O egoísmo do ser humano
Autoconhecimento

O egoísmo que há dentro de nós

O ser humano é um ser movido pelo ego, e por consequência se torna um ser que acumula muito egoísmo.  Saber identificar e lidar com este tipo de característica, pode ajudá-lo a se tornar algo maior e melhor. E é por isso que vamos conversar sobre neste post!

Características do egoísmo humano

No livro Um Novo Mundo, Eckhart Toller afirma como nós, seres humanos, somos ligados ao nosso ego e como isso se manifesta em nosso comportamento. E partir disso criamos situações onde priorizamos a necessidade de urgência para as nossas necessidades, esquecendo o resto.

Contudo, foi exatamente isso que pude ver durante a quarentena, no período de pandemia. Pessoas colocando as próprias necessidades em primeiro lugar e ignorando as súplicas por conscientização para quem depende da gente para sobreviver.

Discursos de ódio e a necessidade de ter a razão numa discussão a qualquer custo, me mostrou como somo seres apegados ao ego. Sendo assim, isso só prova o quão difícil será a jornada dos novos despertos nesse mundo de terceira dimensão densa, de apegos e de egoísmos.

Pensando fora da caixa

Muitas pessoas irão argumentar que ser egoísta às vezes tem um ponto positivo. Pois, colocar nossas necessidades em primeiro lugar não deveria ofender as pessoas. Mas eu digo que: ao longo de nossa existência neste planeta, a única coisa que fizemos foi exatamente essa. E não há ponto de vista positivo que justifique essa afirmação.

Fomos feitos para pensar, agir e conviver na coletividade, então, porque ainda pensamos que nossas necessidades são maiores ou melhores que as dos outros? Puro ego, simplesmente isso. Defendemos tanto o amor ao próximo e a tolerância nas redes sociais, mas basta colocar os pés nas ruas que isso se torna apenas discursos que alimentam nosso ego.

A gente quer receber o devido reconhecimento ou ser tratado como igual e justamente, mas por outro lado, o que fazemos para merecer tal? Absolutamente nada! Apenas ignoramos o que o outro sente e necessita pelo fato de que, preciso pensar em mim em primeiro lugar, depois penso no resto.

Oportunidades

Não sou o melhor exemplo a ser seguido, pois estou no mesmo processo de evolução que as demais 7 bilhões de pessoas nesse planeta. Mas, o que me dá forças todos os dias de começar uma nova jornada, é poder encontrar oportunidades nos erros alheios.

Se eu vejo alguém gritando, tento me afastar para não gritar com ela. Ao ver uma injustiça acontecendo, me ofereço para ajudar o agredido de alguma forma. Quando tenho vontade de jogar “umas verdades” na cara de alguém, guardo pra mim para não iniciar uma discussão desnecessária.

Por outro lado, vejo que perco muitas outras oportunidades de não permitir que meu ego se empodere de mim. Mas como disse, o processo é duro e a jornada longa.

Egoísta

Como se libertar do egoísmo

O egoísmo causa sofrimento em todas as esferas de nossa sociedade. Quem o pratica não é feliz e usa isso como instrumento de insatisfação. Quem é vítima de um egoísta sofre com indiferença de sua situação. E assim vivemos em um completo ciclo vicioso.

A melhor maneira de nos libertarmos do egoísmo é trabalhar diretamente algumas ações simples, tais como:

  • colocar-se no lugar do outro independente da situação;
  • se solidarizar com os problemas e necessidades alheios;
  • oferecer parte do seu tempo para falar algo positivo e sincero com alguém;
  • ser sincero em suas palavras e atitudes;
  • escute mais sua intuição e silencie ao máximo seu ego;
  • mesmo que seja difícil, não julgue.

A medida em que conseguirmos trabalhar esses pontos em nosso dia a dia, no futuro, poderemos pensar em agregar novos desafios em nossas vidas para ascendermos em nossa escala evolutiva.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe essa mensagem com mais pessoas e contribua com a ampliação das mensagens positivas pelo mundo. Aproveite e me siga no Pinterest para ter acesso a frases inspiradoras como esta!

Carla Corrêa

Jornalista, mineira de Belo Horizonte, 33 anos e apaixonada por cravo, canela, café e chocolate. A mistura perfeita para uma vida perfeita e feliz. Nascida na era da internet, blogo desde 2008.

2 comentários

  1. Nayara says:

    Que texto maravilhoso! Obrigada por isso! Amei.

    1. Ei Nay!
      Fico feliz em saber que minhas palavras de alguma forma têm te ajudado. É muito gratificante poder acolher alguém nesse momento onde as coisas estão tão tensas. Obrigada pelo carinho de sempre s2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *