Posições de Yoga
Autoconhecimento

10 posições de yoga para aliviar a ansiedade

Conheça uma forma simples de aliviar tensões físicas e emocionais causadas pelo stress e ansiedade com apenas 10 posições de yoga. Você pode praticá-las todos os dias ou quando sentir necessidade mesmo não sendo um praticante. Descubra como!

Como as posições de Yoga me ajudam no dia a dia

A Yoga tem sido em minha vida muito mais que uma prática de posições desafiadoras. Através desta filosofia milenar, descobri uma forma de conectar meu corpo físico ao mental de forma mais clara e objetiva.

Isso pode parecer um pouco poético, a princípio. Porém, na prática tem sido essa filosofia que tem me mantido, literalmente, nos eixos. Um de seus muitos benefícios está justamente no controle emocional através da meditação. Pois, Yoga está associada a práticas meditativas.

Um dos motivos pelos quais eu abracei a Yoga, é pela sua capacidade de me deixar mais centrada em minhas atividades do dia a dia. Pois, aprendi que para se realizar bem uma tarefa, é preciso me concentrar apenas naquilo, no momento presente.

Tirar a ideia de multidisciplinaridade ao desempenhar várias funções, deixam minha cabeça a mil e meu corpo cansado.

Pensando nisso, decidi trazer para vocês, algumas das principais Asanas (posições de Yoga) que me ajudam a controlar a ansiedade e o stress.

01. Criança (Balasana)

Balasana

Uma das minhas posições favoritas dentro da prática. Costumo recorrê-la quando sinto que o ritmo está muito puxado. Ou seja, ela é ideal para descansar e consequentemente aliviar o stress e a ansiedade.

Com a Balasana, você se recolhe, de uma forma a proteger seu corpo enquanto tenta desacelerar seus pensamentos que estejam causando algum tipo de distúrbio. Contudo, é também uma posição que você pode tentar fazer com as crianças em casa, a fim de tentar acalmá-las.

02. Cachorro Olhando para Baixo (Adho Mukha Shvanasana)

Adho Mukha Shvanasana

Precisando acalmar aqueles pensamentos que te deixam agitada ou irritada? Experimente fazer a pose do cachorro olhando pra baixo. Ela é perfeita para dar aquela acalmada na mente quando estamos vivendo sob pressão.

Recomendo apenas que quando estiver fazendo esta ou qualquer outra pose de Yoga, não fixe sua mente no problema. Tente relaxar e controlar a respiração. Pois, através destes alongamentos e do controle de sua respiração, você conseguiram acalmar este sentimento de agitação que está dentro de você.

03. Árvore (Vrksasana)

Vrksasana

Uma das posições de Yoga favorita, mas ao mesmo tempo desafiadora. Com a experiência que tive nesta asana, se você está precisando se concentrar, esta é perfeita para você.

A árvore, como ela é chamada, parece ser fácil, mas te desafia a ter manter a sua concentração em um único ponto. Desta foram, você se obriga a esvaziar sua mente de pensamentos turbulentos para se concentrar em sua respiração ou em um ponto fixo em seu raio de visão.

04. Arco (Dhanurasana)

Posição de Yoga Ustrasana

A Asana do arco é uma posição excelente para você se concentrar apenas na sua respiração. Enquanto você sente o alongamento, não vai conseguir pensar em mais nada do que controlar o ritmo de sua respiração.

Sempre que sinto que minha cabeça vai começar a pegar fogo com tantas coisas para resolver, eu faço essa posição. Mas, com a prática recorrente de Yoga diária, todas as Apenas que pratico a cada aula têm me ajudado a me manter no controle.

05. Camelo (Ustrasana)

Ustrasana

Simples e eficiente. A Ustrasana é uma de minhas posições de Yoga favorita, justamente pela leveza que ela aparenta nas imagens, ela transmite durante a execução.

Combinando esta postura com a do cachorro e da criança, você irá sentir a ansiedade desaparecer do seu pensamento a medida em que for as praticando. É muito importante lembrar que não basta você apenas se alongar com as Asanas, mas também de deixar os pensamentos fluirem sem se prender a eles a medida em que vai se movimentando.

06. Triângulo (Utthita Trikonasana)

Posição de Yoga Utthita Trikonasana

E se o segredo é deixar os pensamentos fluirem e ir embora, nada melhor do que olhar para cima e vê-los se transformarem em fumaça. Imagine que nesta posição, a sua mão levantada para o alto significa a libertação de suas preocupações.

Esta é a sensação que tenho quando estou nesta posição. Quase que uma guerreira expulsando os males de dentro do meu corpo e mente. Por isso ela é tão poderosa, na minha opinião.

