor guardar em seu armário ou gaveta, para garantir a durabilidade e qualidade do produto.

Como higienizar corretamente seu tapetinho

Depois de realizar minhas atividades no tapete, eu o deixo dar uma “refrescada” e depois aplico o limpador de Mat de Yoga nele. Com uma toalha bem focinha, vou fazendo movimentos com leve pressão de dentro pra fora, empurrando mesmo a sujeira.

Faço isso em todo o tapete e o deixo ali no chão por algumas horas até secar completamente. Depois o enrolo normalmente e coloco no cantinho do meu quarto.

Importante dizer que ao limpar meu Mat, não faço apenas o movimento de dentro pra fora pra tirar a sujeira física. Também intenciono meu pensamento para purificar o tapete das energias ruins que ficam nele. Pois na maioria das práticas, costumamos renovar nossa carga energética, vibração, e muitas vezes essa energia ruim gruda no seu Mat, feito sujeira física.

Por isso a limpeza com o limpador higienizante é muito importante. Além de ter ingredientes naturais que colaboram com a limpeza física, eles ajudam na energética também. Mas se preferir, você pode arrematar a limpeza com fumaça de Palo Santo no seu tapete.

Mas isso é conversa pra outro post. Acho que neste aqui, já dei o meu recado. Se você, gostou do conteúdo e quer saber mais sobre assuntos ligados à Yoga e Autoconhecimento, deixe sua dúvida/pergunta nos comentários, que eu adorarei responder todas!

2 comentários em “Limpador de Mat de Yoga: preciso ter um?”

  1. Gostei da dica. Ainda não tenho um tapete mas quando tiver já sei o que usar para limpá-lo e conservá-lo.

    Responder

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: