100 anos de moda
Livros

100 Anos de Moda – O livro para toda mulher ter

Quando disse logo no título que este livro toda mulher deveria ter em sua estante, eu não estava brincando, principalmente mulheres que lutam no movimento feminista deveriam mesmo tê-lo. 100 Anos de Moda não é um simples apanhado histórico da moda ao longo do século XX.

É muito mais profunda e complexa a mensagem que este livro carrega em suas mais de 300 páginas.

O que aprendi lendo 100 Anos de Moda

Já na introdução, a autora Cally Blackman, nos dá uma visão geral de sua intensa pesquisa sobre a moda que passou por transformações desde o âmbito político, econômico, social, cultural e comportamental.

Esta linda linha do tempo que é traçada com fotografias, em sua maioria preta e branca, fica subdividida em temas por décadas e seus fatos históricos que seguiram com a evolução na indústria.

 moda é apresentada e interpretada por todos os pontos de vistas possíveis: desde as grandes maisons que vestiam exclusivamente os monarcas da época até o nosso amado street style da atualidade.

A moda nos últimos anos

100 anos de moda

Mas o grande ponto chave que eu gostaria de abordar nesta resenha é o peso comportamental que o livro apresenta com bastante sutileza: o comportamento feminino em relação a indústria da moda.

Aprendizado x Experiência

Quando comprei este livro sabia exatamente que o teria apenas como base de pesquisa. Especialmente para eventuais posts e até mesmo estudos de casos comportamentais sobre a moda. Mas o que eu não imaginava até ler o livro é que, como foi e ainda é difícil ser mulher nestes padrões sociais.

As críticas sociais são feitas de uma maneira bastante delicada, de modo que a gente só percebe se tiver uma carga crítica mais apurada.

Em certos momentos senti uma enorme angústia ao me deparar com certas vestimentas de época. Assim como o fato de mulheres conseguirem usar espartilhos tão justos para modelar seus corpos. Juro que senti tremenda falta de ar só de olhar aquelas imagens.

Sinceramente não sei mais o que dizer sobre este livro e a importância de seu conteúdo. Portanto, tenham e o leiam este livro, só assim cada uma de vocês poderá entender o meu sentimento. Pois, às vezes se alternam entre o sentimento de pavor e às vezes de revolta poderá ser ou não entendido!

A moda nos últimos anos

Para quem é este livro?

Seria óbvio dizer estudantes de moda e quem tem interesse em fazer jornalismo para cobrir moda. Porém, acredito que esta leitura possa servir de base de conhecimento para qualquer pessoa. Seja ela uma historiadora ou alguém interessada em uma leitura informativa.

Durante muito tempo, 100 Anos de Moda serviu como base para muitos posts aqui do blog. Pode até não parecer, mas a maioria dos temas de comportamento eu me baseei nele. Pois é aquela coisa, sim, sou formada em comunicação, mas este material deveria ser estudado por todo mundo.

Pois o livro aborda a temática moda, levando em consideração fatos sociais de cada década em que a autora visitou. No entanto, precisamos entender por que mulher usar calças jeans era tão polêmico. Ou então o motivo das saias por muitas décadas serem milimetricamente medidas.

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *