Meditação guiada: o que é e como fazer

Cantinho para meditação guiada

A meditação guiada tem sido uma importante aliada para mim. No entanto, manter este hábito tem sido bastante desafiador. Descubra neste post, como você pode começar a meditar e como manter esta rotina no seu dia a dia.

Quando comecei a pesquisar sobre meditação guiada e seus benefícios, eu tinha uma ideia muito errada sobre o que realmente era a meditação. Acredito que a maioria das pessoas devam ter esse mesmo tipo de pensamento que eu tinha.

Eu achava que meditação era algo inacessível, só pra pessoas que são calma e têm paciência. Mas foi exatamente o contrário que eu descobri. A meditação é para todo mundo, independente se você é uma pessoa tranquila ou zen.

A prática de meditação tem se popularizado justamente por conta da meditação guiada. Cada vez mais e para entendermos esse fenômeno, precisamos compreender algumas coisas e tirar dúvidas comuns sobre a prática meditativa. Pesquisando pela internet, consegui encontrar dúvidas bastante interessantes e separei algumas para poder responder:

1. O que é meditação guiada?

A meditação guiada é a prática de manter a concentração através de orientações fornecidas por um guia espiritual ou professor. Na meditação guiada é comum a utilização de acessórios para dar apoio à prática, como: incensos, aromatizantes, músicas relaxantes, Japamalas ou ambientes que ajudam na prática meditativa.

Os estímulos sensoriais são bastante comuns, pois a técnica de meditação com guia pode ser tanto parte de uma terapia holística quanto no exercício de estímulo físico dos nossos sentidos. Porque é através destes estímulos, que muitas vezes o seu guia, guru ou professor o ajudará a avançar na técnica de visualizar sensorialmente um determinado cheiro ou imagem através da meditação guiada.

Isso acontece quando em determinado momento da prática, ele te solicita a imaginar ou sentir um determinado cheiro ou sentimento, mesmo que você não esteja sendo estimulado sensorialmente com aquilo.

Mindfulness

Em tradução literal, Mindfulness significa atenção plena. Esta é uma prática muito comum realizada durante a meditação guiada. O seu professor pode executar alguns comandos pedindo que você foque em determinado sentimento ou um tipo de pensamento específico e se concentre nele por um tempo.

A prática de mindfulness é uma excelente ferramenta de autoconhecimento e pode ser praticada de forma conduzida ou própria. Basta que você crie o ambiente propício para a prática e a realize com uma frequência para desfrutar dos benefícios deste tipo de meditação.

Existem livros e até mesmo canais no YouTube que disponibilizam técnicas de como realizar a prática de mindfulnes. Mas a minha preferida mesmo é utilizar aplicativos próprio. Pois como muitos canais costumam ser monetizados, não tem coisa pior do que estar concentrada em algo e ser interrompida por uma propaganda.

Há quem não ligue e até ache interessante essas interrupções. Pois coloca à prova a prática e pode ser uma chance de se concentrar em meio a um ruído. Mas se tratando de pessoas iniciantes na prática, eu recomendo iniciar de forma que você não seja interrompido durante a meditação.

2. Como se faz uma meditação guiada?

Para realizar a prática de meditação guiada, primeiro você precisa de um acompanhamento. Pode ser de um guru, mestre, professor (de Yoga mesmo), utilizar algum vídeo meditativo que você preferir no Youtube ou de algum aplicativo especializado no tema.

Feito isso, encontre um local confortável, sente-se de maneira que consiga permanecer durante toda a prática e inicie a prática entoando algum mantra ou oração de sua preferência.

Para realizar a meditação, você pode estar sentada e encostada em uma cadeira, no chão com ajuda de uma almofada e apoiada na parede, ou se preferir apenas sentada no chão com as pernas cruzadas e a coluna ereta.

Após se acomodar na posição que irá permanecer em toda prática, vá seguindo todas as orientações do seu guia e procure não abstrair sua atenção com interrupções como notificações de celular, latido de cachorro ou barulhos externos.

A prática de meditação é o momento que você tira para se conectar com sua essência. ou como eu mesma gosto de fazer, de ter meu momento de conversa com Deus. Portanto, este momento deve ser tão sagrado quanto o que você tira para rezar. Que aliás, o ato de rezar um terço ou ler a bíblia não deixa de ser uma forma de meditação guiada, só que utilizando outras ferramentas.

Técnica de meditação guiada

3. Qual a melhor forma de meditação?

A melhor forma de meditação é aquela que se encaixa em sua rotina e atende as suas necessidades. Existem vários tipos de práticas meditativas e você pode escolher a que funciona no momento pra você.

Eu comecei ouvindo vídeos de meditação guiada e mindfulness no YouTube e hoje utilizo um app muito bom chamado Meditopia. Foi o primeiro app que experimentei e é o que eu utilizo até hoje.

Já testei alguns outros e este foi o que melhor me atendeu: preço, variedade de programas de meditação e facilidade de uso. Mas existem outros apps bons que posso recomendar, como o Calm e o Zen (que é brasileiro).

Todos esses aplicativos possuem versão gratuita, para justamente você experimentar, mas eu recomendo você optar pela compra de um deles, pois pagando, você terá acesso a muito mais programas de meditação. A variedade desses temas ajuda muito a nos mantermos motivados a sempre meditar.

4. O que é preciso para meditar?

Você não precisa de muito para começar a praticar meditação, basta ter força de vontade e reservar alguns minutos de seu dia para isso. Você pode começar com 5 minutos do seu dia e gradativamente aumentar esse tempo.

Se preferir e achar mais confortável, você pode utilizar fones de ouvidos para ouvir um audio de meditação e começar sua prática sem precisar fazer nenhum investimento em aplicativos.

Mas a medida em que você for evoluindo na prática, recomendo que você busque outras referências de formas de meditação guiada. Eu já investi em alguns livros e atualmente escuto podcasts sobre a prática de mindfulness.

Faça conforme seu ritmo e vá dando pequenos passos para conquistar um resultado maior. Com o tempo, você vai notar as mudanças e até as pessoas próximas de você também sentirão a diferença.

Lembre-se, a prática meditativa está dentro de você, basta estimulá-la todos os dias corretamente que aos poucos sem precisar fazer muito esforço, você estará meditando sem a necessidade de um guia.

5. Para quem é indicado a meditação?

A meditação é indicada para todas as pessoas que desejam ter mais qualidade de vida e a aprender a lidar com os desafios do dia a dia. A prática ajuda tanto a pensarmos de forma organizada, que escolas e empresas já está implementando esta prática em suas gestões para melhorar o desempenho e produtividade de seus alunos e profissionais.

Fiz um levantamento pra sabe o que temos de publicações científicas sobre a prática de meditação e o seu benefício em nossa saúde. Encontrei um site acadêmico americano e traduzi alguns para entender. Recomendo que você pode usar o tradutor do Google Chrome para ler os estudos.

Dentre os benefícios que encontrei, a meditação tem um impacto significativo em nossa saúde física e mental. Dentre elas estão:

  • Diminuição da pressão arterial;
  • Redução da ansiedade;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Mais disposição no dia a dia;
  • Menor propensão de desenvolver depressão;
  • Melhora na capacidade de raciocínio.

A lista de benefícios é extensa e eu poderia deixar esse post extenso só com isso, mas não é o objetivo. Mas o mais importante em tudo isso é que você pode identificar quais aspectos em você e na sua vida melhoraram após começar a prática de meditação. Pois é isso que importa.

Agora que você entende melhor o que é meditação guiada e seus benefícios, que tal começar hoje mesmo a sua prática? Além de ajudar a relaxar e descansar a mente, nossa saúde pode se beneficiar muito da recorrência dela. Não se esqueça de deixar nos comentários se você já conhecia a técnica e há quanto tempo você a pratica!

Imagem do corpo do post: Elina Fairytale no Pixabay

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.