07. Pose do bebê feliz (Ananda Balasana)

Ananda Balasana posição de Yoga

Poderia ficar dizendo aqui que todas as posições de Yoga são minhas favoritas. Mas sem dúvida, a pose da criança feliz me ajuda não apenas a lidar com o turbilhão de minha mente, mas é excelente para minha m;a postura.

Isso mesmo. Além de regular o fluxo de pensamentos, a Ananda Balasana é perfeita para aqueles dias em que passei muito tempo sentada e minha coluna doendo.

E a gente sabe que uma coisa leva a outra. A dor física costuma atrapalhar mais a nossa mente, pois não conseguimos nos concentrar ou render direito quando estamos com algum desconforto no corpo. Não é mesmo? Portanto, experimente deitar no chão, pegar seus pés e balançar de um lado para o outro. Isso é libertador e você se sentirá como um bebê feliz!

08. Guerreiro 2 (Virabhadrasana)

Virabhadrasana

Se você quer ter sua mente em total equilíbrio e eliminar todo pensamento negativo e desnecessário, a pose do Guerreiro 2 é pra você. A sensação de estar no controle é um dos seus pontos positivos.

Então, experimente essa Asana fazendo um exercício de respiração controlada ao mesmo tempo, e verá o resultado quase que instantâneo.

Inspire contando até 4, segure por 3 contagens e expire contando até 4 novamente. Faça isso até que você sinta seus batimentos desacelerarem e ficarem num ritmo regular. Aí sim você terá a certeza de que a ansiedade terá ido embora.

09. Postura de cócoras (Utkatasana)

Posição de Yoga Utkatasana

Agora sim, uma posição que exigirá mais de você do que em relação às outras. Pode parecer algo simples, mas para se manter numa posição assentada sem ter um apoio real, é mais complicado que parece.

A pose da cadeira exige maior força de seus músculos e por isso, sua atenção precisa estar no ponto de apoio que te manterá equilibrada durante o tempo de permanência. Essa é uma variação do agachamento que fazemos na academia. No entanto, aqui a gente precisa manter a postura enquanto controlamos nossa respiração.

Por isso, não sobra tempo para nossa mente ficar devaneando. Ou prestamos atenção no agora, na respiração ou você faz a postura errada, apenas curvada pra frente. E isso não é o que queremos, certo? Então foco na respiração e aterre bem os pés no chão. Ah, e você nem precisa ter tapetando de Yoga pra fazer essa Asana!

10. Cadáver (Shavasana)

Shavasana

É surreal como essa pose é aconchegante, revitalizaste e o melhor, você pode fazer deitada na cama. Além de muito fácil e não exigir nada do seu corpo, a Shavasana é uma postura que facilita a respiração. Pois com as nossas costas alinhada, o fluxo respiratório flui com mais facilidade.

E como eu disse em várias passagens aqui, a chave para controlar a ansiedade e o stress, é a respiração. E digo mais: a melhor respiração é aquela profunda, que inalamos pelo nariz e exalamos pela boca fazendo um AHHH. Como se estivéssemos limpando algo de nossa garganta.

Experimente  se deitar nessa posição, com as pernas abertas com a largura maior que seus quadris, os braços esticados para os lados e as palmas das mãos voltadas para cima. Agora inspire pelo nariz profundamente e solte pela boca sem medo de fazer barulho. Se quiser faça um AH, bem alto. Isso ajuda aliviar a tensão de maneira rápida.

A importância de se praticar estas posições de Yoga

Como você pode ver, essas posições de Yoga são simples e não requerem um conhecimento muito aprofundado da prática. Para quem é iniciante ou mesmo não tem nenhuma familiaridade com a Yoga, seus ensinamentos têm como objetivo nos libertar. Pois, é através da liberdade (Moksha) do sofrimento que conseguimos obter uma mente e corpo equilibrados.

Portanto, Yoga não é uma religião, mas uma filosofia de vida que todos, independente de crenças, devemos seguir para nos tornarmos pessoas mais sábias e equilibradas.

Lembre-se, estas 10 Asanas que indiquei são algumas de milhares e excelentes formas de desobstruir o stress e ansiedade da sua mente. Mas, é preciso que você mantenha a mente aberta e abrace isso como uma verdade que irá te ajudar a se libertar. Não se culpe e não duvide de seu potencial.

Se você se interessou pela prática da yoga e quer aprender poses mais desafiadoras, recomendo o canal que eu sigo que é o da Pri Leite Yoga. Ela tem vários vídeos ensinando desde o básico até técnicas mais avançadas.

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *